TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Unid 1 Educação Ambiental

Trabalho Universitário: Questionario Unid 1 Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  3.218 Visualizações

Página 1 de 4

os homens praticamente extinguiram alguns recursos que poderiam ser renováveis. Segundo ele, os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente inter-relacionados.

a.

Os homens praticamente extinguiram alguns recursos que seriam renováveis. Conforme Pedrini, os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente inter-relacionados.

b.

Com essa atitude, o homem procurava acumular poder, o que lhe dava vantagem sobre o direito de utilizar os recursos naturais sem levar em consideração os direitos que os demais homens de sua época também tinham sobre eles.

c.

Essa atitude contribuiu para a abertura do Brasil para

“hospedar”

fábricas que não possuíam medidas de segurança necessárias em suas operações.

d.

Na verdade, os problemas ambientais causados por tal atitude ainda podem ser revertidos se o homem se conscientizar, pois não existem recursos naturais que não possam ser recuperados com a tecnologia disponível hoje em dia.

e.

Os problemas do meio ambiente nada têm a ver com a história, mas sim com questões de cunho moral, como o egoísmo exacerbado do ser humano em relação aos bens materiais.

Pergunta 6

1.

Silva discorre sobre a educação ambiental a partir de três concepções: a conservadora, a pragmática e a crítica. O que é educação ambiental conservadora segundo Silva (2008)?

a.

Na educação ambiental conservadora são apresentados apenas os problemas ambientais mais aparentes, desprezando-se as causas mais profundas.

b.

Na educação ambiental conservadora, o foco é na ação, na busca de soluções para os problemas ambientais e na proposição de normas a serem seguidas. A ênfase é na mudança de comportamento individual, por meio da quantidade de informações e de normas ditadas por leis e por projetos governamentais.

c.

Ela não se preocupa somente em resolver problemas, procura aproveitar a relação com o meio para o desenvolvimento pessoal de uma atuação consciente e responsável das pessoas.

d.

Nela são apresentados os problemas ambientais mais aparentes, desprezando-se as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, o primeiro sendo apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.

e.

Na educação ambiental conservadora, a forma de diálogo apresenta a necessidade do fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva de transformações sociais e sua perspectiva se apoia na práxis, em que a reflexão subsidia a ação e esta traz novos elementos para a reflexão.

Pergunta 7

1.

.

a.

Devemos trocar as lentes para ver as mesmas paisagens com olhos diferentes, questionando conceitos e criando espaços para novas aprendizagens.

b.

Devemos trocar as lentes, pois devemos manter a visão de que a relação entre o homem e a natureza é sempre trágica.

c.

Devemos trocar as lentes para termos uma visão naturalista.

d.

Devemos trocar as lentes para reduzirmos nossa visão de meio ambiente a uma única dimensão.

e.

Devemos trocar as lentes para termos uma visão simplista da relação entre o homem e o meio ambiente;

ergunta 8

1.

a.

ao entendimento de que o papel coletivo se sobrepõe sempre ao individual.

b.

... a saber que existe uma decisão que precisa ser tomada, que é a relação do consumo com o preço, e que devemos consumir aquilo que é mais barato sempre.

c.

... ao entendimento de que não é bem assim, que esse fenômeno é transitório e que não acarretará nenhum problema à sobrevivência do planeta.

d.

... a entender que da decisão de consumo delas depende a proteção da vida no planeta Terra, que elas têm que entender que precisam fazer sua parte.

e.

... a entender que não há relação de tudo isso com o modo de vida adotado pela humanidade.

Pergunta 9

1.

Leia com atenção as três afirmativas a seguir que tratam da história da EA no Brasil.

I

A Constituição de 1988 incluiu a EA como direito de todos e dever do Estado no capítulo sobre meio ambiente.

II

Em 1997 foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais, em que o assunto meio ambiente foi incluído como tema transversal.

III

O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, que teve como prioridade definir o marco político pedagógico da EA, foi elaborado durante a RIO-92.

Selecione a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

a.

I.

b.

II e III.

c.

I, II e III.

d.

I, III.

e.

I e II.

Pergunta 10

1.

Ao estudarmos os impactos ambientais vimos que são alterações no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade, podendo produzir efeitos positivos e negativos. Qual alternativa abaixo está correta ao se referir aos problemas que o homem enfrenta como consequência dos impactos ambientais?

a.

Afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população.

b.

As atividades sociais e econômicas não são afetadas.

c.

Somente as aves são afetadas, aumentando muito o número de pombos.

d.

Causam desequilíbrio nos ecossistemas, mas não atingem os seres vivos.

e.

Os recursos ambientais não sofrem alteração por causa dos impactos ambientais

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »