TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Responsabilidade Soial

Pesquisas Acadêmicas: Questionario De Responsabilidade Soial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  4.403 Palavras (18 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 18

1. CAPÍTULO 01

1.1 Definição do conceito de Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento (GC) é um processo que líder principalmente com as pessoas, composto por um conjunto de ações prática dentro de empresas, buscando novas ferramentas de sucesso dentro de qualquer negocio. De forma explicita e sistemática, identificam os conhecimentos críticos para a sustentabilidade da organização, e o seu crescimento, não só para o chefe da empreses, mais, para todos os envolvidos.

Promove uma com visão integrada, o gerenciamento e o comportamento de todo o ativo de informação possuído pela empresa. Essa informação pode estar em um banco de dados, documentos, procedimentos, bem como em pessoa, através de suas experiências e habilidades. O conhecimento é a base da inteligência empresarial que lidar com a inovação e o empreendedorismo.

“Muito tem se falado sobre a importância da gestão do conhecimento enquanto prática que busca registrar, compartilhar e reter na empresa, os “fazeres” e os “saberes” exclusivos e que podem conferir valor e diferencial competitivo ao negócio” (REZENDE, pag. 02). O CG trás consigo, a competitividade das empresas, mostrando que é um conhecimento que irá aumenta o grau de conhecimento para cada empresa.

O favorecimento do CG na empresas, basea-se no aumento de conhecimento não so para o dono da empresas, mais para todos os que trabalham nela. Assim todos são ganhando conhecimento, diariamente. Pois a gestão de conhecimento acarreta um aparato de integração entre todos os envolvidos da empresa.

Ou seja, se o conhecimento ainda não é visto na organização como recurso estratégico, há que se alcança este estágio de evolução. Se o conhecimento ainda não foi destacado como elemento da competência tanto organizacional como humana, há que se evidenciá-lo. Se a empresa não consegue saber o quanto o conhecimento individual e coletivo contribui para seu resultado, há que se implementa um modelo de gestão de resultado que favoreça esta percepção com clareza e transparência para todos os níveis da organização.

Assim, o começo de qualquer projeto de gestão do conhecimento deve incluir uma fase anterior que ainda analise a existência das práticas necessárias para criar uma base fértil para implementá-lo. No caso da não existência destas práticas, o projeto deve começar por prever a sua incorporação pelas empresas.

O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na época Industrial, por isso devemos conhecer a nova era nas empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo na informação. Com isso devemos comparar as 50 maiores empresas de 2003 com as de 1950 e veremos que houve uma mudança radical.

As empresas visam à produtividade no conhecimento já que é o mais preocupa os gestores hoje em dia. As empresas devem se adequar radicalmente ao novo conhecimento, mesmo que continuem com métodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos. Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando.

Normalmente quem tem o conhecimento tem um bom futuro dentro das empresas e consecutivamente tem um crescimento dentro da empresa. Mostrando os benefícios em uma palestra inicial, onde todos os envolvidos saia ganhando mais conhecimento, para ter um trabalho cada vez mais moderno.

É a capacidade de a empresa captar, gerar, analisar, traduzir, transformar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externamente, transformando em conhecimento acessível aos interessados.

Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura virá a se afastar da organização, uma ótima saída seria fazer com os funcionários mais velhos de casa comecem a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos da organização. Isto deveria ser feito antes mesmo que o colaborador venha a deixar a empresa, ou até mesmo que ele se aposente.

A capacidade de aprender mais rapidamente do que os concorrentes talvez seja a única vantagem competitiva sustentável, e a organização que valoriza o fator humano e cria uma cultura de aprendizado organizacional será capaz de desenvolver a vantagem competitiva sustentável.

Os quatro processo de conversão do conhecimento;

No modelo de Nonaka e Takeuchi (1997), a criação do conhecimento é analisada em duas dimensões: epistemológica e ontológica. A primeira se fundamenta na distinção entre os dois tipos de conhecimento, o tácito e o explícito. A interação entre eles deu origem a quatro modos de conversão de conhecimento: (1) Socialização, diz respeito ao processo de se adquirir conhecimento tácito através do compartilhamento de experiências entre as pessoas. Pode ser por meio da linguagem ou pela convivência entre as pessoas, proporcionando aprendizagem pela observação, imitação e prática.(2) Externalização, refere-se ao processo de conversão do conhecimento tácito em explícito. Este processo se desenvolve através de diálogos significativos, utilizando-se de metáforas e analogias que possibilitem ao grupo revelar seu conhecimento tácito. Nota-se, portanto, que este modo de conversão é muito importante para a criação de conhecimento, já que cria conceitos novos a partir de conhecimentos tácitos.(3) Combinação, diz respeito aos conhecimentos explícitos gerados a partir de conversas, discussões, e-mails e reuniões que serão sistematizados, classificados, incrementados, podendo formatar novo conhecimento explícito.(4) Internalização refere-se ao processo de incorporação do conhecimento explícito em tácito. Trata-se de absorver o que foi explicitado e aplicá-lo posteriormente em outro conhecimento. (NONAKA E TAKEUCHI, 1997

Socialização: Converte conhecimento tácito em conhecimento tácito. Segundo o autor, "é o processo pelo qual se adquire conhecimento tácito partilhando experiências". Pode ocorrer através da observação, da imitação, da prática, da repetição; b) Exteriorização: Converte conhecimento tácito em conhecimento explícito, por meio da utilização de metáforas, analogias e modelos. Segundo o autor, "é a atividade fundamental para a construção do conhecimento, e ocorre principalmente durante a fase de criação de conceito no desenvolvimento de um novo produto"; c) Combinação: Converte conhecimento explícito em conhecimento explícito reunindo conhecimentos explícitos provenientes de várias fontes. Os membros da empresa trocam e combinam seus conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com