TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Dissertações: RELATÓRIO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  3.162 Palavras (13 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 CATEGORIAS E INDICADORES SOCIAIS AVALIADOS 5

2.2 AVALIAÇÃO DE PROCESSO 6

2.3 AVALIAÇÃO DE RESULTADO 7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

4 REFERÊNCIAS TEÓRICAS 14

5 ANEXO 15

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como objetivo avaliar o atendimento realizado no período do mês de Setembro/2007 pelos profissionais e estagiários de serviço social da Coordenação de Serviço Social através da atividade de orientação e agendamento da Junta Médica Oficial (J.M. O).

Para tal foram realizados como técnica de coleta de dados entrevistas estruturadas de cunho qualitativo com os profissionais e estagiários, onde buscamos conhecer a percepção da profissão diante destes atores, bem como análise documental (relatórios e agendamento), que no proporcionou levantar dados sobre as principais demandas e expressões da questão social apresentados pelos usuários (servidores) e a capacidade de resposta do atendimento e encaminhamentos realizados.

É de fundamental importância buscar a compreensão de cada atendimento que é realizado, valorizando todo conhecimento ali apreendido, aproximando a teoria da prática. Esse saber é trabalhado pelos profissionais de serviço social da Medicina do Trabalho, através da troca, informação, orientação, analise e outros.

Na realização do trabalho é importante também destacar, que o profissional tem que deixar de lado o preconceito, apreciar o seu usuário dentro da sua real necessidade. Cabe ressaltar que os instrumentos teórico-metodológicos e técnico-operativos utilizados no desenvolvimento diário das atividades são relatórios, prontuários médicos, prontuário do serviço social, leis e outros.

A Junto Médica Oficial (JMO) é uma atividade realizada pela Coordenação de Serviço Social dentro da Medicina do Trabalho junto aos médicos peritos, onde somente o servidor estatutário /efetivo da Prefeitura de Vitória, tem direito de passar por está atividade (assegurado pelo Estatuto do Servidor deste Município). Para passar pela (JMO), onde será avaliado por até 3(três) médicos, o servidor tem que ter completado 60 dias de licença médica, devidamente registrado em seu prontuário.

A licença autorizada pelos médicos após a (JMO), pode se estender no período de até 2 (dois) anos, sendo a mesma concluída. O servidor após o encerramento da JMO passará novamente pela pericia médica que após parecer encaminhará o mesmo para retorno das atividades, mudança de atividades (caso não possa exercer a mesmo) ou ser encaminhado para aposentadoria por invalidez.

O atendimento de marcação de Junta Médica é realizado pelos profissionais e estagiários de serviço social, dentro de uma sala reservada e por no máximo 2 profissionais, quando necessário. Normalmente é realizado somente por um profissional e usuário, onde o mesmo é ouvido, e se for necessário encaminhado ou acompanhado pelo serviço social, isso segundo a necessidade individual de cada um.

Em um processo de avaliação os profissionais são chamados a pensar criticamente em relação a ação desenvolvida, buscando descortinar a realidade de seus usuários e seu campo de atuação, ou seja estabelecer uma prática refletida e não a técnica pela técnica.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CATEGORIAS E INDICADORES SOCIAIS AVALIADOS

CATEGORIAS DE ANÁLISE

INDICADORES

1. Percepção da profissão;

• Entrevitas semiestruturada com Profissionais e estagiários de serviço social

2. demandas e expressões da questão social apresentados pelos usuários (servidores);

• Entrevitas semiestruturada com Profissionais e estagiários de serviço social

• Análise documental nos prontuários dos servidores.

3 capacidade de resposta do atendimento e encaminhamentos realizados.

• Busca ativa no agendamento da Junta Médica Oficial

Para este trabalho foram propostos três categorias: percepção da profissão diante da ação realizada (orientação e agendamento da Junta médica Oficial), demandas e expressões da questão social apresentadas pelos usuários (servidores) e a capacidade de resposta do atendimento e encaminhamentos realizados.

Entendemos tais categorias como primordiais para a compreensão da realidade e cotidiano presenciado por todos os atores sociais da Coordenação de Serviço Social, procurando efetivar uma avaliação crítica capaz de leva-lo9s a refletir e propor melhorias no atendimento realizado, promovendo a ampliação do acesso a diversos direitos dos servidores.

2.2 AVALIAÇÃO DE PROCESSO

Assim como nos afirma SILVA (2000:74) ao se referir a avaliação de processo:

A avaliação de processo é um dos modelos clássicos de avaliação de políticas e programas sociais que se centra em um dos aspectos do conteúdos da própria avaliação – seu processo. Visa, sobretudo, aferir a eficácia de um programa. Ou seja, visa assegurar em que medida o programa está sendo implementado conforme as diretrizes preestabelecidas e iguais as relações entre produto gerado e as metas previstas ou desejadas.

Destacamos a importância de se conhecer os pontos fortes e fracos das atividades executadas, sedo assim para coletar informações que nos leve a compreender estes pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com