TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Queda Livre

Casos: Queda Livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

Um italiano e físico chamado Galileu Galilei no século XVII percebeu que na superfície da terra todos os corpos caem em direção a terra com a mesma velocidade, que ele a chamou de aceleração da gravidade.

Ao largar um martelo e uma pena na mesma altura, podemos observar que o martelo chegará ao solo mais rápido, porque a condição para que a massa não a influencie no tempo de queda é que ela seja livre. Queda livre significa que ela se dá única e exclusivamente da gravidade e que nenhuma força atua a não ser da força da gravidade.

No experimento da pena e do martelo, não existe só a gravidade atuando nesses corpos puxando para baixo, existe a resistência do ar oferecendo um obstáculo à queda livre desses corpos. Resistência do ar significa que qualquer corpo ao se deslocar, ele tem que atravessar as moléculas de ar de modo que, acabam colidindo com as tais moléculas, que formam o ar, essas colisões acabam retardando a velocidade do corpo em queda livre. Dependendo da massa do corpo a influência que ele sofre varia. A pena, por ter uma massa menor, sofrerá com uma resistência do ar maior do que a do martelo, por isso chegará depois.

Na física a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado e que quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes e pelo que já vimos, podemos concluir que é o mesmo para todos os copos em queda livre.

05

A queda livre, como já foi mencionado, é uma particularidade do movimento uniformemente variado, sendo assim, trata-se de um movimento acelerado, fato esse que o próprio físico Galileu conseguiu provar com tais experiências. O movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra. Porém para o estudo de Física, e desprezando a resistência do ar, seu valor é constante é igual a 9,8 m/s2, aproximadamente 10 m/s2.

06

2. OBJETIVO

• Estudar o movimento de um corpo em queda livre;

• Determinar o valor de aceleração da gravidade local;

07

3. METODOLOGIA

3.1 Materiais utilizados

Para a realização deste experimento foram necessários (figura 1):

• Esfera;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com