TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CONSULTORIA

Relatório de pesquisa: RELATÓRIO DE CONSULTORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE CONSULTORIA

ADRIANA MARQUES DOS SANTOS

EDUARDO LOURENÇO DIAS

ESLAINE GOMES DE OLIVEIRA TESSARO

JOSE PEDRO CÂNDIDO

LUCINEI DE SOUZA COSTA

REGINALDO CARDOSO DEOCLECIO

RENATA GOMES

1. APRESENTAÇÃO

Uma análise sobre o regime de tributação na forma de recolhimento no Lucro Real versus o Lucro Presumido . Este estudo tem como principal objetivo , estimar a economia financeira e o impacto na atividade empresarial do imposto de renda pessoa jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro . Dessa forma o trabalho apresenta um estudo de caso na empresa Euro Automação Industrial LTDA. Baseado no demonstrativo de resultado da empresa referente ao exercício social de Dezembro de 2013 A propósito o referencial teórico da pesquisa faz uma abordagem do papel da contabilidade e seus atores na Gestão e planejamento tributário , a contextualização da legislação Tributária e regulamento do impostos de renda para o tipo de atividade da empresa do estudo de caso e por fim a análise dos dados levantados , onde conclui-se que foi relevante o estudo do planejamento tributário , devido ônus tributário significante que empresa teria ao que continuar no regime de apuração do Lucro Real.

1.INTRODUÇÃO

Diante da elevada carga tributaria em que as empresas brasileiras suportam através de inúmeros impostos, e contribuições sociais baseado no poder de tributar da União, estados e municípios e que conseqüentemente reflete no seu desempenho de mercado, as empresas hoje precisam se inovar e ser criativas com ações lícitas para redução dos tributos inevitável sobre o faturamento, ou seja , significa dizer que a renda auferida das empresas como pessoa jurídica, esta sujeita a pagar imposto por está prestando serviços ou comercializando produtos a sociedade, através da apuração de seus resultados ou faturamento, Dessa forma resta as empresas optar por três tipos de regime de tributação sobre a renda existente no Brasil , conforme o regulamento do Imposto de Renda (Decreto 3.000/99) : Lucro Real , Presumido e Arbitrado. A escolha tende a ser criteriosa devido ao equilíbrio das despesas com os impostos federais,tal que se discute o planejamento tributário como forma de encontrar economia financeira em que resulte no menor imposto a pagar , já que no Brasil possui uma elevada carga tributária (somatório dos tributos federais,estaduais, municipais).

Diante de todos esses dados significativos do impacto dos impostos na sociedade empresarial,a carga tributaria alem da redução dos lucros das empresas, inibe a expansão da economia, que reduz o consumo principalmente das pessoas de menor poder aquisitivo. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é analisar qual a melhor opção de arrecadação de tributos federais entre o método do Lucro real ou presumido , na empresa do estudo de caso “Euro Automação Industrial Ltda” , ao passo de estimar a economia financeira e o impacto dos tributos no resultado do exercício social da empresa. A propósito levantamos a justificativa e a problemática.

A presente pesquisa justifica-se em responder a um questionamento que mediante a necessidade de fornecer um diagnostico sobre o posicionamento tributário da empresa em quetão. Em relação a arrecadação de tributos federais na renda e faturamento, usando a contabilidade como fonte de estudos teóricos para que se obtenha uma adequada resposta à gestão tributaria na empresa e garantir uma redução dos encargos através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com