TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECONHECE O TEMA COMO CONTROVERSO

Por:   •  29/1/2019  •  Monografia  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

PADRÁO PARA ANÁLISE

                       

ESTUDANTES

RECONHECE O TEMA COMO CONTROVERSO

RECONHECE E CITA VANTAGENS E DESVANTEGENS E/OU MALEFÍCIOS E BENEFÍCIOS

RECONHECE A NATUREZA CONTROVERSA DO TEMA, CITA VANTAGENS E DESVANTAGENS/MALEFÍCIOS E BENEFÍCIOS E SE POSICIONA

TAREFA 01

RESUMOS DOS TEXTOS

OFERECIDOS PELA PROFESSORA

(08/08/2016)

TAREFA 05

PAINEL COMPARATIVO PAT

(PESQUISA SOBRE VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS TRANSGÊNICOS)

(26/08/2016)

TAREFA 10

PRODUÇÃO TEXTUAL

(24/11/2016)

E02

“Alguns cientistas acham a liberação dos mosquitos extremamente arriscada”

“Milhares mosquitos foram soltos ...  São soltos apenas os mosquitos machos que são aqueles que não picam. Ao cruzar com as fêmeas seus descendentes não chegarão a fase adulta, ou seja, não conseguirão se reproduzir”

(10/08/2016)

“A transgenia pode trazer várias vantagens como: aumentar a produção de alimentos com baixo custo; a introdução de novas características num organismo, como produção de anticorpos por plantas transgênicas. Apesar de suas inúmeras vantagens, a transgenia traz riscos, como: alergias, “prejudicação” no tratamento de algumas doenças.”

“O objetivo da empresa é soltar os mosquitos transgênicos na natureza e ao cruzar com as fêmeas seus descendentes serão mortos. Mas tudo isso não existe 100% de segurança, no caso de ocorrer alguma falha não sabemos as consequências que isso pode trazer.

Outro grande risco é que com a eliminação do Aedes aegypti, outra espécie vai assumir seu lugar, o Aedes albopictus que é um mosquito ainda mais nocivo. Essa é uma pesquisa muito interessante, pois serve de alerta para a população dos graves riscos dos mosquitos transgênicos

Aedes transgênicos é um tema que tem muitas controvérsias”;

Alguns cientistas não consideram as mutações genéticas, e que essas podem interferir nos genes dos transgênicos. Na relação como ambiente pode haver alterações e isso pode ser o causador da ineficácia da técnica;

“A base conceitual da transgenia diz que desde meados de 1970 pesquisadores vêm notando que há uma enormidade de interações entre os genes e o ambiente na vida dos organismos. Estas relações, além de mudarem as funções dos genes também conferem nova estrutura a genes e genomas.”

O Aedes transgênico não é uma arma eficaz, deve haver mais estudos e pesquisas

“Uma pesquisa divulgada em fevereiro desse ano diz que o prefeito de Jacobina decretou situação de emergência caracterizada como desastre biológico de epidemias. Antes disso, a MOSCAMED havia divulgado redução de 81 a 100% no número de mosquitos. Isso mostra que os mosquitos diminuíram, mas os casos de dengue, não.”

E05

“Eu entendi que os mosquitos são produzidos na empresa inglesa Oxitec e os mosquitos Aedes aegypti trazem riscos ainda pouco entendidos aos seres humanos. O que deveria ser um mosquito modificado, mas que trouxesse benefícios aos humanos.”

“Os mosquitos transgênicos são seres com seu material genético e genes alterados. Na leitura do texto foi possível verificar que os mosquitos transgênicos em que o gene é alterado, podemos perceber que ele traz vantagens (nos previne de doenças) e desvantagens (possíveis impactos ambientais)”

O processo de separação (dos mosquitos machos e fêmeas no laboratório), dado através de uma “peneira” não é confirmado como 100% seguro, isso porque durante a passagem dos machos que são menores, ocorre aproximadamente 0,2% de escape de fêmeas que equivale a 300 mil mosquitos transmissores da doença.

Portanto, o mosquito Aedes aegypti como objetivo de erradicar e controlar o alto índice da doença traz consequências desagradáveis como desequilíbrio biológico, desaparecimento do Aedes podendo tal forma o surgimento de um mosquito mais nocivo sendo ele o Aedes albopictus que pouco é conhecido pela ciência.

Posicionando-me contra a técnica da transgenia do mosquito porque, segundo o Centro Nordestino de Medicina Popular e, segundo tudo que estudei, é um experimento irresponsável, tornando o povo brasileiro como cobaia de algo que pode prejudicar a todos no futuro.”

E08

“O projeto recebeu diversas críticas, entre elas:

Houve a redução de mosquitos, mas não houve diminuição da incidência de dengue;

A diminuição do Aedes aegypti no ambiente acaba resultando no aumento do Aedes albopictus, outro vetor da dengue e ainda mais nocivo;

Falhas no sistema da OXITEC permitiram a liberação indesejada de machos não estéreis e fêmeas, o que dificultaria o controle da espécie.

Apesar dessas opiniões negativas, a respeito do projeto, o chefe de desenvolvimento de negócio da OXITEC, afirma que a avaliação técnica, baseada na ciência, conclui que essa solução é segura e pode ser usada contra os mosquitos da dengue. O que dá esperança contra essa ameaça.

Como qualquer outro tema polêmico na atualidade, a transgenia possui suas vantagens e desvantagens, seus críticos e defensores.

Visto os resultados relacionados, há diversos estudos que comprovem, a transgenia resulta em um desequilíbrio na natureza e traz consequências ainda desconhecidas a saúde humana, como possíveis alergias e resistência a antibióticos. No caso do meio ambiente, as conseqüência podem ainda ser mais sérias.

“...

Além disso, a invenção de tal tecnologia poderia diminuir gastos, já que o custo do tratamento individual da dengue é elevado. Segundo pesquisas, 5 bilhões de dólares são movimentados a cada ano no mundo, visando o seu combate.

Porém, tal iniciativa é passível de falhas como o escape das fêmeas no momento de separação das pupas que passam a ser livres e consequentemente transmissoras de doenças. Há também a questão ambiental, pois as mutações genéticas podem interferir em sua relação com o ambiente.

Portanto, para que haja total eficiência e resultados positivos com a implantação do PAT, e necessário aprimoramento nas áreas de pesquisa e tecnologia de maneira que se elimine os riscos e possam torná-lo ambientalmente seguro.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com