TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Analitica III

Monografias: Quimica Analitica III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina

Química Análitica III

Professora:

Aluno:

INTRODUÇÃO

DEFINIÇÃO: Característica que consiste na capacidade de as águas neutralizarem compostos ácidos, devido a presença de bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos, quase sempre de metais alcalinos ou alcalinos terrosos (sódio, potássio, cálcio, magnésio, e outros) e, ocasionalmente boratos, silicatos e fosfatos. É expressa em miligrama por litro de carbonato de cálcio equivalente. (NBR 9896/1993).

A alcalinidade presente na água auxilia na determinação da dosagem das substâncias floculantes, no tratamento da água e de despejos industriais e junto com outros parâmetros analisados, fornece informações para o estudo das características corrosivas ou incrustantes da água.

A alcalinidade à fenolftaleína representa apenas o teor de hidróxidos e/ou carbonatos da amostra, expresso em termos de CaCO3. Enquanto a alcalinidade total representa o teor de hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos da amostra, expressa em termos de CaCO3.

Uma água que possui alta alcalinidade apresenta valores acima de 2000 mg/L de CaCO3; uma água que possui baixa alcalinidade apresenta valores abaixo de 20 mg/L.

MÉTODOS:

1) Método titulométrico com indicador.

2) Método potenciométrico.

ACIDEZ

DEFINIÇÃO DE ACIDEZ DAS ÁGUAS: Capacidade que um meio aquoso possui de reagir

quantitativamente com uma base forte a um pH definido . É expressa em miligramas por litro de carbonato de cálcio equivalente, a um determinado pH (NBR 9896/1993).

A água com teor acentuado de acidez pode provocar corrosão no meio em que as mesmas atravessam ou nos recipientes onde são armazenadas, influem na velocidade das reações químicas e processos biológicos. Os ácidos fortes, ácidos fracos (ácido carbônico e ácido acético), sais hidrolisáveis como sulfato de ferro ou alumínio, são os mais comuns causadores de acidez nas águas.

Do ponto de vista ambiental a problema mais grave reside no derramamento de efluentes industriais sem prévio tratamento, na natureza. Mesmo sendo os efluentes ácidos um tipo de poluição que se dissipa a medida que vai se afastando do ponto de lançamento, os efeitos químicos e bioquímicos negativos (solubilização de metais e pH inadequado à vida, principalmente) podem ser observados nos locais imediatos do despejo.

MÉTODOS:

a) Titulométrico com indicador.

b) Titulação potenciométrica.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »