TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RAIVA

Artigos Científicos: RAIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 3

Justificativa:

O município de Xinguara localiza-se no sul do Pará, tendo acesso através da rodovia PA 279 e a PA 150, faz limites com alguns municípios: Rio Maria, sapucaia e Agua Azul do Norte. E tem uma população de 48 mil habitantes segundo IBGE a população e concentrada mais na zona urbana e menos na zona rural e sua fonte de economia e basicamente agropecuária, a renda financeira e proveniente de servidores públicos, fabricas, frigorifico e outros. As secretarias municipais existentes no município são: Secretaria municipal de saúde, de educação, de obras, de assistência social e de esporte. A secretaria municipal de saúde possui as seguintes estruturas ESF, ACS, ACE, CEO, NASF, Hospital Municipal, UPA, SAMU. Academias de saúde, laboratório municipal e os programas da atenção básica. Atualmente na região do sul do Pará tem sido registrados casos de leishmaniose tanto tegumentar quanto Visceral. O município de Xinguara apresentou leishmaniose tegumentar/visceral no bairro Tanaka como fica na periferia onde houve suspeita de calaza em cães. Diante desta situação já foram tomadas as primeiras medidas de controle no combate a LV e LT e sendo elas: coletas de amostras de sangue realizado durante a campanha antirrábica e encaminhado ao laboratório de referencia devido o resultado laboratorial ocorreu o sacrifício de cães, foi colocada armadilhas para captura dos vetores e posteriormente a aplicação de inseticida. Mediante a real situação atual, lançamos mão de um plano de ação para desenvolver uma atividade no referido bairro.

LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA:

Doença infecciosa que afeta o homem e vários animais. E causado por um protozoário do gênero leishmaniose. No Brasil e também conhecido como calazar. Na área urbana, o cão (canis familiares) e a principal fonte de infecção. No ambiente silvestre os reservatórios são as raposas e os marsupiais ( como ratos e preguiças).

LESHMANIOSE TEGUMENTAR

SINTOMAS: Febres irregular de longa duração, falta de apetite, emagrecimento e fraqueza, feridas na pele e mucosa.

LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA

SINTOMAS: Febres irregular de longa duração, fraqueza, falta de apetite, emagrecimento e barriga inchada.

Sinais aparentes em cães infectados:

Lesões na pele, crescimento exagerados de unhas queda de pelo com inicios no redor dos olhos e nas orelhas, Emagrecimento lacrimejamento. Os cães podem ficar infectados por vários anos sem apresentar sinais clínicos

LEISHMANIOSE TEGUMENTAR

A leishmaniose e uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral. Calçada por protozoário flagelado gênero leishmaniose da família das trypanosomatidae . É um zoonoses comum ao cão e ao homem. É transmitida ao homem pela picada do mosquito flebotomíneos que compreendem gêneros lutzomyia (chamado de mosquito palha ou birigui ).

Em nossa região e conhecido como mosquito palha ou tatuquira.

LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA:

A evolução e crônica e a comete isoladamente ou em associação a pele mucosa do nariz, boca, faringe e laringe. E uma doença infecciosa não contagiosa com a ampla distribuição mundial e no continente americano. Os vetores da leishmaniose tegumentar americana são insetos denominados flebotomias, pertencentes a ordem de pitera, família psychodidae, (conhecido) subfamília phebotomineas, gênero lufzomyia, popularmente, dependendo da localidade geográfica, como o mosquito palha tatuquira. Ambos os sexos se alimentam do néctar de plantas, mas somente as fremias se alimentam de sangue para postura dos ovos.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »