TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECEBIMENTO DE MATERIAIS PARA ARMAZENAGEM

Artigo: RECEBIMENTO DE MATERIAIS PARA ARMAZENAGEM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  1.790 Visualizações

Página 1 de 9

1. Recebimento de materiais para armazenagem

1.1. Recebimento

Constitui-se nas atividades de recebimento propriamente ditas, inspeção e conferência do material e suas condições de aquisição, com o consequente aceite ou rejeição pelo almoxarifado.

• Conferência documental- É o confronto dos dados do documento fiscal (Nota Fiscal), com a Autorização de Fornecimento de Material – AFM, verificando as condições comerciais pactuadas e constantes na AFM.

Esta verificação é necessária porque qualquer divergência verificada posteriormente poderá dificultar a liquidação contábil e o pagamento da aquisição.

• Conferência quantitativa - A inspeção quantitativa compreende em a conferência e contagem do material recebido, em confronto com a quantidade informada na Nota Fiscal e na Autorização de Fornecimento de Material – AFM, ou outro documento que gerou o fornecimento do material.

• Conferência qualitativa –A inspeção qualitativa compreende a verificação da qualidade do material entregue pelo fornecedor à vista da Autorização de Fornecimento de Material – AFM, e as especificações nela contidas.

No recebimento, a análise/inspeção do material entregue pelo fornecedor torna-se imprescindível para perfeita identificação do material em comparação com os requisitos técnicos exigidos.

1.2. Tipos de Inspeção no recebimento

Essa inspeção poderá, dependendo do caso, se dar sob duas formas:

• Inspeção 100%- aquela em todos os materiais, um à um, devem ser minuciosamente analisados.

• Inspeção por amostragem- utilizada quando do recebimento do grande volume de um determinado material, onde se faz necessário formar um lote de inspeção, que se dará pela seção aleatória de certa quantidade de unidades, para verificação de conformidade com o exigido e constante no contrato de compras.

A ABNT recomenda que uma análise por amostragem se dê por 5 a 10% do total de unidades entregues.

Ao se deparar com qualquer problema técnico no recebimento, o almoxarife deverá utilizar os materiais técnicos, catálogos dos fabricantes, desenhos, projetos técnicos e ainda, quando necessário, elaborar testes de

laboratório ou recorrer ao requisitante para que essa faça o reconhecimento técnico do material.

Somente após o recebimento e aprovação do material pelos setores competentes, é que será dado o recebimento definitivo, observando, é claro, se o quantitativo entregue está de acordo com o exigido.

Cabe observar que, conforme estabelece o Art. 161, § 4º, da Lei Estadual 9.433/05:

“O recebimento definitivo de obras, compras ou serviços, cujo valor do objeto seja superior ao limite estabelecido para a modalidade de convite, deverá ser confiado a comissão no mínimo, 03 (três) membros”.

1.3. Instrumentos utilizados na inspeção do recebimento

Segue abaixo alguns instrumentos utilizados em inspeção:

BALANÇA

2. Endere

2. Endereçamento e Utilização de materiais para armazenagem

O sistema usado para localizar e recuperar as mercadorias dos pontos de armazenagem é a consideração final no projeto de movimentação de materiais. Há dois métodos básicos: O sistema de endereços fixos e o sistema de endereços variáveis, (Ballou,1993,pg 188).

Considere o problema de localizar um item. Quando mercadorias chegam ao

depósito, elas devem ser colocadas em algum lugar do armazém de depósito de armazenagem.

Quando um pedido é montado, os itens apropriados precisam ser encontrados e retirados.

Como isto pode ser executado eficientemente quando os níveis de estoque dos produtos oscilam devido a variações na oferta e demanda e quando a própria linha de produto muda devido à entrada de novos itens e a saída de outros, (Ballou, 1993, pg 189).

2.1. Sistema de Endereçamento Fixo

O sistema de endereçamento fixo designa certa localização para cada produto. Este sistema de localização é simples e, caso não haja muitos produtos armazenados, nenhum tipo de codificação formal será necessário. A principal desvantagem deste método seria a possível criação de espaço ocioso.

2.2. Sistema de Endereçamento Variável

Foi projetado para superar as desvantagens do sistema fixo. Quando mercadorias chegam ao armazém, são designadas a qualquer espaço livre disponível. Esse método possibilita melhor uso da área, mas, para manter o registro de um item que pode estar em diversos locais diferentes, deve-se ter um código de recuperação eficaz. Devido ao padrão sempre variável do arranjo dos produtos, deve existir um sistema elaborado de preenchimento dos pedidos (Manual ou Informatizado) combinado com a codificação.

Apesar do sistema de endereço variável possibilitar melhor utilização do espaço, esse pode resultar em maiores percursos para montar um pedido, pois o único item pode estar localizado em diversos pontos. Este método de localização é mais popular em sistema de manuseio e armazenagem automatizados, com o mínimo de mão-de-obra.

No caso de sistemas paletizados com grande volume de movimentação, uma mistura dos dois sistemas provou ser bastante prática. Isto é feito pelo confinamento de produtos em certas zonas do armazém. Dentro dessas zonas, os produtos são guardados em endereços variáveis, conforme s disponibilidade de espaço, (Ballou, 1993, pg 188).

3. Equipamentos e estruturas para armazenagem

3.1. Equipamentos

Os equipamentos de movimentação devem ser selecionados obedecendo a um plano geral de administração do fluxo de materiais e de produtos, para que, no final dos investimentos se tenha um todo coerente que atenda à necessidade da empresa.

Recomenda-se sempre que se desenvolva um plano geral de administração dos fluxos de materiais e de produtos, para que, dentro dessas diretrizes do planejamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com