TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Queda Livre

Pesquisas Acadêmicas: Queda Livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  1.756 Visualizações

Página 1 de 4

• OBJETIVO

Proceder a realização do ensaio de granulometria através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo.

• INTRODUÇÃO

O ensaio de granulometria é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada. Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc. A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário. É usual, denominar Agregados Naturais aqueles que já são encontrados na natureza sob forma de agregados. Exemplos; areias, pedregulhos ou seixos rolados. Denominam-se Agregados Artificiais aqueles que necessitam de um trabalho de afeiçoamento sob ação do homem, afim de chegar a situação de uso como agregado. Exemplo: as areias e pedras obtidas pela moagem de fragmentos maiores. Outra classificação levando em conta a massa específica do agregado, temos:

Agregados Leves: pedra pome, vermiculite, argila expandida;

Agregados Normais: basalto, granito, etc;

Agregados Pesados: Barita, Magnetita, limonita, etc.

• OBTENÇÃO DOS AGREGADOS

Alguns agregados são obtidos por extração direta do leito dos rios, por meio de dragas (areias ou seixos), e, ás vezes, de minas (areias). Devem sofrer um beneficiamento, que consiste em lavagem e classificação.A pedra britada é obtida por redução de pedras maiores, é feita trituração em aparelhagem especial, os britadores. Os britadores podem ser Giratórios, de Rolo, de Martelos ou pelas peneiras vibratórias que são as mais modernas.

• AGREGADOS MIÚDOS

Entende-se por agregado miúdo normal ou corrente a areia natural quartzosa ou pedrisco resultante do britamento de rochas estáveis, com tamanhos de partículas tais que no máximo 15% ficam retiros na peneira de 4,8 mm.

Massa Específica Real é a massa da unidade de volume, excluindo deste os vazio permeáveis e os vazios entre os grãos; sua determinação é feita através do picnômetro, da balança hidrostática ou pelo frasco de Chapman. Quando este valor não for determinado em laboratório, torna-se como sendo de 2,65 kg/dm³.

Massa Específica Aparente é o peso da unidade de volume, incluindo nestes vazios, permeáveis e impermeáveis, contidos nos grãos. Peso unitário é o peso da unidade de volume aparente, isto é, incluindo no volume os vazios entre os grãos. O peso unitário tem grande importância na tecnologia, pois é por meio dele, que se podem converter as composições das argamassas e concretos, dadas em peso para volume e vice-versa.

Umidade e Absorção

Como agregados miúdos são entregues em obra mais ou menos úmidos, isto obriga a determinação periódicas de seu teor de umidade, para corrigir a quantidade de água que deverá ser empregada na confecção das argamassas e concretos, levando em conta a água carregada pelo agregado, bem como o reajuste das quantidades do material, quer medido em peso, quer medido em volume, sendo, neste ultimo caso, a medida influenciada pelo fenômeno de inchamento.

A determinação da umidade pode ser feita pelos seguintes meios:

1.Secagem em estufa;

2. Secagem por aquecimento ao fogo;

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com