TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário 5 - Economia

Exames: Questionário 5 - Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  18.503 Visualizações

Página 1 de 3

Economia

Questionário – 08/05/13 – Capítulo 5

1) Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?

Pode-se compreender demanda como a quantidade de um determinado bem que os consumidores estão aptos e dispostos a adquirir, em determinado período de tempo, aos diversos preços alternativos. Representa o desejo, intenção, vontade de comprar e não sua realização ou compra propriamente dita (demanda = procura).

A função demanda representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade procurada desse mesmo bem.

A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada, um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.

2) Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática? Justifique.

Na verdade, ela funciona sim, porém teríamos que deixar outras variáveis fixas.

Por exemplo, um produto essencial pode aumentar 50% seu preço, mas a renda pode aumentar em 100%, dessa forma a demanda por esse produto poderia aumentar mesmo que seu preço tenha sido elevado.

A lei da demanda, funciona, quando deixamos todas as variáveis fixas. Por exemplo, supondo renda, taxa de juros, e outras variáveis que afetam a decisão dos consumidores, fixas.

3) Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?

A Função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preço da terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresas no mercado.

4) Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? Quais as políticas que pode adotar?

O governo antes do inicio do plantio, garante um preço que será pago após a colheita. Se, por ocasião os preços de mercado forem superiores aos preços mínimos, o agricultor prefere vende-lo no mercado. Contudo, se os preços mínimos forem superiores aos preços de mercado o produtor vendera sua produção para o governo ao preço anterior fixado. Com o preço mínimo acima do preço de mercado, haverá um excedente de produto adquirido pelo governo, que será utilizado com estoque regulador em momentos subsequentes. As políticas adotadas são:

- Comprar o excedente ao preço mínimo (política de compras);

- Pagar subsídio no preço (política de subsídios); Em que o governo deixa os produtores colocarem no mercado toda a produção, o que provocará grande queda no preço pago pelos consumidores. Os produtores receberão a preço mínimo e o governo bancará a diferença.

O governo estabelece os preços mínimos para o produtor agrícola para protegê-lo das flutuações de preços do mercado, ou seja, ajudá-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com