TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELETORIO FINAL SUPERVISIONADO

Por:   •  13/6/2022  •  Dissertação  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

[pic 2]

TECIO OLIVEIRA SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ARQUITETURA E URBANISMO

        

[pic 3]

TECIO OLIVEIRA SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da IES Unime – União Metropolitana de Cultura e Ensino para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Estágio Supervisionado I.

Coordenador de Curso: Luciano Pillo.

Itabuna

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)        4

3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS        5

4  DISCUSSÕES        8

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado I, foi realizado em atividades práticas no âmbito do que foi estudado por meio das teoria apresentadas em sala de aula. Assim, foram realizadas atividades mobilizadas dentro dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestres passados, que fez parte da rotina profissional, dos quais destacaram-se: visita técnica, levantamento cadastral, elaboração de projeto arquitetônico, execução de obras, orçamentos, projetos de interiores, atendimento e recepção ao cliente. Sendo estas atividades supervisionado pelo profissional autônomo o Engenheiro Civil Jardel Silva Morais registrado no Crea com atuação ativa na área, com carga horaria total de 160hs.

A convivência no estágio previsto proporcionou um direcionamento na inicialização das atividades pré-profissional na graduação em arquitetura e urbanismo. Foram fundamentais aos desenvolvimentos do profissional, que se permaneceu em contato direto entre profissionais da área e clientes, colocando em pratica tudo que foi estudado.

Na disciplina de estágio I, o aluno recebeu orientações que proporcionou   maior compreensão pratica da vivencia profissional. Desde modo possibilitou uma leitura ampla dos obstáculos na atividade profissional e seu papel social, bem como sua habilidade técnica na estrega de cada trabalho, respeitando as diferenças sociais e leis vigentes.

Todo estágio foi primordial para o conhecimento prático, dentro das orientações técnicas no desenvolvimento profissional. De modo a unir teoria e a pratica nas atividades exercidas, o que possibilitou o contato direto com problemas cotidianos reais, e de toda estrutura que envolve a arquitetura e urbanismo, sua responsabilidade na gestão e organização profissional.

Foi de grande relevância a utilização desse instrumento de prática   indispensável no desenvolvimento e aprendizado, uma vez que permitiu  desenvolver atitudes fundamentais, para ao longo da vida profissional. Que foi possível através de um bom gestor no estágio na instrução do aprendizado e supervisão constante da habilidade profissional.

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)

O estágio foi realizado em um escriório pelo contratante engenheiro civil e profissional autônomo, Jardel Silva Morais, sob o Crea nº3000025209, no periodo de 16 (dezesseis) de Agosto a 19 (dezenove) de Novembro de 2021(dois mil e vinte e um),com carga horária diárias de 4h(quatro horas), das 08:00(oito) horas às 12:00 (doze) horas, 3 (três) dias na semana contabilizando carga  total de 12h(doze horas) semanais, na sua própria residência  em uma cômodo reservado como escritório, situado na cidade de Itabuna-BA. Sua estrutura é formado por duas mesas, com notebbok cada, uma impressora multifucional, armários suspensos.

O contratante atua no mercado na viabilidade de projetos residenciais, projrtos estruturais, reformas e acompanhamento de obras. Tem como público alvo, cliente que deseja construir sua residencia por um profissional capacitado, e também comerciantes que pretendem  reforma de suas lojas, além de outros profissionais para uma análise mais técnica.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No período do estágio foram realizados atividades praticas de acompanhamento e supervisão de projetos. Foram realizados levantamentos cadastral de terrenos e de imóveis já existente, designer de interior para reforma, projetos de ampliação e acabamento, utilizando softwares como Autocad, Sktecchup e com plataforma (BIM)(Building Information Modeling),o Archicad no desenvolvimento dos projetos. Foram feitas reuniões para o planejamentos projetual, lavantamentos de custo, composição dos ambientes e apresentação do projeto ao cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (87.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com