TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes Ava Aula Tema

Artigos Científicos: Questoes Ava Aula Tema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  4.465 Palavras (18 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 18

Ética e Relações Humanas no Trabalho

AULA TEMA 1

Questão 1

Notas: 1

A respeito dos três pilares éticos nos quais se apóia a sociedade, é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. É necessário que a sociedade seja Livre, pois só assim haverá educação da vontade e responsabilidade de todos

b. É essencial que a sociedade seja Justa, pois assim haverá oportunidades para todos os seus membros

c. É essencial que a sociedade seja Justa, Livre e Solidária, com o predomínio da Solidariedade sobre os demais pilares, pois sem Solidariedade não há compaixão, característica principal da ética

d. É essencial que a sociedade seja Justa, Livre e Solidária, com o predomínio da Justiça sobre os demais pilares, pois sem Justiça não há ética (Correto)

e. É vital que a sociedade seja Solidária, pois só assim haverá compromisso com o bem pessoal e com o bem comum

Resposta correta: É essencial que a sociedade seja Justa,Livre e Solidária,com o predomínio da Justiça sobre os demais pilares,pois sem Justiça não há ética.

Questão 2

Notas: 1

Leia atentamente o texto a seguir:

Aqui caímos em outro grande perigo contra a noção de igualdade, que é o da exclusão moral,como descreve a seguir, o documento da CNBB:

“Exclusão moral é o que fazemos quando colocamos pessoas ou grupos fora das exigências básicas da justiça, sem que isso nos incomode muito. É como se achássemos que essas pessoas não merecem viver. Não são cosideradas vítimas, são vistas como culpadas, subumanas, desumanas - e com isso nos sentimos desobrigados de nos importar com o que acontece com elas. Simplesmente “desligarmos” a nossa sensibilidade moral em tais casos. É o que acontece quando há linchamentos, por exemplo: uma população, geralmente ordeira, acha que alguém 'merece' morrer e massacra o culpado, ou deixa que outros o façam sem protesto. O mesmo se passa quando há violência contra presidiários ou prostituídos (as), quando a polícia prende certo tipo de 'suspeitos' e usa de meios ilícitos para conseguir confissões de culpa”.

( CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Direito de gente - Assunto de fé - Para todos os que acreditam na defesa dos Direitos Humanos. SP, Paulus, 1997, p.38 e 39.)

Diante do exposto,pode-se afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A exclusão moral destrói a possibilidade de vida social, porque é um indicador de que um dos fundamentos éticos da sociedade, que é a Liberdade, não está sendo respeitado. Errado

b. A exclusão moral destrói a possibilidade de vida social porque é um indicador de que um dos fundamentos éticos da sociedade, que é a Solidariedade, não está sendo respeitado.

c. É urgente promover a ética da ética, pois a consciência moral na atualidade mostra-se elástica e acomodada às circunstâncias e interesses

d. A exclusão moral destrói a possibilidade de vida social porque é um indicador de que um dos fundamentos éticos da sociedade, que é a Justiça, não está sendo respeitado (Correto)

e. A Ética é dissociada de perspectivas ideológicas, portanto não pode ser excludente

Questão 3

Notas: 1

Observe a charge de Mandrade:

Folha de São Paulo- 09 de Novembro 2010 – página B2

Pensando nos conceitos de Ética da Consciência e Ética do Coração, e a partir da charge, é possível dizer que:

Escolher uma resposta.

a. As pessoas têm naturalmente a ética da consciência e do coração e as pessoas não precisam aprender a ética da consciência e do coração, pois já nascem com o espírito da caridade.

b. As pessoas têm naturalmente a ética da consciência e do coração

c. As pessoas têm que ser educadas, através da Ética da Consciência e da Ética do Coração para ter visão e sensibilidade éticas que levam ao respeito à dignidade do outro.(Correto)

d. A caridade é anti-ética

e. As pessoas não precisam aprender a ética da consciência e do coração pois já nascem com o espírito da caridade

Resposta correta As pessoas têm que ser educadas, através da Ética da Consciência e da Ética do Coração para ter visão e sensibilidade éticas que levam ao respeito à dignidade do outro

Questão 4

Notas: 1

Sobre o grande desafio das lideranças nas Organizações, assinale a alternativa incorreta:

Escolher uma resposta.

a. O grande desafio das lideranças nas Organizações consiste em implantar a ética da consciência e da inteligência,o que significa desenvolver habilidades de percepção do que seja ético e da estratégia de como ser ético

b. O grande desafio das lideranças nas Organizações consiste em implantar a ética da vontade, pois sem esta não haverá realmente uma Ética.

c. O grande desafio das lideranças nas Organizações consiste em implantar a ética da consciência,docoração,da inteligência, da vontade e a ética da ação, pois sem esta não haverá relmente uma Ética

d. O grande desafio das lideranças nas Organizações consiste em implantar a ética do coração,o que significa desenvolver a compreensão humana

e. O grande desafio das lideranças nas Organizações consiste em implantar a ética da vontade e do comportamento, o que significa ser motivado para ser ético,pois sem a motivação não haverá Ética.(Correto)

Resposta correta: O grande desafio das lideranças nas Organizações consiste em implantar a ética da vontade e do comportamento, o que significa ser motivado para ser ético,pois sem a motivação não haverá Ética.

Questão 5

Notas: 1

Considere as seguintes afirmações:

I. Modelo de Ação/Gestão é o instrumento estratégico de gestão que visa orientar com clareza e simplicidade as práticas eficazes, entretanto por ser absolutamente teórico não orienta as atitudes e comportamentos.

II. Liderança integrada consiste na capacidade eminentemente ética, pois não é suficiente que existam líderes, eles devem estar integrados por verdades comuns.

III. Organização Flexível é o tipo de estrutura/gerenciamento que estimula a participação, a criatividade,a descentralização e a delegação de autoridade.

São verdadeiras as afirmações:

Escolher uma resposta.

a. II e III

b. I, II e III

c. I e III

d. I e II (Errado)

e. III (Errado)

Questão 6

Notas: 1

De acordo com Francisco Gomes de Matos, para ser ético nos tempos modernos é preciso:

Escolher uma resposta.

a. Dominar os instrumentos para ser ético, ou seja, ter competência para este comportamento

b. Ter vontade de ter o comportamento ético

c. Sentir a necessidade de ser ético, ou seja, possuir uma Predisposição e ter vontade de ter o comportamento ético

d. Todas as afirmações são verdadeiras.(Correto)

e. Sentir a necessidade de ser ético, ou seja, possuir uma Predisposição

Resposta correta: Todas as afirmações são verdadeiras

AULA TEMA 2

Questão 1

Notas: 1

Sobre a Ética do lucro, é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O lucro ético deve remunerar os investidores que se arriscaram no empreendimento

b. O lucro ético deve assegurar o re-investimento, que garantirá a sobrevivência do empreendimento

c. O lucro ético deve remunerar de forma justa os trabalhadores do empreendimento

d. O lucro ético deve retribuir à comunidade pelo sucesso do empreendimento

e. O lucro ético deve contribuir para que a consciência dos empresários fique tranquila, fazendo com que se tornem pessoas felizes e motivadas. (Correto)

Resposta correta: O lucro ético deve contribuir para que a consciência dos empresários fique tranquila ,fazendo com que se tornem pessoas felizes e motivadas.

Questão 2

Notas: 1

Leia atentamente o texto a seguir: Diretora de Rh diz que ambiente de trabalho é prioridade para "Geração Y"

"Sofia Esteves, 49, fundadora e presidente do Grupo DMRH, de recursos humanos, diz que salário está em sétimo lugar na lista de prioridades dos jovens no mercado de trabalho hoje.

Os aspectos mais valorizados pela chamada "geração Y" - dos nascidos de 1978 ou 1980 (não há consenso entre pesquisadores) a 2000- são bom ambiente de trabalho, possibilidade de desenvolvimento profissional e qualidade de vida.

A empresa tem de investir em tudo isso para reter talentos,

A pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens de 2010, feita com 35 mil universitários brasileiros, mostra que, pela primeira vez em nove anos, o salário apareceu em sétimo lugar entre as prioridades da "geração Y" no mercado.

A primeira razão apontada para escolher determinada empresa foi o bom ambiente de trabalho. Depois, veio a possibilidade de desenvolvimento profissional. E, em seguida, apareceu qualidade de vida.

Em 2008, salários e benefícios vinham em primeiro lugar na preferência dessas pessoas. E bom ambiente de trabalho não era um item que aparecia entre os cinco motivos mais citados.

Isso representa uma grande mudança de prioridades”

Folha de São Paulo / São Paulo, domingo, 21 de novembro de 2010/Mercados

Diante do exposto, pode-se afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O que motiva as pessoas são valores, sentimentos, idéias e ideais e uma boa competição onde o fundamental será mostrar que se é o mais competente

b. A pesquisa feita está equivocada, pois o que motiva as pessoas em primeiro lugar é a possibilidade de trabalhar poucas horas por dia e se envolver menos com a rotina da empresa, restando mais tempo para a vida pessoal.

c. É urgente promover a ética nas empresas, pois ela é condição essencial para um bom ambiente de trabalho e para a qualidade de vida das pessoas.(Correto)

d. Nenhuma das afirmações anteriores

e. A pesquisa feita está equivocada, pois o salário ainda é a principal motivação humana na busca da felicidade, conforme diz o autor do nosso livro-texto

Resposta correta: É urgente promover a ética nas empresas , pois ela é condição essencial para um bom ambiente de trabalho e para a qualidade de vida das pessoas.

Questão 3

Notas: 1

Pensando nos conceitos de amor e ódio, considerados pelo autor do nosso livro texto como os dois sentimentos fortes que orientam as motivações humanas, é possível dizer que:

Escolher uma resposta.

a. A cultura do amor é agregadora, desenvolve a cooperação espontânea, equipes solidárias e integradas, mas não favorece as lideranças que se tornam fracas

b. A cultura do amor envolve: gostar de gente; acreditar em pessoas; aspirar ao bem comum e não pensar em lucro.

c. A cultura do ódio é desagregadora,estimula a competição predatória ,mas é boa para as lideranças se tornarem fortes

d. A cultura do amor é agregadora, desenvolve a cooperação espontânea, equipes solidárias e integradas, mas não favorece as lideranças que se tornam fracas e a cultura do ódio é desagregadora, estimula a competição predatória, mas é boa para as lideranças se tornarem fortes.

e. A cultura do ódio envolve estilos autoritários e poderes tirânicos que só podem ser contestados por um comportamento ético. (Correto)

Resposta correta A cultura do ódio envolve estilos autoritários e poderes tirânicos que só podem ser contestados por um comportamento ético

Questão 4

Notas: 1

Considere a seguinte afirmação: “A implantação da filosofia da ética e da felicidade no trabalho cria condições para uma maior produtividade, pois torna possível: .......”

Assinale a alternativa incorreta:

Escolher uma resposta.

a. a Contribuição à causa comum (solidariedade)

b. a Valorização Pessoal (Feedback do valor positivo)

c. Nenhum destes fatores (Correto)

d. a Harmonização Afetiva (amizades)

e. a Segurança social e Técnica (O conhecimento é compartilhado sob o comando de uma gerência educadora)

Resposta correta: Nenhum destes fatores.

Questão 5

Notas: 1

Considere as seguintes afirmações:

I. Predisposição Ética significa sentir necessidade de ser ético, respeitando a vida, a dignidade humana, a liberdade responsável, o trabalho e o bem-comum. É a consequência da ética do lucro e do amor.

II. O lucro será ético se atender aos princípios: lucrar para reinvestir, garantindo a sobrevivência da empresa; lucrar para remunerar os investidores que se arriscaram; lucrar para pagar salários justos; lucrar para ser solidário com a comunidade

III. A ética do Amor é agregadora; desenvolve a cooperação espontânea; forma equipes solidárias e integradas e favorece a liderança verdadeira porque envolve: gostar de gente; acreditar em pessoas e aspirar ao bem comum - requisitos essenciais para uma autêntica liderança.

São verdadeiras as afirmações:

Escolher uma resposta.

a. I, II e III

b. I e III

c. I e II

d. III

e. II e III (Correto)

Resposta correta: São verdadeiras as afirmações II e III.

Questão 6

Notas: 1

De acordo com Francisco Gomes de Matos, não é um princípio da Ética do Lucro:

Escolher uma resposta.

a. lucrar para remunerar os investidores que se arriscaram

b. lucrar para remunerar os trabalhadores da empresa (Correto)

c. lucrar para ser solidário com a comunidade

d. lucrar para pagar salários justos

e. lucrar para reinvestir, garantindo a sobrevivência da empresa

Resposta correta: Lucrar para remunerar os trabalhadores da empresa

AULA TEMA 3

Questão 1

Notas: 1

A respeito da corrupção, é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A corrupção é um traço cultural que anula os valores que dão dignidade ao ser humano.

b. A corrupção é fator de degradação do meio social.

c. A corrupção é um traço de degenerescência cultural, indicador de uma sociedade doente do ponto de vista moral.

d. A corrupção é um traço cultural histórico, que sempre existiu e que em nada prejudicou a sociedade. (Correto)

e. A corrupção é a negação da Ética.

Resposta correta: A corrupção é um traço cultural histórico, que sempre existiu e que em nada prejudicou a sociedade.

Questão 2

Notas: 1

Leia atentamente o texto a seguir:

Nenhum empresário deseja sabotagens, conflitos, desperdícios, negligências, comportamentos sem ética, mas muitos são incapazes de perceber que essas são manifestações críticas peculiares a estilos autoritários de liderança.

“É o efeito bumerangue, colhe-se o que é plantado.” (Francisco Gomes de Matos)

Diante do exposto, não se pode afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Dizer não à centralização do poder é forma de dizer não à corrupção.

b. Dizer não ao autoritarismo é forma de dizer não à corrupção.

c. Dizer não à centralização burocrática é forma de dizer não à corrupção.

d. Dizer não à falta de paternalismo é forma de dizer não à corrupção. (Correto)

e. Dizer não ao corporativismo é forma de dizer não à corrupção.

Resposta correta: Dizer não à falta de paternalismo é forma de dizer não à corrupção.

Questão 3

Notas: 1

Sobre a Autoridade, a Ordem e a Disciplina para a prática da ética nas Organizações, pode-se afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. são fatores que inibem e travam a Comunicação que precisa de liberdade para acontecer.

b. são indispensáveis à prática da ética porque são valores fortes e ligados a princípios que não devem ser mudados.

c. são fatores alimentadores da Resistência, pois são ligados ao excesso de formalismo e de burocratização.

d. são fatores alimentadores da Resistência, pois são ligados ao excesso de formalismo e de burocratização e fatores que inibem e travam a Comunicação que precisa de liberdade para acontecer.

e. são indispensáveis à prática da ética quando são valores conscientes, espontâneos, flexíveis, resultantes de um processo educativo, e não impostos de fora. (Correto)

Resposta correta: são indispensáveis à prática da ética quando são valores conscientes, espontâneos, flexíveis, resultantes de um processo educativo, e não impostos de fora.

Questão 4

Notas: 1

Leia atentamente o texto a seguir:

Os gestores mais velhos, de 50 ou 60 anos, têm dificuldade de entender os funcionários mais jovens, de 20 ou 30 anos. E, muitas vezes, rotulam esses profissionais como a geração "I": de imaturos, insubordinados e infiéis.

Sim, eles são mais imaturos, por causa da super-proteção dos pais e também porque chegam mais tarde ao mercado de trabalho. Mas eu costumo dizer que existem mais "is" nessa lista.

Essa nova geração é, por exemplo, mais inteligente que as anteriores no que diz respeito à tecnologia, à inovação. E também em relação à liberdade que os jovens se dão de falar o que pensam.Nós, que pertencemos às gerações anteriores, aprendemos a não reclamar quando estamos infelizes.O comportamento menos formal de hoje é visto pelos chefes mais velhos como desrespeitoso. Mas é tudo questão de comunicação.

Os jovens tratam os outros como iguais. Foram educados na escola a chamar a professora de "tia". E essa liberdade acaba sendo trazida para o ambiente de trabalho.

Muitas vezes, o conteúdo do que o jovem critica está correto; o problema é a forma.

(Folha de São Paulo / São Paulo, domingo, 21 de novembro de 2010/ Mercados)

Diante do exposto e refletindo à respeito da função educativa da comunicação para vencer resistências não se pode afirmar que:

Para enfrentar este quadro é preciso:

Escolher uma resposta.

a. Planejar ações estratégicas para facilitar a comunicação entre as diferentes gerações e hierarquias na empresa.

b. Estimular a vontade transformadora dos jovens e dos dirigentes para enfrentar as crises e implantar mudanças.

c. Estimular a conscientização que promove o diálogo rumo ao consenso

d. Desenvolver campanha publicitária de incentivo à mudança de atitude destes jovens nas empresas, aliada a intenso treinamento para mudanças comportamentais. (Correto)

e. Conhecimento (informação relevante) sobre o perfil dos jovens atuais.

Resposta correta: Desenvolver campanha publicitária de incentivo à mudança de atitude destes jovens nas empresas, aliada a intenso treinamento para mudanças comportamentais.

Questão 5

Notas: 1

Pensando no Conceito Público, que é de fundamental importância para a consolidação da imagem ética de uma empresa, é possível dizer que:

Escolher uma resposta.

a. O Conceito Público de uma empresa é o resultado de uma publicidade eficaz.

b. O Conceito Público de uma empresa é o resultado de fazer bem e comunicar bem, de forma contínua, através de uma comunicação ética. (Correto)

c. O Conceito Público de uma empresa é o resultado quantitativo de boas campanhas promocionais.

d. O Conceito Público de uma empresa é o resultado da comunicação ética e competente, capaz de transmitir credibilidade.

e. O Conceito Público de uma empresa é o resultado de um bom marketing institucional para “vender” a imagem empresarial.

Resposta correta: O Conceito Público de uma empresa é o resultado de fazer bem e comunicar bem, de forma contínua, através de uma comunicação ética.

Questão 6

Notas: 1

Leia com atenção o enunciado e as afirmações a seguir:

As falhas mais comuns no processo educativo para vencer as resistências decorrem de:

I. Lideranças inseguras que têm horror às etapas de conscientização e de protesto.

II. Lideranças autoritárias que têm horror às etapas de conscientização e de protesto.

III. Executivos imediatistas que partem direto para a aplicação, buscando resultados a qualquer preço.

Assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Apenas a III é verdadeira.

b. I e II são verdadeiras.

c. Apenas a I é verdadeira

d. Apenas a II é verdadeira.

e. Todas as afirmações são verdadeiras. (Correto)

Resposta correta: Todas as afirmações são verdadeiras.

AULA TEMA 4

Questão 1

Notas: 1

A respeito do Conhecimento Totalitário na formação do comportamento ético, NÃO se pode afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O conhecimento totalitário é bem intencionado moralmente, pois, quando se afirma “eu sei que é melhor para você”, eu “penso por você” protege-se os jovens imaturos e contribuindo para a ética da sociedade. (Correto)

b. O conhecimento totalitário é produto da ideologia do poder.

c. O conhecimento totalitário produz meninos sem consciência crítica.

d. O conhecimento totalitário não deve ser justificado por meio da proteção alheia.

e. O conhecimento totalitário infantiliza e impede o comportamento ético.

Resposta correta: O conhecimento totalitário é bem intencionado moralmente, pois, quando se afirma “eu sei que é melhor para você”, eu “penso por você” protege-se os jovens imaturos e contribuindo para a ética da sociedade.

Questão 2

Notas: 1

A tecnologia sem alma, fruto do conhecimento que se origina da mídia e focado no mercado, pode ser traduzida no seguinte pensamento: "é disso que você precisa", "eu escolho por você". Produz indivíduos sem vontade própria, aliena e impede o comportamento ético, pois, também é uma forma de autoritarismo.

Diante do exposto, para enfrentar esta situação, não se pode afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. É preciso estimular uma comunidade alfabetizada, escolarizada, pois, só com o aumento do número de jovens na escola a sabedoria será conquistada e a tecnologia sem alma será enfrentada, possibilitando o comportamento ético. Correto

b. É preciso impregnar de alma a tecnologia.

c. É preciso usar a tecnologia como processo ético de libertação.

d. Nenhuma das alternativas está . (correta)

e. É preciso contrariar o mercado que oferece todas as opções necessárias à comodidade do não pensar.

Resposta correta: É preciso estimular uma comunidade alfabetizada, escolarizada, pois, só com o aumento do número de jovens na escola a sabedoria será conquistada e a tecnologia sem alma será enfrentada, possibilitando o comportamento ético.

Questão 3

Notas: 1

Assinale a alternativa correta que apresenta as características dos Novos Cenários, onde se vivenciará a ética Corporativa:

Escolher uma resposta.

a. Com o uso das diversas tecnologias, empresas com funções básicas integradas, valores humanos e marketing têm a competência e a agilidade como fatores de competitividade

b. Todas as alternativas estão corretas.(Correto)

c. Há globalização da economia, aproximando culturalmente os povos.

d. Gestores são líderes, empreendedores, estrategistas e desenvolvem equipes

e. Organizações descentralizadas buscam a Excelência e têm a Qualidade como foco central e diferencial

Resposta correta: Todas as alternativas.

Questão 4

Notas: 1

A respeito da Burocracia impedindo a prática da ética nas Organizações, pode-se afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Todas as alternativas estão corretas.(Correto)

b. Ao inibir a criatividade e a participação, a burocracia torna-se instrumento do poder autoritário e impede a ética

c. A burocracia caracteriza-se pelo formalismo e hierarquização rígidos, impedindo a ética

d. A burocracia foi importante modelo teórico de resolução de problemas para sociedades menos complexas do que a atual.

e. A burocracia inspira a cultura fechada e, portanto, impede a ética

Resposta correta: Todas as alternativas estão corretas.

Questão 5

Notas: 1

Leia atentamente o texto a seguir:

Colaboradores felizes têm melhor desempenho, por Patrícia Bispo

"Um som se ouve à porta: Toc, toc!!!

Quem é?,pergunta a empresa.

Sou eu, posso entrar?,responde a felicidade".

Se esse diálogo pudesse se tornar realidade, muitos profissionais de RH e gestores ficariam aliviados, pois bastaria abrir uma janela e a felicidade invadiria as salas das organizações e os índices de satisfação interna sempre estariam acima das expectativas. Por esse motivo, a área de Recursos Humanos sempre recorre a recursos para avaliar o clima entre os colaboradores, pois se eles estão insatisfeitos com algo, isso refletirá diretamente no desempenho das suas atividades "O trabalhador brasileiro tem uma predisposição à felicidade, pois nossa cultura é extremamente extrovertida e voltada para a festividade e a celebração. De um modo geral, o estado de espírito do brasileiro é muito receptivo e favorável para iniciativas voltadas ao bem-estar e à felicidade", afirma o consultor organizacional Francisco Gomes de Matos, autor do livro "Empresa Feliz". A obra possui um diferencial, pois apresenta aos leitores o Fator QF - Quociente de Felicidade - uma metodologia que defende a introdução da felicidade como motivação essencial do ser humano no meio organizacional. Na entrevista concedida ao RH.com.br, Francisco Gomes de Matos que já escreveu 32 livros de gestão, dentre os quais "Empresa que Pensa", vencedor do Prêmio Jabuti, revela as razões que o estimularam a realizar esse trabalho e, inclusive, como a área de Recursos Humanos está estreitamente ligada à felicidade no meio corporativo."A definição de uma bem-estruturada política de Recursos Humanos e a concretização efetiva de um ambiente de valorização humana, onde todos são líderes de líderes, será a base fundamental para a construção de um ambiente de felicidade, satisfação profissional, sucesso empresarial e êxito coletivo", afirma ao ser questionado sobre quais fatores interferem na felicidade organizacional. Como felicidade é e sempre será bem-vinda em todas as instâncias da vida humana, essa entrevista pode muito bem levar a uma reflexão sobre o assunto e quem sabe, repensar determinadas ações implantadas na empresa em que você atua. Uma boa e feliz leitura!

RH.COM.BR - Quando o Sr. criou o Fator QF - Quociente de Felicidade e o que o levou a elaborar esse recurso?

Francisco Gomes de Matos - Ao longo de minha trajetória profissional, seja como dirigente ou consultor empresarial, constatei o quanto as empresas perdem em potencial de desenvolvimento e produtividade devido à desvalorização humana que geram desânimo, mágoas, ressentimentos e falta de entusiasmo pelo trabalho. Percebi, como efeito cascata, a significativa falta de felicidade nas organizações, tanto nos dirigentes como nas lideranças médias e no corpo funcional como um todo. Um verdadeiro círculo vicioso que prejudica a todos sem distinção. A infelicidade gera perda de lucro para a empresa e de saúde para o ser humano. Hoje, a felicidade passou a fazer parte da retórica empresarial, mas carece ainda de fundamentação e realismo, pois pouca se expressa em termos de uma cultura corporativa revista e enriquecida por valores internalizados nas lideranças.

RH - Quais os principais objetivos do Fator QF?

Francisco Gomes de Matos - O Fator QF ganhou expressão no momento em que se começou a focar o Quociente Emocional - QE - como sendo uma solução miraculosa, capaz de corrigir desmotivações e infelicidades. As frustrações certamente ocorreriam, pois empresas, empresários e profissionais de RH sempre se guiaram pelo Quociente de Inteligência - QI, embora fossem abundantes os treinamentos comportamentais. Todavia, o pensamento e as ações sempre estiveram focadas na razão ao serem formuladas a partir de políticas e estratégias. Evidente que as emoções existem necessariamente, pois seres humanos não são pedras. Mas, a ênfase prioritária sempre foi a objetividade racional. Para superar o QI, histórico, do QE, idealista, era necessário preencher o vazio cultural que os distanciavam. Daí surgiu a proposta de intervenção na cultura corporativa, renovando-a com a introdução da felicidade, como motivação essencial do ser humano. Nessa linha surgiu a concepção do QF - Quociente de Felicidade, posteriormente editado em livro, em 1997, com o título "Fator QF - Quociente de Felicidade", onde foi apresentada a experiência com o Ciclo de Felicidade no Trabalho. O QF é o fator de cultura, inteligência e emoção capaz de construir uma empresa feliz, produtiva e duradoura. Nessa linha, o propósito essencial do livro publicado foi o de apresentar, de forma clara, simples e objetiva, como tornar a felicidade um ideal viável na empresa. De maneira bem prática, a metodologia do Ciclo de Felicidade no Trabalho indica como desenvolver a qualidade de vida nas organizações, por meio da cultura da participação e de um clima de abertura motivadora, onde produzir significa realizar e se realizar. É guiado por esse princípio que realizo minhas consultorias nas linhas da cultura corporativa, liderança integrada e estratégia negociada. [...]

RH - Por que o Sr. mostra-se tão preocupado em avaliar o Quociente de Felicidade nas empresas?

Francisco Gomes de Matos - Porque é triste perceber a desumanização dos ambientes de trabalho e a falta de sensibilidade das empresas para a concretização efetiva da valorização humana, além dos discursos e peças de marketing institucional. É bom que todos lembrem que a felicidade é um diferencial que garantirá à empresa bem-sucedida a sua renovação e perpetuidade na liderança.

(Disponível em http://portal.cjf.jus.br/cjf/news/colaboradores-felizes-tem-melhor-desempenho - acesso em 18 de fev. 2011)

Refletindo a respeito da inconsciência ética e dos recursos humanos, não se pode afirmar que:

Das afirmações abaixo, quais refletem a inconsciência ética?

I. A inconsciência ética impede que os recursos humanos sejam respeitados e valorizados, passando a ser tratados como descartáveis.

II. A inconsciência ética faz com que muitos empresários desconheçam o potencial humano de suas Organizações.

III. A inconsciência ética faz com que a qualificação dos recursos humanos, que levou anos de investimento para se consolidar, seja invalidada em poucas horas.

IV. A inconsciência ética mostra que os recursos humanos não se improvisam e que a Qualidade destes recursos é fundamental para qualquer estratégia, devendo ser respeitada em qualquer Organização.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações que respondem a questão:

Escolher uma resposta.

a. II e IV

b. I, II e IV

c. II, III e IV

d. I, II e III (Correto)

e. I e IV

Resposta correta: I, II e III refletem à inconsciência ética.

Questão 6

Notas: 1

Pensando na burocratização, que é um dos fatores que impossibilitam a cultura ética, NÃO é possível dizer que:

Escolher uma resposta.

a. Ao emperrar o processo decisório, a burocratização torna-se terreno fértil para a corrupção e falta de ética.

b. A burocratização resume lei das dificuldades desonestas - ”Crie dificuldades para vender facilidades” - e é a base do suborno e da corrupção, impedindo a cultura ética.

c. A burocratização, ao acrescentar à burocracia a complexidade processualística (muitos papéis, muitos carimbos etc) contribui para diversas transgressões éticas.

d. A burocratização é fator determinante para a falta de transparência e de Ética nas Organizações.

e. A burocratização é o efeito visível da burocracia e, portanto, um mal necessário para que haja ordem, disciplina e ética. (Correto)

Resposta correta: A burocratização é o efeito visível da burocracia e, portanto, um mal necessário para que haja ordem, disciplina e ética.

...

Baixar como  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »