TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RDR AVA Direitos Humanos

Dissertações: RDR AVA Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  2.204 Palavras (9 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1

DEFINIÇÃO DE SALÁRIO:

É a remuneração que um trabalhador recebe pelo serviço que ele executa, o valor deste salário é variável de acordo com o contrato firmado entre o empregador e o empregado.

Existe um valor mínimo que deve ser pago para o funcionário, conforme as leis trabalhistas brasileiras ou de associações ou sindicatos que o empregado pertence.

Salário é:

• O pagamento de um trabalho

• Constitui uma medida do valor de um indivíduo na organização

• Coloca uma pessoa em uma hierarquia de status dentro da organização

• Para o indivíduo => meio para alcançar outros objetivos (fonte de renda)

• Para a organização => Custo: reflete no custo do produto ou serviço final

• Investimento: aplicação de dinheiro em um fator de produção - o trabalho

Salário é a contraprestação devida pelo empregador em função do serviço prestado pelo empregado, o salário não é devido tão-somente pela contraprestação do serviço, mas também pelo tempo em que o empregado fica à disposição do empregador.

TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW

Segundo, Maslow se refere a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas, Sendo elas:

O segundo nível da hierarquia é constituído por uma série de necessidades de segurança. Uma vez atendidas as necessidades fisiológicas, a tendência natural do ser humano será a de manter. Na seqüência, quando a segurança é obtida, surgem as necessidades de pertencer a grupos, associar-se a outras pessoas, ou seja, de se igualar. Estas necessidades são chamadas de sociais ou de associação. O passo seguinte na escala de necessidades é o da estima ou de “status”. Neste ponto, as necessidades de destaque, proeminência, reconhecimento e admiração por parte do grupo são manifestadas por ações que buscam diferenciar.

TEORIA DOS FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVACIONAIS DE HERZBERG

Herzberg desenvolveu um estudo para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. O resultado destes estudos foi pela primeira vez publicado em 1959, sob o título "a motivação para trabalhar. Os estudos incluíram pesquisas, onde os trabalhadores de diversas empresas eram estimulados a explicitar quais seriam os fatores que os desagradavam, assim como os que os agradavam na empresa. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de Motivadores. Aqueles que desagradavam levaram o nome de fatores de Higiene. Por isso, a teoria é mais conhecida como "a Teoria dos dois fatores de Herzberg: Motivação - Higiene".

TEORIA DA MOTIVAÇÃO PELO ÊXITO E/OU MEDO DE MACCLELLAND

David McClelland, através da Teoria da motivação pelo êxito e/ou medo, destaca três motivos (necessidades) que orientam a dinâmica do comportamento humano.

Teoria da motivação pelo êxito e/ou medo (McClelland):

Necessidade/Meio de Satisfação:

* Realização - competir como forma de auto-avaliação;

* Afiliação - relacionar-se cordial e afetuosamente;

* Poder - exercer influência.

Esta teoria sustenta que diferentes indivíduos tem diferentes níveis de cada motivo, mas nunca a inexistência de qualquer deles, em especial o da realização (motivação pelo êxito), aprendido inicialmente na infância.

Esses motivos têm relação íntima à resolução de problemas. Sendo assim, quando o indivíduo obtém sucesso, utilizando-se de determinado meio (motivo), tenderá a repetí-lo para a solução de outros problemas, o que caracterizará o estilo da pessoa.

Essas necessidades apontadas por McClelland correspondem aos níveis mais altos da pirâmide de Maslow e aos fatores motivacionais de Herzberg.

CONCEITO DE SALÁRIO E MOTIVAÇÃO

A satisfação das necessidades nem sempre é plenamente alcançada. Pode existir uma barreira ou obstáculo que impeça a satisfação da necessidade. Toda vez que a

satisfação é bloqueada por uma barreira, ocorre uma frustração. A frustração impede que a tensão existente seja liberada e mantém o estado de desequilíbrio e tensão." Portanto, para existir um bom relacionamento, um clima organizacional e profissional saudável, principalmente aos níveis mais baixos da organização, deve existir uma boa comunicação. Para que a motivação seja importante para o funcionário trabalhar feliz, com uma produtividade eficaz, gerando benefícios para a organização e

resultados cada vez mais positivos, a comunicação é fundamental.

O Administrador tem que mostrar a esse funcionário que ele deve gostar do que faz, que tem que perceber que tem um significado o que faz, e também, fazê-lo acreditar naquilo que faz. Não pode-se permitir que a distância entre euforia, motivação e desânimo seja grande, pois é preciso discernir o que realmente é importante para o funcionário.

Assim, em troca desse elemento simbólico e intercambiável ( dinheiro ), o homem é capaz de empenhar parte de si mesmo, de seu esforço e de sua vida." Portanto, pode-se afirmar que, o salário é um dos principais fatores que causam a motivação, pois os funcionários quando recebem um aumento percebem que estão melhores e irão desempenhar suas tarefas cada vez melhor para alcançar satisfação de suas necessidades. Esse fator ( o salário ) quando não alcançado nos parâmetros esperados pelos funcionários, os tornam insatisfeitos na execução de suas tarefas, gerando uma

série de problemas para outros ou todos os setores da organização e, também para si mesmos.

RELATÓRIO DA PESQUISA

O relatório de pesquisa tem por finalidade abordar uma temática discutida nas empresas: Salário e Motivação.

Motivar, dentro das organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com