TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Analitica II

Trabalho Escolar: Quimica Analitica II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Determinação da dosagem de ácido acetil salicílico em comprimido

1) Objetivo: Esta experiência tem como objetivo determinar o teor, em massa, de ácido acetilsalicílico em comprimidos de analgésicos como Aspirina®,através da titulação potenciométrica.

2) Fundamento Teórico: O objetivo da titulação é a determinação da concentração ou da massa da fórmula mínima do material químico titulado compondo um líquido puro ou uma solução. O material químico titulante, compondo outro líquido ou solução é utilizado para atingir o objetivo acima, mediante uma reação química que apresente pelo menos uma mudança observável. A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exata de uma solução. Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar é designada por titulado. O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quando se atinge o ponto final da reação ou ponto de equivalência da reação. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores ou instrumentalmente. Quando se utilizam indicadores, esta variação é facilmente detectada, pois corresponde a uma alteração de cor.

3) Materiais e Reagentes:

Reagentes Vidrarias Equipamentos

NaOH Beckers 100 e 150ml Balança Ana. de 3 casas

C2H6O Proveta graduada 50ml Espátula de aço inox

H2O Bastão de vidro Suporte universal

Fenolftaleína Bureta graduada 25ml Garra para bureta

Comprimido de AAS Pissete 500ml

Erlenmeyer 250ml

4) Procedimento Experimental

Primeiramente pesou-se três comprimidos de AAS, utilizando a balança analítica. Ao pesar o comprimido em um béquer de 150mL, foi em seguida triturado o comprimido com auxilio de um bastão de vidro. Em seguida adicionou-se aproximadamente 20mL de H2Oe 20ml de álcool etílico PA no béquer para solubilizar o comprimido. Nesse intervalo o NaOH 0,1M foi colocado na bureta de 25mL para realizar a titulação do AAS presente no comprimido.

Neste experimento, o teor de ácido acetilsalicílico num comprimido é determinado através de sua titulação com uma solução padronizada de hidróxido de sódio, A reação envolvida nessa titulação potenciométrica é uma reação ácido-base, entre o AAS e NaOH, descrita pela equação química abaixo.

C8O2H7COOH(alc/aq) + NaOH(aq) C8O2H7COONa(aq) + H2O(l)

OBS: O ácido acetilsalicílico é praticamente insolúvel em água, mas solúvel em etanol. Por isto que se usa uma mistura água/etanol na sua dissolução.

5) Questionário

Calculo para determinação da dosagem de ácido acetil salicílico em um comprimido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com