TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGIME DE CAIXA

Resenha: REGIME DE CAIXA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Resenha  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  346 Visualizações

3. REGIME DE CAIXA

Na apuração do resultado do Exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas nos respectivos exercícios, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores.

O Regime de Caixa somente é admissível em entidades sem fins lucrativos, em que os conceitos de receita de despesa se identificam, algumas vezes, com os de recebimento e pagamento.

Para realizar a medição dos resultados de uma empresa, o mais comum e recomendado é que se utilize do Regime de Competência, onde além de se considerar as vendas efetuadas e as despesas realizadas também se consideram a depreciação, que no Regime de Caixa não é considerada.

REGIME DE COMPETÊNCIA

Se a compra ocorreu no mês de janeiro com pagamento em fevereiro, a despesa deverá constar nos registros de janeiro, embora o pagamento seja feito em fevereiro.

As entidades com fins lucrativos são fundamentais os conceitos de custo e de receita, que envolvem o regime de competência, pois a elas não importa o que foi pago ou recebido, mas o que foi consumido e recuperado, para apuração do resultado do exercício.

As empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a adotar o regime de competência para fins de apuração dos tributos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com