TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELETORIO

Por:   •  20/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ANTROPOLOGIA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

MANAUS-AM

11/2014


CLEONIR BIANCHINI DE AZEVEDO

ANTROPOLOGIA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

              Relatório de visita técnica, solicitada pela disciplina de Antropologia, ministrado pelo Professor João Ferdinando Barreto Junior, realizada pela acadêmica do 1º período, noturno.

     

Faculdade Metropolitana de Manaus Fametro

Manaus – 28/11/2014

APRESENTAÇÃO              

           Este relatório tem como intuito apresentar uma análise comparativa entre o Índio, o Caboclo e o Ribeirinho como como eles vivem comunidade e suas culturas, testa forma experimentar e conhece as diferenças culturais também e conviver um pouco com o meio ambiente. Assim contribuir para o crescimento e a formação profissional dos acadêmicos de Psicologia.  

                                     Relatório

A primeira coisa que me surpreendeu foi a beleza da Natureza que os três locais têm em comum, ter um pouco, esta liberdade sem se preocupar, e tendo o privilégio de conviver por um dia com estes lugares mágicos foi muito gratificante. A oportunidade de interagir com as diferentes culturais e hábitos e poder experimentá-los, assim aprender um pouco e desta diferença de culturas me deu outra visão dos índios, caboclos e o ribeirinhos eles têm muitas coisas em comum e outras diferentes.

        Os Índios como os Caboclos e os Ribeirinhos, tem a natureza para desfrutar e a sua fonte de recurso para sobreviver tais como, os alimentos como peixe, frutas, palmitos, a madeira e palha para fazer sua casa, enfim, usufruir dela para sobreviver, os materiais que tiram do meio ambiente para fazer seus artesanatos para vender aos turistas.  São pessoas hospitaleiras como o Pajé Sr. Domingos, que nos apresentou a sua tribo e a sua família. O mesmo revela a importância das antigas tradições indígenas para a sustentabilidade das comunidades e sua significância para a preservação dos ecossistemas amazônicos e para o meio ambiente como um todo. O Sr. Francisco da sustentabilidade das comunidades de Catalão e sua importância para a preservação dos ecossistemas como a criação de pirarucu para pesca sustentável do Pirarucu.

            Os Índios que apresentaram suas danças, o Pajé e alguns índios fazem algumas demonstrações de suas tradições e danças e depois, os visitantes são convidados a dançar juntamente com os índios, cada índio chamava duas pessoas para dançar, logo depois. Já o Caboclo mostra o lugar que é muito original e único, uma trilha suspensa pela mata que leva a o outro lado do rio, andando na trilha podemos inclusive interagir com pequenos macacos que ficam pulando de galho em galho para pegar comida, chegando no final da trilha tem um posto de observação do lago. Uma estrutura construída em madeira, alguns metros acima da água, de onde pode-se ver a Vitória-Régia, a maior planta aquática da região amazônica e também interagir com os animais silvestres que eles cuidam para que os turistas possam tocar e tirar fotos, no dia só tinha o bicho preguiça e a cobra jiboia. Apesar do medo dos animais, não resisti, tomei coragem para segurar e abraçar uma cobra e o bicho preguiça, tirei fotos e o Ribeirinho comunicar que vivem às margens dos rios da comunidade Catalão, ou seja, a parte mais interessante que é o Ecoturismo que se trata de uma localidade muito frequentada pelos turistas, aonde podem pescar o Pirarucu, que é um tipo de pesca esportiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com