TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Anhanguera

Trabalho Escolar: Quimica Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2012  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  4.229 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho tem a finalidade de mostrar a atmosfera, biosfera e hidrosfera (mar) como fonte de materiais úteis para o ser humano; suas utilidades cotidianas e algumas aplicações industriais desses materiais.

Compreender o significado do conceito de substâncias simples e compostas, mistura homogênea e heterogênea, entender a importância dos processos de separação de misturas como forma de obter matéria prima para as indústrias e também identificar e representar uma ligação iônica; distinguir a classe dos compostos que podem ser produzidos a partir do cloreto de sódio extraído da água do mar.

Etapa 1

Identifique quais os gases que compõem a atmosfera e suas respectivas concentrações (porcentagem no ar). Descreva pelo menos uma aplicação de cada gás.

R: A atmosfera é constituída por vários gases. Sendo os principais o Nitrogênio (N2) 78% e o Oxigênio (O2) 21%. Suas aplicações: Nitrogênio – Líquido de Refrigerante e o Oxigênio - em tratamento de água.

Compare os gases que compõem a atmosfera e responda se todos eles são substâncias simples. Justifique sua resposta.

R: Comparando o Nitrogênio e o Oxigênio observa-se que ambos são classificados como substâncias simples, pois têm um único elemento químico. Na teoria são reconhecidos por apresentarem apenas um símbolo. No caso N2 e O2.

Pesquise como é realizada a separação dos gases que compõem a atmosfera.

R: Não há separação de gases leves e nem de gases mais pesados da atmosfera, devido à constante mistura turbulenta que acontece em larga escala na atmosfera.

Pesquise e elabore um resumo sobre a “produção industrial da amônia pelo processo de haber-bosh”.

R: O azoto, matéria-prima necessária à produção do amoníaco, era obtido no século XIX a partir dos depósitos naturais de nitrato de sódio, que existiam principalmente no Chile (os chamados "nitratos do Chile"). Em finais do século XIX ficou claro que esses depósitos não podiam satisfazer a crescente necessidade de compostos de azoto em todo o mundo. Haber e Bosch, ambos de nacionalidade alemã, destacaram-se neste desafio de investigação química, o que lhes valeu a atribuição do Prêmio Nobel da Química. Haber desenvolveu o modelo de produção de amoníaco e Bosch resolveu dificuldades técnicas na aplicação desse modelo.

Elabore um texto em grupo descrevendo a importância da atmosfera como fonte de matéria prima.

R: A atmosfera é uma camada formada por diversos gases que ficam envolvidos pela força gravidade e pelo campo magnético do planeta terra.

A atmosfera tem a função de proteger os organismos à exposição de níveis perigosos da radiação ultravioleta, contém os gases necessários para a respiração celular e fotossíntese e fornece a água necessária para a vida.

O nitrogênio é a substancia de maior quantidade na atmosfera terrestre. Ele é utilizado nas indústrias pela destilação do ar líquido ou pelo enriquecimento através de filtros moleculares. O elemento está presente na composição de substâncias excretadas pelos animais, normalmente na forma de uréia e ácidas úricas

O oxigênio é essencial para a respiração celular dos organismos aeróbios. Essa molécula é gerada durante a fotossíntese das plantas e posteriormente é utilizada pelos seres vivos no processo de respiração.

Sabendo que o petróleo é uma mistura de muitos compostos que contém em sua cadeia carbônica principalmente carbono e hidrogênio, escreva o nome de cinco compostos extraídos do petróleo.

R: Gasolina, Óleo Diesel, Querosene, Parafina e Nafta.

Em sua opinião, há diferença no processo de separação dos compostos o petróleo, com o processo de separação do etanol do mosto fermentado? Explique.

R: Sim, o petróleo no processo de separação é apenas destilado; enquanto o etanol, primeiramente fermentado e em seguida é destilado.

Pesquise a quantidade de calor liberado na queima (combustão) de 1 litro de etanol e de 1 litro de gasolina (sem etanol).

R: A gasolina tem 29,8% de queima maior que o Etanol, pois é mais forte, já o Etanol tem uma pequena quantia de água misturada. Portanto a gasolina sem etanol libera mais calor em sua combustão.

Reúna com sua equipe para debater a seguinte questão: “O etanol é um substituto perfeito ao petróleo quando este deixar de existir no planeta”. Em seguida a equipe deve produzir um texto de uma página que resuma as principais idéias com consensuais da equipe.

R: O etanol apresenta as vantagens de ser renovável e poluir menos do que a gasolina, e também, o Brasil leva vantagem por ser o país mais eficiente na produção desse combustível.

Os biocombustíveis são energias renováveis e soltam menos CO² na atmosfera, no entanto para produzi-los é preciso que um grande estudo de impacto ambiental seja feito, para que acontecimentos negativos não ocorram sobre um determinado bioma.

As plantações de cana-de-açúcar para produção do álcool, por exemplo, destruíram grandes partes da Mata Atlântica principalmente no nordeste brasileiro e com certeza, haverá um enorme agravamento desse quadro se o biodiesel vier a ser produzido em larga escala. Serão milhares de hectares com plantações de soja, pinhão manso, mamona, dendê, girassol e macaúba.

O etanol, além de poder ser usado como combustível verde pode ser fonte de criação de monômeros (unidades moleculares repetitivas) para a formação das moléculas de plástico (polímeros), substituindo o petróleo na confecção de plásticos e outros materiais.

Concluindo, se o etanol será um substituto não sabemos, porém até o momento é uma alternativa, mas tem que ser bem estudada e projetada, para futuramente trazer mais benefícios a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com