TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário De Economia

Casos: Questionário De Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ALUNO: JONATHAN DOUGLAS DE LIMA PEREIRA

MATRÍCULA: 201201477697

CAMPUS: SÃO JOÃO DE MERITI

QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

CAPÍTULO 1

1) Os problemas econômicos fundamentais originam-se da escassez de recursos de produção, pois são associados às necessidades dos homens, sendo que essas necessidades são ilimitadas, sendo assim faz-se necessário saber o que produzir, a quantidade, quais bens e serviços serão oferecidos para suprir as necessidades humanas que vão surgindo.

2) A curva de possibilidade de produção mostra a capacidade máxima de produção da sociedade, ilustrando como a escassez dos recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade.

3) A curva de possibilidade de produção tem o formato côncavo, pois os custos de oportunidades são crescentes, com isso os produtos tornam-se cada vez menos aptos para uma nova finalidade, assim o grau de sacrifício vai aumentando, já que os fatores de produção são especializados em uma determinada linha de produção, e não são completamente adaptáveis a outros usos.

O gráfico abaixo ilustra que o acréscimo na produção de alimentos implica no decréscimo na produção de automóveis.

4) Esse fluxo é estabelecido entre as famílias e as empresas, ou seja são determinados os preços dos bens e serviços, para quem produzir, o que produzir.

5) • Bens de Capital: São os utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. Esses bens são o ativo fixo da empresa, ou seja, as máquinas e equipamentos.

• Bens de Consumo: São aqueles diretamente destinados ao atendimento das necessidades humanas, sendo que são classificados como duráveis (geladeiras, fogões) ou não duráveis (alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal).

• Bens intermediários: São aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e são totalmente consumidos durante o processo produtivo, sendo eles insumos, matérias-primas e componentes.

• Fatores de Produção: São os recursos humanos, tais como terra, capital e tecnologia.

6) Argumentos Positivos, não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas, tipo se A, então B.

Argumentos Normativos, são relativos a uma análise que contém, explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica.

Exemplos:

Análise Positiva – A inflação diminuiu o poder de compras do salário mínimo.

Análise Normativa – O governo deve aumentar o salário mínimo para melhorar o poder de compras dos trabalhadores.

7) A Matemática torna-se importante para os estudos econômicos pois com sua utilização é possível estruturar o sistema econômico, ou seja, escrever de forma resumida importantes conceitos e relações, para assim melhor entendimento da dinâmica da economia e suas diversas variáveis.

A Estatística é muito importante diante das tabelas que são obtidas com pesquisas econômicas, pois com elas é possível ter uma visão mais clara sobre qual é a situação atual e suas perspectivas.

CAPÍTULO 2

1) Para os mercantilistas a riqueza consistia em acúmulo de metais preciosos, enquanto os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riquezas.

2) O mais destacado dos economistas clássicos foi Adam Smith, que em sua visão harmônica do mundo real, entendia que a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, como que guiada por uma “mão invisível”. Advogava a idéia de que todos os agentes, em sua busca por lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda uma comunidade.

3) A teoria das vantagens comparativas analisa por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comercializarem e quais produtos devem ser comercializados. David Ricardo autor da teoria considerou que o comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção.

4) A lei de Say: “a oferta busca sua própria procura” considerava que o aumento da produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com