TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO CONTABIL E ESTRUTURA DE CAPITAIS

Ensaios: RELATORIO CONTABIL E ESTRUTURA DE CAPITAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  5.476 Palavras (22 Páginas)  •  1.175 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 03

2 – HISTORICO DA EMPRESA - PÃO DE AÇUCAR 04

3 - ESTRUTURAS DE CAPITAIS 06

3.1- PCT – Participação de Capital de Terceiros 07

3.2- PE – Perfil do Endividamento 08

3.3- IPL – Imobilização do Capital Próprio 09

3.4- IRNC – Imobilização de Recursos Não Correntes 10

4 – RESULTADOS DE LIQUIDEZ 11

4.1 – ILG - Índice de Liquidez Geral 12

4.2 – ILC – Índice de Liquidez Corrente 13

4.3 – ILS – Índice de Liquidez Seca 14

4.4 – ILI – Índice de Liquidez Imediata 15

4.5 - Análises dos índices 16

5 – CAPITAL DE GIRO 18

5.1 - NCG - Necessidade de Capital de Giro 18

6 – ÍNDICES DE RENTABILIDADE 19

6.1 – MB – Margem Bruta 20

6.2 – ML – Margem Líquida 22

6.3 –RPL - Rentabilidade do Patrimônio Líquido 22

6.4 – GA – Giro do Ativo 24

6.5 – RA – Rentabilidade do Ativo 24

7 – CONCLUSÃO 25

8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26

1 – INTRODUÇÃO

O relatório contábil é uma peça integrante da prestação de contas de uma empresa elaborado pelos profissionais da área contábil.

Este trabalho tem como objetivo identificar os efeitos financeiros 2008-2009 no balanço patrimonial da empresa Grupo Pão de Açúcar. As Demonstrações contábeis utilizadas foram Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

Como ressaltado por Matarazzo (2003, p. 147), “Índice é a relação entre contas ou grupo de contas das Demonstrações Financeiras, que visa evidenciar determinado aspecto da situação econômica ou financeira de uma empresa.”

A seguir apresentam-se os principais índices que devem ser utilizados na análise de balanços. Estrutura de Capital, liquidez e rentabilidade. A estrutura de capital evidencia a situação financeira da empresa, isto é, procura apontar os grandes caminhos das decisões financeiras em termos de obtenção e aplicação de recursos, a Liquidez que determinadas variáveis contábeis de uma empresa que visam fornecer um indicador da capacidade da empresa de pagar suas dívidas, a partir da comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades e por ultimo a rentabilidade, evidenciam o quanto renderam os investimentos efetuados pela empresa. A rentabilidade pode ser entendida como o grau de remuneração de um negócio. Retorno é o lucro obtido pela empresa.

2 – HISTORICO DA EMPRESA - PÃO DE AÇUCAR

Fundado em 1948, o Grupo Pão de Açúcar foi pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil e, em 2009, consolidou-se como a maior empresa de varejo da América Latina.

O Grupo, cuja sede está localizada na cidade de São Paulo, encerrou o ano de 2009 com 1.080 lojas, 79 postos de combustíveis e 150 drogarias, distribuídos em 18 Estados e no Distrito Federal, que totalizam uma área de vendas de 1,7 milhões de metros quadrados, além de uma infra-estrutura logística composta por 28 centrais de distribuição instaladas em 11 estados.

Esses números já contemplam as 455 lojas da rede Ponto Frio, adquirida em junho de 2009, mas ainda não incluem os 508 pontos de venda da Casas Bahia, cuja associação com o Grupo Pão de Açúcar foi anunciada em dezembro de 2009. Para garantir uma atuação diversificada no mercado e atender às diferentes necessidades e expectativas dos consumidores, o grupo mantém uma estrutura multiformato com os modelos supermercados (Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de bens duráveis (Ponto Frio e Extra Eletro), lojas de conveniência (Extra Fácil) e Atacarejo (Assaí). O Grupo mantém ainda operações de comércio eletrônico nas áreas de alimentos (www.paodeacucar.com.br) e não alimentos (www.extra.com.br e www.pontofrio.com.br).

Desde 1999, o controle da Companhia é compartilhado com o Grupo Cassino, segunda maior empresa de varejo da França, o que garante intercâmbio de know-how e sinergias entre áreas importantes como global sourcing, lojas de conveniência e marcas exclusivas.

Em 2003, associou-se à rede Sendas, do Rio de Janeiro, o que permitiu consolidar sua participação naquela região. Desde 2004, mantém uma parceria com o banco Itaú na gestão da FIC – Financeiro Itaú CBD, que ampliou a oferta de serviços e produtos financeiros em suas lojas. E, desde 2007, controla a joint-venture criada em parceria com a rede atacadista Assaí, de São Paulo, sendo que em 2009 adquiriu os 40% remanescentes do controle do Assaí, o que proporcionará mais dinamismo e sinergias.

O Grupo Pão de Açúcar tem ações listadas na Bovespa desde outubro de 1995 e na Bolsa de Nova York (ADR nível III), desde maio de 1997. Em 2009, registrou faturamento bruto de R$ 26,2 bilhões (já com as vendas registradas pelo Ponto Frio a partir de julho). Durante o ano, 46 novas lojas foram inauguradas, e outras 455 foram adquiridas do Ponto Frio, o que representa um crescimento de 28,2% na área de vendas.

A Companhia promove ainda, no dia a dia de suas atividades e em toda a sua cadeia de valores, práticas e comportamentos que refletem um modelo de negócios capaz de alavancar o desenvolvimento econômico das comunidades nas quais está localizada, considerando os aspectos humanos, sociais e ambientais. Somente em 2009, foram investidos cerca de R$ 60 milhões em iniciativas voltadas para o consumo consciente e a gestão sustentável, além de programas sociais e de estímulo à qualidade de vida.

A sustentabilidade como padrão de comportamento também é foco das diversas ações desenvolvidas, como a adoção de embalagens recicláveis em seus produtos de marcas exclusivas; a consolidação do sucesso das estações de reciclagem, que reduzem os impactos ambientais e geram emprego e renda para comunidades carentes; o desenvolvimento de sacolas retornáveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com