TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II - EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo: RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II - EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  4.234 Palavras (17 Páginas)  •  1.483 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2. CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO.........................................................05

3.CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR...................................................................................06

3.1ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO..................................................................................................06

4. PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS............................11

5.APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO......................................................................................................12

6.MOSTRA DE ESTÁGIO...............................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

REFERÊNCIAS.................................................................................................14

1- INTRODUÇÃO

O estágio Curricular Obrigatório exigido por esta instiuição de ensino foi desenvovido em uma instituição da rede particular denominado, Escola Infantil Mundo Melhor.localizada no municipio de Araguaína Tocantins..

Os dias ao qual foi realizado o estágio foram dos dias oito de setembro do ano de dois mil e quatorze aos dias vinte e quatro do mês de setembrol, no período vespertino.

O estágio promove a experiência de que o acadêmico precisa para se corelacionar com a realidade do pedagogo e da escola, compreendendo suas funcionalidades e seu andamento num todo,mesmo que de forma mas sucinta.

A aproximação do acadêmico com o cotidiano da vida escolar da criança, facilitando a compreenção da faixa de idade e do trabalho e da função que o pedagogo exerce diante de cada faixa etária.

A escola Escola Infantil Mundo Melhor exerce um trabalho em conjunto com a sociedade com base na religião e na integração social onde em seu funcionamento tem fundamentos em principios religiosos.

A mesma conta com consideravel número de funcionários e oferece aos pais e alunos projetos de apoio social e mesa redonda de conversa para a interação e socialização diante dos conflitos atuais.

Este estágio além de sua experiência possibilitou a visão de uma instituição particular e como é o exercio do pedagogo diante das atividades realizadas pela instituição.

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

A escola possui num enfoque geral uma rotina a ser seguida com horários e limitações onde é visivelmente focado valores morais e religiosos a serem trabalhados em disciplinas.

O estágio tem como objetivo o entendimento e a compreensão das funcionalidades da escola num todo.

Para que se tenha um entendimento mas detalhado as disciplinas disponibilizam individualmente a observação dos espaços educativos, de forma que se perceba as formas de trabalho que cada aréa realiza, analisando os planos desenvolvidos no PPP da escola.

Apartir desse ponto pode –se observar o exercício do pedagogo na instituição escolar, frisando a importância pessoal e profissional que estes exercem.

Ao observar o campo de estagio proposto pela disciplina pode se perceber o que a educação atual oferece á comunidade, como se relacionam onde o pedagogo tem relação muito mas que escolar mas social.. Aproximando o acadêmico da rotina escolar onde discorre a atuação do pedagogo com a sociedade/ comunidade.

Com isto começa a conhecer melhor a prática e os detalhes das funções que compõe o exercicio docente.

A Escola Infantil Mundo Melhor trata da formação de crianças e pré- adolescentes com base no respeito religioso da ética e disciplina. Em vista a formação de cidadãos, criando e promovendo uma rotina ao aluno onde o mesmo vive situações e execuções de projetos sociais que complementem sua formação pessoal.

A instituição conta com um espaço físico, bem estruturado onde possibilita ao aluno melhor locomodidade.

A mesma teve disponibilidade em atender o acadêmico, com apoio pedagógico as distintas dúvidas, esclarecendo as funcionalidades que cada departamento tem a executar.

O espaço fisico favorece a locomoção de alunos com deficiência especial, possui rampas de acesso, Todos os funcionários são caracterizados por um mesmo uniforme, o que identifica o profissional em sua área de atuação

A Escola Infantil Mundo Melhor oferece ensino fundamental e educação infantil, a mesma preoculpada com as crianaças que apresentam dificuldades em apredizagem ofereci reforço extracurricular para melhoramento das notas e dos defit de aprendizagem. .

.

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

A Escola Infantil Mundo Melhor possui Projeto Politico Pedagógico onde enfatiza todas as ações a serem realizadas na instituição, com base nas diretrizes curriculares proposta pelo governo.

3.1-ANALISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP)

A Escola Infantil Mundo Melhor, possui consistencia em questões de assegurar a educação de qualidade, promovendo ações que garantam um ensino de qualidade contribuindo na formação dos individuos.

Ela prima pela disciplina de seus alunos, tendo como base de ensino valores sociais de respeito e cidadânia.

A escola segue um padrão nacional, no qual em todo territorio nacional segue a mesma linha de ensino e comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com