TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECEBIMENTO DE MATERIAIS PARA ARMAZENAGEM

Por:   •  20/7/2014  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  1.517 Visualizações

Página 1 de 9

1. Recebimento de materiais para armazenagem

1.1. Recebimento

Constitui-se nas atividades de recebimento propriamente ditas, inspeção e conferência do material e suas condições de aquisição, com o consequente aceite ou rejeição pelo almoxarifado.

• Conferência documental- É o confronto dos dados do documento fiscal (Nota Fiscal), com a Autorização de Fornecimento de Material – AFM, verificando as condições comerciais pactuadas e constantes na AFM.

Esta verificação é necessária porque qualquer divergência verificada posteriormente poderá dificultar a liquidação contábil e o pagamento da aquisição.

• Conferência quantitativa - A inspeção quantitativa compreende em a conferência e contagem do material recebido, em confronto com a quantidade informada na Nota Fiscal e na Autorização de Fornecimento de Material – AFM, ou outro documento que gerou o fornecimento do material.

• Conferência qualitativa –A inspeção qualitativa compreende a verificação da qualidade do material entregue pelo fornecedor à vista da Autorização de Fornecimento de Material – AFM, e as especificações nela contidas.

No recebimento, a análise/inspeção do material entregue pelo fornecedor torna-se imprescindível para perfeita identificação do material em comparação com os requisitos técnicos exigidos.

1.2. Tipos de Inspeção no recebimento

Essa inspeção poderá, dependendo do caso, se dar sob duas formas:

• Inspeção 100%- aquela em todos os materiais, um à um, devem ser minuciosamente analisados.

• Inspeção por amostragem- utilizada quando do recebimento do grande volume de um determinado material, onde se faz necessário formar um lote de inspeção, que se dará pela seção aleatória de certa quantidade de unidades, para verificação de conformidade com o exigido e constante no contrato de compras.

A ABNT recomenda que uma análise por amostragem se dê por 5 a 10% do total de unidades entregues.

Ao se deparar com qualquer problema técnico no recebimento, o almoxarife deverá utilizar os materiais técnicos, catálogos dos fabricantes, desenhos, projetos técnicos e ainda, quando necessário, elaborar testes de

laboratório ou recorrer ao requisitante para que essa faça o reconhecimento técnico do material.

Somente após o recebimento e aprovação do material pelos setores competentes, é que será dado o recebimento definitivo, observando, é claro, se o quantitativo entregue está de acordo com o exigido.

Cabe observar que, conforme estabelece o Art. 161, § 4º, da Lei Estadual 9.433/05:

“O recebimento definitivo de obras, compras ou serviços, cujo valor do objeto seja superior ao limite estabelecido para a modalidade de convite, deverá ser confiado a comissão no mínimo, 03 (três) membros”.

1.3. Instrumentos utilizados na inspeção do recebimento

Segue abaixo alguns instrumentos utilizados em inspeção:

BALANÇA

2. Endere

2. Endereçamento e Utilização de materiais para armazenagem

O sistema usado para localizar e recuperar as mercadorias dos pontos de armazenagem é a consideração final no projeto de movimentação de materiais. Há dois métodos básicos: O sistema de endereços fixos e o sistema de endereços variáveis, (Ballou,1993,pg 188).

Considere o problema de localizar um item. Quando mercadorias chegam ao

depósito, elas devem ser colocadas em algum lugar do armazém de depósito de armazenagem.

Quando um pedido é montado, os itens apropriados precisam ser encontrados e retirados.

Como isto pode ser executado eficientemente quando os níveis de estoque dos produtos oscilam devido a variações na oferta e demanda e quando a própria linha de produto muda devido à entrada de novos itens e a saída de outros, (Ballou, 1993, pg 189).

2.1. Sistema de Endereçamento Fixo

O sistema de endereçamento fixo designa certa localização para cada produto. Este sistema de localização é simples e, caso não haja muitos produtos armazenados, nenhum tipo de codificação formal será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com