TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a organização do terceiro setor?

Tese: Qual é a organização do terceiro setor?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é uma organização do terceiro setor?

É a organização cujo objetivo seja vinculado à proteção social, focando sua ação em prol de um bem público, e cuja condução, expressa na forma de administração e enquadramento legal, seja tal que não permita que as ações desempenhadas gerem benefícios econômicos privados aos indivíduos ou grupos constituidores da organização.

2. Dê o significado de projeto, programa e portfólio, apontando as características de cada um.

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado.

Programa é definido como um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

Portfólio refere-se a um conjunto de projetos, programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho afim de atingir os objetivos de negócios estratégicos.

O gerenciamento dos projetos foca na obtenção dos resultados esperados do projeto, o gerenciamento dos programas foca as relações entre eles. Já o gerenciamento de portfólio prioriza os objetivos organizacionais atuando no sentido de compor um quadro de trabalho coerente com o plano estratégico da organização.

3. Quais são as etapas para o planejamento estratégico no terceiro setor? Caracterize-as.

Etapa 1 - Estímulo ao planejamento estratégico: as OTS, em função do seu baixo profissionalismo em gestão, normalmente vivem um processo de planejamento estratégico como uma grande mudança e, por conseguinte, enfrentam resistências culturais fortes para a aceitação desta profissionalização. Uma etapa inicial para preparação da organização para as mudanças necessárias é, então, fundamental para o início dos trabalhos.

Etapa 2- Identificação da estratégia vigente: trata-se do conhecimento do estado atual da organização no que diz respeito às questões de seu planejamento.

Etapa 3 - Definição da missão: podem ser comuns os casos em que a organização não tem harmonia quanto ao entendimento sobre sua missão. Mesmo com uma missão explicitada em algum documento, os membros da organização podem ter visões diferenciadas da missão, normalmente proporcionadas pela condução leiga das ações gerenciais e diretivas da organização.

Etapa 4-Avaliação do ambiente externo: as OTS precisam estabelecer um quadro claro do ambiente onde estão inseridas, lembrando que este conhecimento não se limita a questões de oportunidades e ameaças, mas também, e, sobretudo, sobre as questões sociais que constituem foco da organização.

Etapa 5 - Avaliação das competências: a busca pelo autoconhecimento organizacional, processos, diferenciais, competências desenvolvidas e necessidades de fortalecimento (fraquezas) por vezes pode ser uma experiência surpreendente nas OTS. Muitos dirigentes das OTS, em razão da baixa profissionalização gerencial, não possuem uma visão bem construída da organização e, portanto, decidem equivocadamente sobre seu direcionamento.

Etapa 6 - Definição dos objetivos: as OTS tendem a estabelecer visões pouco práticas dos objetivos a serem alcançados e, por conta disso, costumam nunca conseguirem verificar seu desempenho de forma satisfatória. Objetivos estabelecidos apenas no campo dos resultados físicos das ações podem dar uma falsa impressão de sucesso administrativo. É preciso que existam objetivos a serem atingidos no processo de profissionalização administrativa da OTS.

Etapa 7 - Definição de estratégias de atuação: as estratégias definidas para atingir os objetivos podem ser, por exemplo: forma de abordagem da questão social focada pela OTS, estratégias de captação de recursos, alianças a serem fortalecidas ou criadas, etc. As estratégias são importantes direcionadores das ações de uma OTS e devem cobrir todo o seu campo de atuação (interno e externo).

Etapa 8 - Definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com