TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO INORGANICA EXPERIMENTAL

Artigos Científicos: RELATORIO INORGANICA EXPERIMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  1.768 Visualizações

Página 1 de 4

REAÇÕES DOS METAIS ALCALINOS TERROSOS E REAÇÕES DOS HIDRÓXIDOS DE METAIS ALCALINOS TERROSOS

Autor:

Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

Campus: Bodocongó - CEP: 58109-970

Campina Grande - Paraíba (PB)

Experimento 2: Obtenção de Hidróxidos de metais Alcalinos Terrosos

Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba, Campus Bodocongó, 58109-970, Campina Grande-PB.

Resumo: Os metais alcalinos terrosos apresentam as mesmas tendências nas propriedades que foram observadas no grupo um, contudo, o berílio é uma exceção. Cálcio, estrôncio e bário reagem facilmente com água fria, liberando hidrogênio e formando os hidróxidos. São fortemente eletropositivos e reagem com água, assim as soluções aquosas não podem ser usadas no deslocamento dos mesmos por outro metal, ou na obtenção por via eletrolítica.

Os átomos dos elementos do grupo dois são grandes, pois a carga adicional no núcleo faz com que esta atraía mais fortemente os elétrons. Eles têm cor branca e prateada, possuem dois elétrons de valência que podem participar de ligações metálicas. Metais do grupo dois são mais duros, suas energias de ligação são maiores e seus pontos de fusão e ebulição são muito mais elevados que os dos metais do grupo um.

Palavra Chave: metais alcalinos terrosos, sulfatos e solubilidade.

Introdução

Os metais alcalino-terrosos são os elementos químicos do grupo dois (2A) da tabela periódica, formando uma família ou uma série química, e são os seguintes: Berílio (Be), Magnésio (Mg), Cálcio (Ca), Estrôncio (Sr), Bário (Ba) e Rádio (Ra). São mais duros e mais densos que os metais alcalinos, fundindo-se a temperaturas mais altas. São menos reativos que os metais alcalinos, sendo o berílio e o magnésio os menos reativos deste grupo. Possuem tendência de perder os dois elétrons mais externos e formar íons 2+. Os elementos deste grupo nunca se encontram em estado metálico na natureza. Podem ser preparados pela eletrólise de seus haletos no seu estado fundido, porém a maneira mais conveniente de preparar pequenas quantidades de outros metais alcalinos terrosos é por meio da redução de seus óxidos por metais redutores disponíveis.

Procedimento Experimental

O experimento foi da seguinte maneira:

Parte I:

-Em um béquer de 50 ml pesamos 0,5g de Oxido de Magnésio (MgO) e depois adicionamos 2 ml de água, em seguida a solução foi agitada e observamos seu aspecto, que ficou branco com um liquido pastoso. Após adicionarmos 25 ml de agua destilada a solução foi agitada e continuou branca, mas alguns minutos depois formou um precipitado no fundo do béquer.

-Em seguida filtramos a solução num funil e com um papel filtro, até obtermos uma solução límpida e transparente, este processo foi muito lento, pois estava dependendo da força da gravidade para que houvesse a filtração, mas no final do processo o liquido ficou de acordo com o que se pedia.

-Repetimos os mesmos procedimentos acima citados para o Óxido de Cálcio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com