TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TÉCNICO - O CORRETOR

Trabalho Universitário: RELATÓRIO TÉCNICO - O CORRETOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  2.744 Palavras (11 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 11

Corretor de Imóvel e o Mercado Imobiliário

Maisa Aparecida Santos de Sousa

Etec II Osasco – 3º módulo STN

Profª Juliana - Dtcc

RESUMO

Na profissão de corretor de imóveis, como em outra qualquer existem características que definem os tipos de trabalhos que se podem realizar em seu exercício profissional, e no seu dia a dia.

O Corretor que é um profissional remunerado por resultados de vendas e que só conquista seus ganhos, quando efetua uma venda, tem algumas opções de atuação profissional quando decide entrar para esta profissão.

O Corretor poderá atuar no mercado de imóveis em várias especialidades, como por exemplo: Venda de imóveis de terceiros por conta própria, venda de imóveis de terceiros vinculado auma empresa imobiliária, administração de aluguéis, atuar especificamente como captador de imoveis para outras empresas, vendas judiciais, elaborar avaliações de imoveis, lançamentos imobiliários e tantas outras que poderíamos citar aqui.

Neste artigo, porém, estaremos falando especificamente sobre um ramo de atuação dos mais expressivos da profissão de Corretor de imóveis.

O Corretor de imóves como o próprio nome já diz é aquele do qual, o corretor, estará oferecendo imoveis que estão sendo usados e os novos lançados no mercado, e que ao longo de seu trabalho vão sendo construídos pelas empresas e oferecidos durante o prazo previsto de entrega, desde o lançamento na planta até a conclusão da obra.

Palavras Chave: corretor de imóveis e mercado imobiliário

1. INTRODUÇÃO

O mercado imobiliário passa por um bom momnto de vendas imóveis em lançamentos e de imóveis usados, causadoa por uma conjugação favorável de fatores. O crédito imobiliário está acessível. Em nenhum outro período da história as pessoas de baixa renda estiveram comtão boas condições de financiamento imobiliário como atualmente. Diante do aumento da procura, os lançamentos estão oferecendo itens de lazer e diferenciais que antes só eram entregues em prédios de classe média-alta. Para quem tem dificuldades em adquirir um imóvel na planta, por causa de ter que conciliar as parcelas com uma opção interessante de compra.

Com o mercado imobiliário em alta, a concorrência torna-se cada vez mais acirrada. Embora os preços ainda se mantenham em elevação e os profissionais fechando negócios, percebe-se uma certa cautela por parte dos clientes compradores. Os interessados em adquirir casas ou apartamentos têm demostrado mais tempo para formalizar as transações. Eles estão estudando melhor as possibilidades de financiamento, pesquisando preços. A cautela pode ser explicada pela volta da inflação e a consequente redução do poder de compra das famílias. Conhecimento e experiência do corretor de imóveis passam a ter valor.

2. HISTÓRICO

Os corretores de imóveis em épocas passadas, na sua grande maioria, foram profissionais que empreenderam o seu negócio de forma intuitiva e calçado no seu toque pessoal. Por meio de iniciativas próprias, formados na”escola da vida”, entre acertos e erros, conseguiram marcar a sua presença no mercado imobiliário enquanto que outros não obtiveram o mesmo sucesso. As mudanças que ocorriam no mercado não eram tão rápidas e nem tão marcantes.

De certa forma, as empresas trabalhavam com todos os tipos de imóveis e em todos os bairros da cidade, nas atividades de compra, venda e locações. O espírito que prevalecia era de concorrência direta com outras empresas que atuavam na mesma cidade ou localidade.

Neste trabalho o corretor de imóveis irá vivenciar diversos estágios que um imóvel pode ter e terá a oportunidade de conhecer melhor os aspectos que envolvem todas as fasesda construção civil. É uma boa oportunidade profissional de desenvolver aptidões detalhadas sobre aspectos físicos, estruturais, arquitetônicos de acabamento, relacionados a venda do imóvel.

Pré-requisitos para execer a profissão de corretor de imóveis:

Para atuar no mercado imobiliário como corretor de imóveis, o interessado deve ter no mínimo 18 anos.

Existem duas maneiras para ingressar regularmente no mercado imobiliário. Através do Curso Técnico em Transações Imobiliárias(TTI) e do Curso de Bacharelado em Ciências Imobiliárias, para quem possui segundo grau.

Ambos os cursos qualificam o profissional para o exercício da profissão de corretor de imóveisem todo o território nacional. Sem uma dessas titulaçõs o profissional não pode dar entrada no registro do Conselhor Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI)

A lei nº 6.530/78 consolidou a profissão e concedeu a seus integrantes o título de Técnico em Transações Imobiliárias.

O trabalho normalmente é vinculado a uma disposição e dedicação especiais, nesta área o profissional é orientado e cobrado a se integrar plenamente ao ambiente de vendas das empresas responsáveis pela comercialização dos lançamentos incluindo finais de semana e feriados se for necessário. As empresas cobram do corretor presença quase que diária nas atividades de vendas e plantões de vendas, que podem ser na própria sede da empresa, como também nos locais em que se realizam as obras dos imóveis a serem entregues, ou em áreas que estiverem no cronograma de divulgação de produtos, além de participações em feiras e eventos do setor imobiliário. O corretor também provavelmente será cobrado em atividades adicionais, de acordo com os padrões de cada empresa, como por exemplo:

- Participação em ações conjuntas de divulgação de produtos, dando plantões em stands de vendas móveis ou temporarios, distribuição de panfletos.

- Telemarketing

- Treinamento

- Reuniões de equipe

- Reuniões de diretoria

- Reuniões gerais, que concentram todos os funcionários de vendas da empresa

- Elaboração de pedidos, consiste em formalizar a compra propriamente dita dos imóveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com