TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIO - AMBIENTAL

Pesquisas Acadêmicas: RESPONSABILIDADE SOCIO - AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 6

RESPONSABILIDADE SOCIO - AMBIENTAL

RESUMO

Tudo que move a economia de um País, e gera divisas internacionais, é uma conseqüência da responsabilidade do processo das indústrias de produção de bens e serviços, que eleva o crescimento da nação com mais emprego e maior renda. Mas é de fundamental importância ter a preocupação com os recursos naturais nos locais onde muitas delas estão inseridas, levando-se em consideração as atividades poluidoras. Este trabalho destaca a importância da educação na preservação ambiental em todos os segmentos. Nas pesquisas realizadas e visitas feitas à empresa em estudo, notou-se as preocupações nessa questão. Muitos projetos estão sendo desenvolvidos para que se tenha destino correto de resíduos decorrentes de suas atividades, e a preocupação na modernização do controle sempre crescente para uma melhor qualidade de vida e para um desenvolvimento sustentável. Chega-se a conclusão de que quando uma empresa trabalha com projetos bem direcionados leva seus colaboradores e às comunidades a conscientização da responsabilidade com a preservação da natureza para atender as necessidades humanas atuais, sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras. Neste pensamento, considera-se a responsabilidade sócio-ambiental uma necessidade em todas as atividades de atuação. Qualquer tipo de projeto só terá sucesso com o envolvimento de toda a população.

Palavra chave: Responsabilidade Social e Ambiental

1. INTRODUÇÃO

O país tem como principais agentes do desenvolvimento econômico, as organizações que, ao longo do tempo pelos avanços da tecnologia e a capacidade de gerar recursos, aumenta a necessidade das ações cooperativas e integradas onde possam desenvolver processos que objetivem gestões de responsabilidade sócio-ambiental.

Com o passar dos tempos a real situação da poluição das águas e destruição do meio ambiente, o desrespeito com a natureza em geral, foi adquirindo proporções alarmantes, sem que as organizações tivessem a preocupação com suas atividades estavam contribuindo para o ambiente e a sociedade tendo a questão sócio-ambiental tão somente como uma ideologia de grupos ambientalistas. Nos dias atuais, a responsabilidade social e ambiental vai conquistando espaço e discussão e debate dentro da agenda dos governos, organizações e também da própria sociedade, que está vendo a despreocupação como um mal para a humanidade.

2. DESENVOLVIMENTO

O Brasil tem apresentado, nos últimos anos, crescimento econômico em grande parte dos setores da indústria. Esse fato tem colocado o País em destaque no cenário internacional, tanto é que tem atraído investidores estrangeiros, tendo em vista a estabilidade econômica e condições de expansão de negócios lucrativos. Há no Brasil inúmeras empresas cujas atividades principais são extremamente poluentes e muitas delas não têm obedecido às leis Ambientais e leis sanitárias, contribuindo com o desequilibro no meio ambiente ecológico. Por outro lado também tem aumentado a preocupação das autoridades ambientalistas por motivo da crescente degradação e poluição do meio ambiente, por atividades que são desenvolvidas por empresas de atividades poluidoras (muitas em nossa região), um dos motivos que o Brasil tem participado de todos os meios e reuniões que dizem a respeito à preservação.

Planejamento, estudo de impacto ambiental, implantação de estação de tratamentos de efluentes e outros meios ajudariam a combater essa destruição e, conseqüentemente, ajudariam a população a ter mais qualidade de vida. O presente trabalho tem a finalidade de verificar o procedimento da empresa pesquisada, em todos seus principais aspectos relacionados à Responsabilidade Social e Ambiental e levar os resultados a comunidade da região.

O trabalho será feito através de pesquisa em loco e bibliográfica, pois objetiva proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito, e porque pode envolver levantamento bibliográfico, entrevista com pessoas experientes no problema pesquisado. Por fim, também é bibliográfica por ser desenvolvida com base em material já elaborado, constituído de livros e artigos científico.

Para alcançar o objetivo proposto estabelece-se como orientação mais adequada para o desenvolvimento da pesquisa àquela fundamentada nos pressupostos humanistas, através da adoção da abordagem com ênfase qualitativa, que é útil em estudos relacionados com assuntos que requerem profundidade na investigação. Através de uma análise criteriosa dos diferentes tipos de pesquisa, identifica-se como a mais adequada, para o desenvolvimento do presente trabalho, o uso de um estudo bibliográfico e documental, onde será realizada uma junção da pesquisa realizada na empresa com a teoria estudada.

2.1 Responsabilidade Social

A Rigesa tem um forte compromisso com a sociedade. Seus projetos sociais procuram atender não apenas às necessidades imediatas das comunidades em que atua, mas promover a conscientização geral sobre as principais questões ambientais, levando conhecimento e recursos a centenas de pessoas.

A empresa desenvolve projetos expressivos como:- Livros Infantis de Educação Ambiental: distribuídos aos filhos de funcionários e comunidades locais. A real conscientização ambiental começa desde cedo. A Rigesa patrocina livros de excelente conteúdo educativo, em linguagem dirigida especialmente ao público infantil, levando informação e cultura aos futuros responsáveis pelo meio ambiente. - Supletivo: através do ensino supletivo, a Rigesa investe na capacitação de seus funcionários, através da aquisição de conhecimento, com o objetivo de proporcionar-lhes um melhor preparo sócio-cultural e conseqüentemente maior competitividade no mercado de trabalho. - Educação ambiental: a Rigesa fomenta o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com