TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Experimental De Orgânica

Pesquisas Acadêmicas: Questionário Experimental De Orgânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  2.076 Visualizações

Página 1 de 9

Extração com solvente quimicamente ativo

QUESTIONÁRIO:

1. Em que consiste a extração por solventes quimicamente ativos?

Consiste na separação e isolamento de substâncias que compõem uma mistura, ou na remoção de impurezas solúveis, geralmente denominado lavagem. A técnica da extração é feita através da agitação de uma solução com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja pouco miscível com o solvente que inicialmente contém a substância.

2. Que composto foi extraído nos itens 1, 2? Escrever as reações envolvidas em cada separação.

Benzoato de sódio e naftaleno em hexano.

3. Dispondo-se de éter etílico, soluções aquosas de NaOH (10%), NaHCO3 (10%), HCl (10%) e concentrado, esquematizar, através de fluxograma, todas as etapas necessárias para separar uma mistura de ciclo-hexanol, ciclo-hexilamina, p-cresol e ácido benzoico.

4. Citar algumas aplicações da extração por solventes quimicamente ativos.

A extração por solventes quimicamente ativos pode ser utilizada para separar um composto de interesse de uma solução ou de uma matriz sólida, e pode ser utilizada também para purificar substâncias, usando solventes que reajam com as impurezas para extraí-las do composto que se deseja purificar.

Destilação por arraste a vapor e recristalização

QUESTIONÁRIO:

1. Pesquisar a estrutura do eugenol

2. Descreva todas as etapas de uma recristalização

• Dissolver o sólido adicionando pequena quantidade de solvente quente;

• Filtrar a quente, removendo alguma impureza insolúvel (vidraria deve estar pré-aquecida);

• Esfriar espontaneamente (se necessário, fazer um banho de gelo);

• Filtrar em funil de Buchner:

• Secar os cristais.

3. Quando se usa pares de solventes na recristalização

Normalmente utilizam-se critérios para a seleção de um bom solvente com periculosidade, inflamabilidade e custo. Os mais usados são a água, acetato de etila,acetona,diclorometano e etanol. Em caso de solvente não encontrado ou das propriedades do soluto não serem compatíveis com as do solvente, mistura-se solventes (miscíveis entre si) sendo que e o composto tem de ser solúvel em um deles e insolúvel em outro. Caso se descubra que a substância é muito solúvel em um dado solvente para permitir uma recristalização satisfatória, mas é insolúvel em outro, combinações de solventes podem ser empregadas. Os pares de solventes devem ser completamente miscíveis. (exemplos: metanol e água, etanol e clorofórmio, clorofórmio e hexano, etc.).

Uma técnica bastante utilizada para a recristalização a partir de um par de solventes envolve a dissolução inicial da amostra no solvente em que ela é mais solúvel, com aquecimento, seguida pela adição lenta do segundo solvente até o ponto em que se espera que no resfriamento a solução provoque a cristalização da amostra.

Quando a adição do segundo solvente provoca a turvação da solução, que só desaparece lentamente com agitação é possível que se tenha em mãos a combinação apropriada de solventes. Em qualquer situação, normalmente, fazem-se necessárias diversas tentativas experimentais.

4. Qual a função do carvão ativo?

Quando o soluto se dissolve por completo, para eliminar impurezas coloridas, materiais resinosos usam se o carvão ativo para adsorver as impurezas.

Usa-se uma pequena quantidade de carvão ativo, pois o excesso pode levar o carvão a adsorver também a substancia a ser cristalizada.

Deve-se ter cuidado para não colocar carvão ativo sobe a solução em ebulição, pois provocaria uma grande agitação da solução levando ao derramamento e perda de material. E deve-se tomar cuidado também com o pó muito fino do carvão ativo, pois faz mal aos pulmões quando inalado.

5. Por que é mais indicado que a solução seja esfriada espontaneamente, após aquecida?

Pois, para que se formem os cristais puros é necessário que o resfriamento seja lento.

Se o processo for lento ocorre à formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação.

O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro

6. Que propriedades deve ter uma substância para ser arrastável por vapor?

Alta volatilidade e baixo peso molecular, além disso, a substância deve ser insolúvel ou pouco solúvel em água, não sofrer alteração ou decomposição por vapor d’água aquecido; possuir considerável pressão de vapor.

7. Quais são as vantagens de uma destilação a vapor ?

O material é destilado a Temperatura menor 100ºC, evitando a decomposição.

Propriedades químicas e físicas de alcanos e alcenos

QUESTIONÁRIO

1. Quais os tipos de reações que ocorrem com os alcanos? Exemplificar.

As principais reações que ocorrem são:

- Craque ou Pirólise: reação muito usada para obter gasolina a partir de querosene e óleo diesel. O alcano é aquecido em uma câmara (400 a 600ºC), utilizando um catalisador de óxidos metálicos. A cadeia sofre uma ruptura homolítica (cada átomo participante da ligação retém um elétron do par que constituia a união, formando-se radical), resultando em outros alcanos e alcenos de cadeias menores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com