TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HIDRICOS

Trabalho Escolar: RECURSOS HIDRICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 4

NOME DO ALUNO

GESTÃO DE RECURSOS HIDRICOS

ANALIZAR A QUESTÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA E PROPOR MEDIDAS DE GESTÃO DOS RECURSOS HIDRICOS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Tecnologia em Gestão Ambiental III - Com tema: “”

Orientadores. Profs:

Tutor(a) Eletrônico(a):

Tutor(a) de Sala:

Montes Claros

2013

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2 - LOCALIZAÇÃO ....................................................................................................4

3 - DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ...............................................................................5

4 - MEDIDAS PROPOSTAS ......................................................................................6

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................7

REFERÊNCIAS ...........................................................................................................8

1 - INTRODUÇÃO

O corpo hidrico que escolhi é o Rio Vieira, por razões de ainda ser um rio limpo antes de entrar em nossa cidade, se tornando o esgoto público. Observo a responsabilidade que adquirimos quando um recurso antes inesgotável posa a vir ser esgotável.

A água compõe todos os seres sendo de estrema importância, temos que nos ater aos fatos que todo corpo hídrico deve ser tratado se possui risco, temos que buscar a melhora do ecossistema que é degradado a todo momento, e foi até mal estruturados em relação aos rios, corregos e lagoas. Temos que recuprerar toda fonte hidrica, pesquisando e nos conscientizando da sua importância.

2 – LOCALIZAÇÃO

O rio vieira tem sua nascente na propriedade particular fazenda dos vieiras, hoje já foi dividida em várias entre elas a fazenda Betânica, a 8 km de Montes Claros e possui uma extenção de 70 km. Tem como minadoros que o abastece os Corregos dos Mangues, Vargem Grande, os Rios dos Bois, Pai João,e também outros regos. Ele vem a desaguar no Rio Verde Grande na Fazenda Canaci no Município de Capitão Enéas, que desagua no Rio São Francisco e por fim no Oceano Atlântico. Seus afluentes são Rio dos Porcos, Rio dos Bois, Rio Cedro, O Mocambo Firme.

3 – DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO

O Rio Vieira nasce como todos em um lugar arborizado com sua mata ciliar preservada, tem uma grande volume de água limpa, plantas aquáticas, forma até uma pequena caichoeira. Quando entra em Montes Claros sua água fica turva que facilita o assoreamento pois a mata ciliar de suas margens foram destruídas, ele se torna o esgoto onde se deposita todos canos de esgoto que vem das casa na cidade.

Noto o desequilíbrio e o prejuízo causados pela cidade ao rio onde o crescimento da cidade foi sinal de destruição, prejudicando o meio ambiente, há muitos anos as escolas da cidade fazem passeio a sua fonte para que os estudantes conheçam o verdadeiro rio, e a poluição contida dentro da cidade pois sua extenção corta a cidade por completo.

O que antes de chegar na cidade é um rio normal límpido, se torna um ambiente para proliferação de bactérias e causador de mau cheiro, devido ao desequilíbrio que sofre ao jogarem dentro dele materiais orgânicos ou melhor todo material de esgoto e resíduos sólidos produzidos na cidade isso trouxe grande prejuízos a todos. Onde causa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com