TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a diferença entre Parlamentarismo e presidencialismo

Tese: Qual é a diferença entre Parlamentarismo e presidencialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Qual é a diferença entre Parlamentarismo e presidencialismo?

E qual dos dois é o melhor para o Brasil?

O sistema parlamentarista tem origem na Inglaterra Medieval. No final do século XIII, nobres ingleses passaram a exigir maior participação política no governo, comandado por um monarca. Em 1295, o rei Eduardo I tornou oficiais as reuniões (assembléias) dos os representantes dos nobres. Era o berço do parlamentarismo inglês.

Parlamentarismo é um sistema de governo no qual o poder Executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar. Este apoio costuma ser expresso por meio de um voto de confiança. No Sistema parlamentarista, praticamente você escolhe um partido político. E o que tiver a maioria no Parlamento elege o 1º Ministro que de fato irá governar o país. O Presidente representa a nação e serve como moderador nos momentos de crise, podendo dissolver o Congresso e convocar novas eleições no caso do governo perder a credibilidade junto à sociedade.

Presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo é escolhido pelo povo para mandatos regulares acumulando a função de chefe de estado e chefe de governo. Esse sistema de governo foi criado pelos norte-americanos no século XVIII.

No Sistema Presidencialista o povo sabe exatamente quem manda e pode escolher a pessoa que mais goste. No Presidencialismo o povo tem que esperar o término do mandato para trocar o governo.

Por isso se diz que o Presidencialismo é um sistema gerador de crises.

No Parlamentarismo o Congresso pode ser dissolvido e eleito uma nova maioria e conseqüentemente um novo 1º Ministro e um novo governo. O país não fica paralisado porque o Presidente assume as funções do Estado enquanto um novo 1º Ministro não assumir o governo.

No Presidencialismo a troca de governo no meio do mandato é muito traumática para a nação, lembre-se do caso do Collor, um desastre administrativo. Parlamentarista mas um plebiscito posterior manteve o Presidencialismo. Por causa disso existem tantas crises entre o Executivo e o Legislativo.

Quando o Presidente da República não tem uma maioria segura no Parlamento, como é o caso atual, se vê obrigado a fazer acordos com os Partidos para poder governar. Esses "acordos" são à base da corrupção. No Parlamentarismo o governo já tem a maioria no Parlamento naturalmente. Quando não tem a maioria faz acordo com os Partidos, não precisa negociar individualmente como acontece hoje. O Parlamentarismo obriga aos partidos terem posições claras e definidas para conquistar os eleitores. Isso fortalece os Partidos com Programas claros e alija os partidos de aluguel.

PAÍSES PRESIDENCIALISTAS (mais conhecidos)

Republicas: África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Indonésia, Irã, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Senegal, Uruguai, Venezuela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com