TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Contabilidade Unidade II

Pesquisas Acadêmicas: Questionario De Contabilidade Unidade II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  3.297 Visualizações

Página 1 de 6

CONTABILIDADE = Questionário Unidade II

1- A empresa de tecnologia da informação CRM-CHIL, com sede na cidade de Blumenau, Santa Catarina, adquiriu um possante e rápido computador por $12.600,00. O objetivo desse equipamento é o de impressionar os clientes em várias feiras de negócios que a empresa pretende participar nos próximos meses. O contador da CRM-CHIL irá considerar esse equipamento:

Resposta b.

Ativo imobilizado, independentemente do valor de custo do equipamento.

Feedback da resposta:

Um equipamento desse tipo certamente será considerado um ativo imobilizado nessa empresa de tecnologia da informação. Há algumas situações em que os contadores preferem não ativar equipamentos de baixo valor e/ou que são consumidos de forma muito rápida ou, ainda, para fins muito específicos. Por exemplo, esse computador poderia simplesmente ser considerado “despesas de vendas” nesse caso. Mas isso depende de julgamento profissional. De forma genérica, esse equipamento certamente seria considerado como ativo imobilizado.

2-

Resposta e.

Um relata obrigações com terceiros em geral, o outro, obrigações com terceiros em especial.

Feedback da resposta:

O passivo demonstra obrigações com terceiros em geral, entidades que não estão relacionadas com a empresa. O patrimônio líquido também relata obrigações com terceiros. No entanto, são as obrigações com os sócios ou acionistas, considerados “terceiros em especial”. Por essa razão é que existem dois grupos específicos; não seria uma boa ideia utilizar apenas um grupo de contas!

3-

Resposta Selecionada b.

Obteve como resultado lucro.

Feedback da resposta:

Na DRE dessa empresa, é possível observar que houve um lucro, que é o resultado do período. De acordo com a CVM, as empresas devem publicar as demonstrações financeiras trimestralmente - é o que se chama de “ITR”. Isso não significa que a empresa, de uma maneira geral, obterá lucro no ano de 2012, mas que obteve um resultado positivo (lucro) no período de janeiro a março. Conforme comentado no enunciado, a Unicasa é uma das três empresas que abriram o seu capital (começaram a operar sob a forma de sociedade anônima) no ano de 2012, pertencendo a um grupo específico de empresas denominado “novo mercado”.

Atenção: o uso das demonstrações contábeis da Unicasa - Indústria de Móveis S.A. está sendo realizado com finalidades exclusivamente didáticas, em ambiente universitário e de forma alguma representa uma sugestão de consumo ou de investimentos.

Conheça o que significa “O novo mercado da Bovespa”

http://www.bmfbovespa.com.br

4- A Dra. Telma é uma médica psiquiatra que mantém uma clínica muito procurada na cidade do Rio de Janeiro. Mensalmente, o contador costuma enviar o balanço patrimonial e a DRE dessa clínica para que a Dra. Telma possa acompanhar as finanças dessa empresa e tomar decisões. Por exemplo, em determinados momentos, ela precisa aumentar o valor das consultas para poder cobrir as despesas do consultório. Em particular, seu consultório é muito luxuoso, e o aluguel é caríssimo. Se ela não tomar decisões nos momentos corretos, poderá comprometer a saúde financeira de seu consultório. O que é fundamental em uma DRE de uma empresa da área da saúde?

Resposta e.

Que o contador siga o princípio de competência.

Feedback da resposta:

Entende-se que os contadores devem seguir o princípio da competência, ou seja, que as despesas correspondam ao período em que ocorreram ou que houve consumo, e não ao período de pagamento. Esse princípio é válido para empresas de qualquer ramo de negócios, ou seja, da mesma forma como a Dra. Telma tem especificidades em seu negócio, todos os outros também têm suas especificidades.

5- A Rerum Novarum Ltda. é uma tradicional joalheria de Salvador, Bahia, que acaba de abrir uma subsidiária em Antuérpia, na Bélgica. Felizmente, a subsidiária belga está obtendo sucesso, o que motivou os seus sócios a comprar mais joias a fim de ofertar uma maior quantidade de opções para os clientes. No balanço patrimonial da Rerum Novarum Ltda., essas joias serão relatadas como:

Resposta a.

Estoques, no ativo circulante.

Feedback da resposta:

Nesse caso, a joalheria comprou novas joias que farão parte do seu estoque, ou seja, mercadorias à disposição dos clientes. E estoques fazem parte do ativo circulante.

6- Com a intenção de vender equipamentos de altíssima tecnologia para produtores rurais, o ambicioso e jovem (apenas 22 anos!) empresário Juliano Julião resolveu representar uma empresa de Israel, famosa por oferecer serviços inovadores de irrigação e gotejamento. Para montar a empresa e cuidar de toda a documentação, além das licenças e das burocracias, gastou-se mais de R$ 200.000,00. No balanço patrimonial, esse valor pode ser considerado como:

Resposta b.

Não pode ser considerado ativo.

Feedback da resposta:

Antes da Lei 11.638, gastos pré-operacionais como o que vemos no enunciado deste exercício poderiam ser ativos no chamado “ativo diferido”. Essa não era a prática em outros países, como os Estados Unidos, onde as despesas pré-operacionais eram contabilizadas diretamente em despesas. Com o processo de harmonização contábil internacional, o ativo diferido foi extinto, conforme a Lei 11.941/09.

7- Lamentavelmente, a Dona Tizuko, dona de um dos restaurantes japoneses mais visitados de São Paulo, faleceu vítima de um trágico acidente automobilístico. Passada a dor pela perda da mãe, os filhos iniciaram o processo de inventário das propriedades de acordo com a lei e decidiram vender o famoso restaurante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com