TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Unidade II Gerenc De Pessoas

Casos: Questionario Unidade II Gerenc De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  7.353 Visualizações

Página 1 de 5

• Pergunta 1

A equipe é um tipo especial de grupo em que, entre outros atributos, evidencia-se elevada interdependência na execução das atividades. Para que um conjunto de pessoas se torne uma equipe, é preciso que haja:

Respostas: a. Contrato.

b. Identidade.

c. Sociedade.

d. Ambição.

e. Desejo de vencer.

Feedback da resposta: Resposta: “b”.

Comentário: Para que um conjunto de pessoas se torne uma equipe, é preciso que haja um elemento de identidade, elemento de natureza simbólica, que una as pessoas, estando elas fisicamente próximas ou não.

• Pergunta 2

Conforme Idalberto Chiavenato (2004), entende-se que o salário é:

Respostas: a. A contraprestação pelo trabalho.

b. A representação da exploração.

c. O valor que a lei determina.

d. O valor pactuado no ato da contratação.

e. O valor que consta no termo de rescisão.

Feedback da resposta: Resposta: “a”.

Comentário: Conforme Idalberto Chiavenato (2004, p. 260), “o salário é uma contraprestação pelo trabalho de uma pessoa na organização, que empenha parte de si mesma, de seu esforço e de sua vida, comprometendo-se a uma atividade cotidiana e a um padrão de desempenho na organização”. Podemos compreender que ocorre, em todo processo de negociação, uma troca de atividades e interesses que devem atingir satisfatoriamente os objetivos de ambos: os proprietários e os colaboradores, pois os mesmos possuem direitos e deveres que precisam ser sinalizados na empresa.

• Pergunta 3

De acordo com Maximiano (2000), há dois grupos de motivos que influenciam o desempenho, que são:

Respostas: a. Internos e externos.

b. Preço e qualidade.

c. Comprados e vendidos.

d. Cheiro e sabor.

e. Ordem e disciplina.

Feedback da resposta: Resposta: “a”.

Comentário: Os motivos internos são aqueles que surgem das próprias pessoas, como aptidões, interesses, valores e habilidades. São os impulsos interiores, de natureza fisiológica e psicológica, afetados por fatores sociológicos, como os grupos ou a comunidade de que a pessoa faz parte.

Os motivos externos são aqueles criados pela situação ou ambiente em que a pessoa se encontra. São estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue porque satisfazem a necessidades, despertam um sentimento de interesse ou representam a recompensa a ser alcançada.

• Pergunta 4

Hersey e Blanchard (1986) afirmam que o comportamento humano é orientado para a consecução do objetivo ou pelo desejo de alcançá-lo. A unidade básica do comportamento, que faz com que alcancemos o objetivo, é a:

Respostas: a. Economia.

b. Atividade.

c. Emoção.

d. Decisão.

e. Frustração.

Feedback da resposta: Resposta: “b”.

Comentário: Hersey e Blanchard (1986) afirmam que o comportamento humano é orientado para a consecução do objetivo ou pelo desejo de alcançá-lo. A unidade básica do comportamento é a atividade, e todo comportamento é composto de uma série de atividades. Como seres humanos, estamos sempre fazendo alguma coisa: comendo, andando, dormindo, trabalhando etc. Em muitos casos, realizamos mais de uma atividade simultaneamente, como conversar e dirigir um automóvel.

• Pergunta 5

O líder, na tentativa de “motivar” os seus liderados para melhor desempenhar os seus trabalhos, investe em incentivos e premiações, gerando, com isso, uma corrida por seu alcance. Nos trabalhos interdependentes, ou seja, que necessitam do auxílio do outro para serem desenvolvidos, esse tipo de concorrência pode chegar ao nível da:

Resposta Selecionada: b. Deslealdade.

Respostas: a. Competência.

b. Deslealdade.

c. União.

d. Solidariedade.

e. Fraternidade.

Feedback da resposta: Resposta: “b”.

Comentário: O grau de pressão que impera no ambiente pode tornar o clima organizacional impróprio ao desenvolvimento de novos relacionamentos. O líder, na tentativa de “motivar” os seus liderados para melhor desempenhar seus trabalhos, investe em incentivos e premiações, gerando, com isso, uma corrida por seu alcance. Nos trabalhos interdependentes, ou seja, que necessitam do auxílio do outro para serem desenvolvidos, esse tipo de concorrência pode chegar ao nível da deslealdade, tornando o ambiente bastante difícil, pois os colaboradores passam a disputar o prêmio, deixando de trabalhar em equipe.

• Pergunta 6

Podemos reconhecer a negociação como:

Respostas: a. Um processo social básico, utilizado para resolver conflitos.

b. Um processo para conseguir o melhor preço.

c.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com