TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o conceito de ergonomia segundo a economia researchsociety (1949)?

Ensaio: Qual o conceito de ergonomia segundo a economia researchsociety (1949)?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Ensaio  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 4

1. Qual o conceito de ergonomia segundo a economia researchsociety (1949)? E o que diz a NR-17 sub-item 17.1 a respeito?

R.: Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.

17.1 – Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto,segurança e desempenho eficiente.

2. Quanto ao levantamento, transporte e descarga industrial de peso, o que diz o sub-item 17.2.2 da NR-17?

R.: Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador, cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança. (C=117.038-4/I=3)

3. O que diz a NR-17 sub-item 17.3 quanto ao mobiliário dos postos de trabalho?

R.: Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição.

Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito de pé, as bancadas mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aosseguintes requisitos mínimos:

• Ter altura e características de superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;

• Ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;

• Ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados aos segmentos corporais.

4. O que significa a sigla NIOSH?

R.: National Institut for Occupational Safety and Health

5. Cite 5 posições da NR-17 relativas ao levantamento ao transporte e a descarga individual de cargas?

I. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso de carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição de carga.

II. Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.

III. Com vistas a limitar ou facilitar o transporte manual de cargas deverão ser usados meios técnicos apropriados.

IV. Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou sua segurança.

V. O trabalho de levantamento de material feito com equipamento mecânico de ação manual deverá ser executado de forma que o esforço físico realizado trabalhador seja compatível com sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou sua segurança.

Nome: Anderson de Carvalho Almeida RA: 3712656545

Curso: Engenharia Elétrica Série: 4º Semestre Período: Noturno

Matéria: Ergonomia e Segurança no Trabalho Professor: Rubens Novaes

6. Qual o conceito de ergonomia segundo a economia researchsociety (1949)? E o que diz a NR-17 sub-item 17.1 a respeito?

R.:Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.

17.1 – Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com