TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Ambientais

Trabalho Universitário: Questões Ambientais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 10

3. Questões Ambientais

O ser humano ao longo de sua evolução passou a utilizar a natureza e seus recursos para o seu desenvolvimento. Com essa influência direta do homem no meio ambiente houve sérios danos aos recursos naturais do planeta. O elevado consumo e a ganância pelo desenvolvimento esgotam, ao longo do tempo, os recursos da terra.

Junto com o desenvolvimento industrial veio também a melhora na qualidade de vida das pessoas e um rápido crescimento populacional que gerou outros problemas sociais como a escassez de alimentos e a falta de moradias. Enquanto existem países onde a pobreza extrema foi praticamente eliminada, em outros, isso se tornou um dos maiores problemas a se combater.

Pessoas que migram de um lugar para o outro em busca de qualidade de vida acabam enfrentando o problema da falta de moradias. Hoje, em muitos lugares como o Rio de Janeiro que possui uma das maiores favelas do mundo, as famílias fixam suas casas ao redor das grandes cidades.

Após a II Guerra Mundial, citamos como exemplo, o Japão investiu em uma rápida e rígida produção industrial química proporcionando uma melhora na qualidade de vida de sua população. Entretanto, houve sérias interferências negativas no meio ambiente.

Infelizmente o problema da poluição ambiental não se limita a um determinado lugar ou país. O problema é tão sério que são necessários esforços internacionais para tentar solucionar os graves impactos ambientais provocados pela intensa industrialização.

O protocolo de Kyoto implantado em 1997 propôs e estabeleceu metas para a diminuição dos gases do chamado efeito estufa. Esse protocolo foi assinado por alguns países que se propuseram a diminuir a emissão desses gases. Porém os países mais industrializados e que também são os que mais poluem como China e Estados Unidos, ficaram de fora desse acordo com a justificativa de que sua economia seria afetada.

4. História da Poluição Ambiental

4.1. Agricultura

A agricultura foi de grande importância para o desenvolvimento do homem. Antigamente os seres humanos viajavam por longas distâncias a procura de alimentos. Com o cultivo do seu próprio alimento e a criação e animais, o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário.

Com esse grande passo dado através da agricultura gerou-se, ao longo do tempo, agravamentos ao meio ambiente. Para plantar alimentos o homem desmata certa área através do corte das árvores ou ateando fogo no solo. As queimadas enfraquecem o solo, elimina alguns micro-organismos e prejudicam a fauna e a flora. Com o solo empobrecido em nutrientes, o homem tem dificuldades em manter a sua plantação e parte em busca de novas áreas para o plantio.

Além desses impactos locais e regionais causados através da devastação de florestas, há um perigoso impacto em escala global. A queima das florestas tem colaborado para aumentar a concentração de gás carbônico (principal gás do efeito estufa) na atmosfera.

4.2. Criação de gados

A criação de animais para obtenção de carne, pele, leites e seus derivados, tornou-se um negócio lucrativo para muitos produtores. Porém, como muitas outras técnicas utilizadas pelo homem para explorar os recursos da natureza, essa também tem gerado conflitos com o meio ambiente.

Os produtores desmatam áreas arbóreas para a criação e pastos. Muitas vezes utilizando-se da prática das queimadas que prejudica o solo e diminui a vida útil daquela região. Quando essas terras não se tornam mais produtivas para a alimentação do gado, os produtores devastam uma área maior para transformarem em pastos.

Outro problema na criação desses animais é que eles emitem gás metano através da digestão que é um gás mais potente do que o dióxido de carbono no processo do efeito estufa.

4.3. Desenvolvimento das indústrias e poluição ambiental

A Revolução Industrial contribui e muito para os problemas ambientais. A queima de combustíveis fósseis lança na atmosfera diversos gases prejudiciais à saúde a ao meio ambiente, além da destruição de florestas que causam grandes prejuízos ao ecossistema.

A partir desse momento o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todos os prejuízos desse “progresso”. Quase todas as cidades do mundo sofrem com o efeito da poluição. Países como Japão, Estados Unidos, México, Brasil encontram-se na lista dos países mais poluídos do mundo. Dois desses países, Japão e Estados Unidos, prejudicam ainda mais devido a sua intensa produção industriais.

4.4.Uso do carvão, seus méritos e deméritos

No uso do carvão apresenta os méritos e deméritos. Os méritos: segundo relato os índios no Brasil utilizava para combater doenças como tremores e úlceras. Eram usados nas indústrias, fabrica pizzaria, padarias, churrascaria e outros. O demérito: e importante analisar o fator social, a atividade laboral que os trabalhadores faziam ate chegar no carvão. Adultos e crianças não tinha condições ambientais, salariais e lugares perigosos que poderia prejudicar a saúde desses após a atividade. O reflorestamento e cuidados com meio ambiente, solo, com futuro não existia.

4.6. Minas e poluição ambiental

O desenvolvimento da poluição ambiental esta relacionada com aumento das refinarias, indústrias têxtil, químicas e outras. A poluição ambiental proporciona a contaminação do solo, água, ar. A forma incorreta de eliminação do lixo nas grandes cidades tem agravado e prejudicado o meio ambiente, não tendo coleta seletiva em todo pais, falta de conscientização das pessoas, falta de investimento nas crianças. As leis precisam mudar com passar dos anos, os estragos, enchentes, tragédias que poderia ser evitada coma prevenção e preocupação do governo e ser humano. Tem sido afetado com esse descontrole natural o ser humano, os animais, os vegetais. Programas preventivos devem ser instalados nas grandes indústrias e empresas. As leis precisam mudar, após recurso e verba do governo, devem oferecer treinamento de capacitação as indústrias, fiscalização, estudos, conscientização o governo devem aplicar multa para correção desses empresários e pessoas que não se preocupa com meio ambiente.

5. Definições de Incômodo Público e Poluição Ambiental

A poluição ambiental também conceitua lizada como incômodo público e vice e versa, vem tornando-se assunto frequente nos meios sociais.

Todos nós temos consciência dos transtornos causados pela poluição do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com