TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIDADE DOS IMPOSTOS NO BRASIL.

Artigos Científicos: REALIDADE DOS IMPOSTOS NO BRASIL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 3

REALIDADE DOS IMPOSTOS NO BRASIL.

Impostos são valores pagos em moeda corrente por pessoas físicas e jurídicas para o Estado, Município ou Federação, e na maioria das vezes, esse recurso é utilizado para subsidiar gastos públicos com saúde, educação, segurança, transporte, cultura, entre outros.

Os impostos incidem sobre praticamente todas as ações que envolvam recebimentos ou pagamentos diretos ou indiretos, por exemplo, Imposto de Renda, sobre salários, lucros, ganhos de capital e patrimônio e compras ou aquisições diversas.

Em pesquisa realizada pela IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), o Brasil apresenta a terceira maior carga tributária mundial entre as maiores economias, só perdendo para França e Itália.

Essa carga de tributação elevada se dá pelo aumento recorrente dos gastos públicos, incompetência administrativa e principalmente pela corrupção e desvios de dinheiro publico.

A conscientização da população e principalmente dos gestores desses recursos é de extrema urgência, pois pagamos impostos de países de primeiro mundo e em contra partida recebemos serviços de terceiro mundo.

Através da informação e da conscientização todos podemos cobrar mudanças no sentido de uma menor carga de impostos e de um melhor uso do dinheiro obtido através desses recursos.

Ninguém sabe ao certo o quanto se esvai nos ralos da corrupção no Brasil, contudo em uma lista feita com 30 países e que considera os que proporcionalmente mais arrecadam impostos, o Brasil amarga a última posição no retorno efetivo para a sua população.

A grande diferença do Brasil para os demais países está justamente na forma como este recurso é utilizado, foi realizada uma pesquisa que fazia o confronto entre a carga tributária e o IDH do País, – Índice de Desenvolvimento Humano que considera a expectativa de vida, educação e renda da população. O melhor resultado seria um maior indicador significando que grande parte dos impostos, efetivamente volta como benefícios à população. A outra parcela serve para manter a máquina governamental funcionando, incluindo gastos com os salários e verbas parlamentares.

Com uma carga tributária girando em torno de 25% do PIB nacional além do alto índice de desenvolvimento, Austrália, Estados Unidos e Coreia do Sul são os países que mais devolvem o que cobram já o Brasil ficou bem atrás de vizinhos como Uruguai e Argentina.

O país arrecada muito com tributos, mas ocupa apenas a 84ª posição no ranking de desenvolvimento.

Infelizmente existe um descontrole da administração pública brasileira, se opta sempre em aumentar a tributação ao invés de controlar a aplicação dos recursos e utiliza-los de forma inteligente e sustentável.

Em números, só no ano passado, a União, os Estados e Municípios arrecadaram cerca de R$ 650 bilhões de reais sendo que este ano está previsto mais ou menos R$ 750 bilhões de reais em arrecadação, portanto dinheiro não falta, o que falta mesmo é um bom gerenciamento da maquina publica.

O futuro dos impostos no Brasil é observado com bom animo por parte dos estudiosos e cientistas políticos brasileiros, pois existe uma grande possibilidade de mudança no sistema tributário do pais através de uma sonhada reforma Tributária, que traria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com