TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário De Economia

Casos: Questionário De Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 9

QUESTIONÁRIO NÚMERO 1 – MICROECONOMIA

Disciplina: ECONOMIA

Curso: Engenharia.

1. O que a economia estuda?

R: A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, objetivando produzir bens e serviços, e distribuí-los para seu consumos entre os membros da sociedade.

2. Por que a escassez e uni conceito relativo?

R: Isso se deve em razão de a economia considerar o problema como de escassez relativa, uma vez que os bens e serviços são escassos em relação aos desejos dos indivíduos.

3. Quais são os fatores produtivos e o que eles aportam à produção?

R: Terra: Na economia, o termo terra é usado em sentido amplo, indicando não só a terra cultivável e urbana, mas também os recursos naturais que contém, como, por exemplo, os minerais.

Trabalho: Refere-se às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que intervêm no processo produtivo

Capital: compreende as edificações, as fábricas, a maquinaria e os equipamentos, a existência de meios elaborados e demais meios utilizados no processo produtivo. Recebem essa denominação porque, nas economias capitalistas, o capital geralmente é de propriedade privada e especialmente dos "capitalistas".

4. Que papel a iniciativa privada tem na produção?

R: Tem o papel de regulamentação e fiscalização da economia, além de atender setores prioritários como: energia, segurança, educação e saúde, entre outros.

5. Quais são os problemas econômicos que todas as sociedades enfrentam?

R: Pobreza, poluição e inflação.

6. O que a fronteira de possibilidades de produção explica?

R: A fronteira de possibilidades de produção representa as quantidades máximas de produção que podem ser conseguidas numa determinada economia dadas as tecnologias e as quantidades dos fatores produtivos de que dispõe, a fronteira de possibilidades de produção pode ser representada num gráfico. Para isso, em cada um dos eixos é representada a quantidade de cada um dos bens: o conjunto de todos os pontos máximos de produção representa a fronteira de possibilidades de produção; os pontos exteriores à fronteira de possibilidades de produção são inatingíveis dada a tecnologia e a quantidade de factores produtivos disponíveis; pontos interiores representam ineficiência produtiva, ou seja, quantidades que estão abaixo das possibilidades da economia.

7. A medida que mais unidades de determinado bem são produzidas, o que acontece com o custo de oportunidade?

R: Se torna maior, quando você fabrica muito você tende a investir muito em insumos de produção e capital que poderiam estar sendo alocados em outra forma, o juros desse valor que poderia ser alocado de outra forma é o custo de oportunidade.

8. Quais vantagens a especialização traz?

R: A especialização de tarefas pode levar ao aumento do alcance de controle dos níveis mais altos da hierarquia organizacional, uma vez que o número de subordinados pode ser maior com a especialização.

9. Por que surgem falhas nos mercados?

R: Uma Falha de Mercado ocorre quando os mecanismos de mercado, não regulados pelo Estado e deixados livremente ao seu próprio funcionamento, originam resultados econômicos não eficientes ou indesejáveis do ponto de vista social. Tais falhas são geralmente provocadas pelas imperfeições do mercado, nomeadamente informação incompleta dos agentes econômicos, custos de transação elevados, existência de externalidades e ocorrência de estruturas de mercado do tipo concorrência imperfeita.

10. Quais são as vantagens de se utilizar a cláusula ceteris paribus?

R: A vantagem que facilita a compreensão do efeito da mudança em uma determinada variável sobre outra variável influenciada pela primeira, Exemplo: A quantidade demandada de um determinado bem é influenciado por várias variáveis, tais quais: preço do bem, renda dos consumidores, preço do bem substituto, preço dos bens complementares, sazonalidade, etc.

Estas variáveis estão em constante mutação e por isso é difícil saber a princípio por que a quantidade demandada do bem aumentou (foi porque o preço caiu? foi porque a renda aumentou?).

É aí que entra a clausula coeteris paribus. Se quisermos analisar o efeito somente da variação do preço do bem sobre a quantidade demandada, dizemos que é o efeito da variação do preço do bem coeteris paribus (todas as outras variáveis constantes). Assim torna-se possível "isolar" o efeito da variação do preço sobre a quantidade do bem.

11. O que se entende por eficiência?

R: A eficiência econômica é um termo genérico dado aos valores determinados para uma dada situação, visando estimar a quantidade de desperdício ou "atrito" (ou outras características econômicas indesejadas) presentes no quadro analisado. O equilíbrio na economia, a livre iniciativa do governo tanto para os produtores quanto para os vendedores.

Mochón: Capítulo 1 PLT: Capítulo 1

Pinho: Capítulo 1 Rossetti: Capítulos 1 a 4

1. Defina mercado.

2. De que fatores depende a demanda de um bem?

3. Qual é a diferença entre os seguintes conceitos: demanda, quantidade demandada, função de demanda, curva de demanda e lei da demanda?

4. De que fatores depende a oferta de um bem?

5. Como se estabelecem os preços nos mercados?

6. Em que tipo de mercados se trocam os seguintes bens que chegam aos consumidores: laranjas, energia elétrica em sua cidade, ações de uma empresa telefônica, revistas de fofoca?

7. O que ocorre quando o preço de mercado pelo qual se troca um bem é superior ao preço de equilíbrio?

8. Quando o preço de um bem cai,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com