TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO - CHOCOLATE

Artigos Científicos: RELATÓRIO - CHOCOLATE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 3

O filme Chocolate relata a história de uma mulher (Vianne) e sua filha Anouk que viajavam pelas cidades, levando com elas o segredo do chocolate. Vianne tinha em suas mãos receitas únicas que foram passadas por gerações. A missão da moça era levar seus “remédios de cacau” para lugares que necessitavam de uma experiência única e de transformação. Ela conta que sempre que o vento do norte sopra, uma ventania absurda, é hora de partir para outro lugar, onde suas receitas devem se espalhar. É assim que mãe e filha chegam a uma cidadezinha rural da França. Lá conseguem um local para poderem montar sua chocolateria. A polêmica começa quando a loja é aberta, pois a cidade tem valores religiosos muito fortes e estão em época de quaresma – jejum total para eles. Vianne também não é nenhuma cristã e não frequenta as missas celebradas na igreja central, portanto a polêmica só aumenta. Algumas pessoas se arriscam a experimentar o tão saboroso chocolate que acaba por transformar algumas delas. É como uma restauração.

Aos poucos, Vianne começa a ser mal vista pelo povo da cidade, induzidos principalmente pelo prefeito, um homem de poder e de interesses, controlador, que manipula inclusive os sermões do jovem padre para influenciar os moradores. Ela começa a ser vista como ajudante do diabo, seus chocolates são pecaminosos, as sensações que eles trazem são infames. Com isso, as pessoas começam a se afastar da loja, ainda mais quando dias depois, um grupo de navegantes – “piratas” por assim dizem – chegam à cidade. A presença deles é um absurdo, pois todos os veem como andarilhos sem nada a acrescentar. Vianne, por não se incomodar com a presença deles – pelo contrário, até se envolve amorosamente com o que seria o capitão, Roux – termina por ser ainda mais recriminada pelo povo e abominada pelo prefeito que quer expulsá-la a qualquer custo.

As pessoas se agradavam com o sabor, com a sensação de comer o chocolate produzido pela mulher, mas acreditavam ser um pecado e por isso se privavam de comê-lo. Certo dia, o prefeito resolve ir até a loja dar um fim nos produtos mas acaba provando-os acidentalmente. Após adormecer na vitrine da loja tendo comido uma quantidade incontável de gramas de chocolate, ele é acordado por Vianne que o ajuda. Tal ato pega o prefeito de surpresa, uma vez que ele que sempre julgou a mulher, acaba vendo sua gentileza e pureza por trás dos doces de cacau. A partir desse dia, ele se torna mais maleável e aceita sua presença, bem como a cidade que em festa pela páscoa confraterniza em paz, sem julgar a jovem Vianne por suas receitas talentosas.

O filme mostra em diversos momentos diferentes signos. Como por exemplo o índice. A sensação que causa as pessoas consumir os produtos feitos por Vianne é indescritível. Mostra-se várias vezes pessoas se deliciando com o gosto ou apenas sentindo o cheiro do chocolate feito ali. O símbolo é apresentado quando os doces feitos são considerados representações do pecado, quando simbolizam para as pessoas, um tipo de ligação de Vianne com o diabo. E também nas cinzas da mãe de Vianne que ficam conservadas em uma urna até o momento em que Anouk a quebra sem intenção e cenas depois, Vianne despeja ao vento do norte. As cinzas representam a mãe que já partiu e a condição de nômades que ambas possuem até o momento em que Vianne liberta-se. Como ícone pude observar a contemplação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com