TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILLIDADE EMPREGADOR

Exames: RESPONSABILLIDADE EMPREGADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

De inicio foram apontadas as garantias mínimas previstas na constituição e conceitos básicos, no qual definiu empregador sendo aquele que contrata serviços remunerados, podendo ser pessoa física ou jurídica, já o empregado é o contratado sob uma carga horária e remuneração definida.

Colocou-se em questionamento a Ação Regressiva Previdenciária, esta que tem o objetivo de ressarcimento imposto ao INSS de despesas previdenciárias determinadas pela ocorrência de atos ilícitos, que são apenas três atos ilícitos passíveis de indenização: o descumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho que resultar em acidente de trabalho; o cometimento de crimes de trânsito na forma do Código de Trânsito Brasileiro; o cometimento de ilícitos penais dolosos que resultarem em lesão corporal, morte ou perturbação funcional. O valor da causa é o total de despesas realizadas até o ajuizamento e o correspondente a uma prestação anual.

A fonte geradora de responsabilidade civil é o interesse de restabelecer o equilíbrio da violação. A responsabilidade civil subjetiva está atrelada ao dolo, ao dano, a culpa e o nexo causal que entrelaçam estes, diferente da responsabilidade objetiva que observa o dolo, o dano, o nexo causal e independe da culpa. Será afastada a responsabilização quando a culpa for exclusiva da vítima ou em caso fortuito ou força maior. São requesitos para a responsabilidade de indenizar: ação ou omissão, dano e causalidade. Se causar morte ao lesado o empregador terá que indenizar o funeral e outras despesas decorrentes da fatalidade.

Por fim conclui-se que necessita estudo mais aprofundado ao referido tema, observações dos casos julgados nos tribunais, para se chegar a uma análise mais satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com