TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Pesquisas Acadêmicas: Quimica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2012  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 9

Quimica

É a ciência que estuda a natureza, as propriedades e as transformações da matéria.

A química não tem por objetivo o estudo do corpo, mas sim, o estudo da natureza da matéria de que ele é constituído, isto é, da substância. Por esse motivo não devemos dizer que o hidrogênio é um corpo simples ou que a água é um corpo composto e, sim, substâncias simples ou substâncias composta.

A química para efeitos didáticos pode ser dividida em: química pura e química aplicada.

QUÍMICA PURA corresponde ao estudo científico sem a preocupação de conclusões de ordem prática.

A química pura pode ser dividida em: química geral, química descritiva e química analítica.

QUÍMICA APLICADA corresponde a aplicação dos conhecimentos científicos, isto é, a aplicação desses conhecimentos nas ciências e nas artes.

CANAIS DA QUIMICA:

Classificação dos Combustíveis

Combustíveis Sólidos

São formados de C, H2, O2, S, H2O e cinzas, sendo combustíveis somente o C, O2, H2 e o S. Entre os combustíveis sólidos, temos os minerais como lenha, serragem, bagaço de cana, etc.

Os combustíveis sólidos para serem usados devem estar sob forma de pó muito fino, ele é pulverizado com o ar durante a alimentação do cilindro. O grande problema que apresentam os combustíveis sólidos, é a inaceitável erosão provocada nos pistões, válvulas, cilindros, etc. Isto acontece porque os produtos da combustão contêm partes muito duras, que ao depositarem nestes órgãos, causam estes inconvenientes.

Combustíveis Líquidos

Também podem ser minerais ou não minerais. Os minerais são obtidos pela refinação do petróleo, destilação do xisto betuminoso ou hidrogenação do carvão. Os mais usados são a gasolina, o óleo diesel e o óleo combustível. Estes combustíveis são formados de hidrocarbonetos, sendo o óleo diesel C8H17 e a gasolina C8H18. Os combustíveis líquidos não minerais são os álcoois e os óleos vegetais. Entre os álcoois, temos o álcool metílico e o etílico, enquanto que os óleos vegetais são formados de C, H2, O2 e N2.

Combustíveis Gasosos

Além de terem um baixo custo, porque geralmente são gases obtidos como subprodutos, são combustíveis que formam com o ar uma mistura mais homogênea.

Esta característica, contribui para uma melhor distribuição nos cilindros, aumentando o rendimento do motor. Aumenta também a facilidade da partida a frio do motor.

Os combustíveis gasosos, segundo o seu processo de fabricação podem ser:

- Gás natural - é encontrado em locais arenosos que contêm petróleo em várias profundidades do subsolo.

Os principais gases naturais são:

• Metano CH4

• Etano C2H6

• Dióxido de carbono CO2

• Nitrogênio N2

Os gases naturais obtidos através da refinaria de petróleo são:

• Propano

• Butano

- Gás do gasogênio - estes gases são obtidos através da combustão do carbono.

O emprego dos gases do gasogênio na automobilística, foi muito usado no tempo da guerra, devido a inexistência de outros combustíveis. Hoje em dia não é muito utilizado, por apresentarem os seguintes inconvenientes:

• Alta percentagem de poluição

• Baixo poder calorífico

• Para serem produzidos, são necessários equipamentos de grande porte.

- Gás do subproduto - pode ser obtido pelos seguintes processos:

• Processo destinado a produzir coque. A parte volátil do carbono é liberada com o aquecimento dos hidrocarbonetos mais pesados, obtendo assim um gás em H2 e CH4

• Processo de produção de aço, onde se tem a formação essencialmente do CO e N2.

Por: Simone Teles Rocha Mello

Elementos Químicos

Um pré-requisito necessário para construção da tabela periódica, foi a descoberta individual dos elementos químicos. Embora os elementos, tais como ouro (Au), prata (Ag), Estanho (Sn), cobre (Cu), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg) fossem conhecidos desde a antiguidade. A primeira descoberta científica de um elemento, ocorreu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo.

Durante os 200 anos seguintes, um grande volume de conhecimento relativo às propriedades dos elementos e seus compostos, foram adquiridos pelos químicos. Com o aumento do número de elementos descobertos, os cientistas iniciaram a investigação de modelos para reconhecer as propriedades e desenvolver esquemas de classificação.

A primeira classificação foi a divisão dos elementos em metais e não-metais. Isso possibilitou a antecipação das propriedades de outros elementos, determinando assim, se seriam ou não metálicos.

Físico-Química

Para melhor compreender o estudo de determinada disciplina, geralmente se faz uma fragmentação motivada pela semelhança de assuntos a fim de focar mais em uma área específica do conhecimento. Para tanto, o estudo da físico-química é a junção de duas disciplinas. Vamos entender?

A física é a ciência responsável pelo estudo da matéria e dos fenômenos naturais e a química preocupa-se com a composição da matéria, suas propriedades e leis. Juntando as duas, objetiva-se estudar as propriedades físicas e químicas da matéria.

Você deve estar se questionando quais assuntos são de competência da físico-química. Vejamos! Com as questões ambientais em voga, as alterações de temperatura tem sido constante alvo de pesquisa, assim como, o calor, a pressão e volume. No que tange aos estados das substâncias, inteira-se das sólidas, líquidas e gasosas, assim como das modificações e interações pelas quais passam.

Normalmente o estudo dessa disciplina tende a se relacionar mais com a física e inclui em seu domínio estudos da termoquímica, cinética química, química quântica, mecânica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com