TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO-SEGURANCA NO TRABALHO

Por:   •  6/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        1

2        DESENVOLVIMENTO        1

3        CONCLUSÃO        2

BIBLIOGRAFIA        3

  1. INTRODUÇÃO

A Segurança do trabalho é um método utilizado para evitar ou diminuir causas de acidentes dos trabalhadores de uma empresa e/ou de terceiros, assim, esses métodos devem ser utilizados em todos os setores da indústria e comercio. Promover a qualidade de vida do trabalhador, proporcionando um ambiente seguro e saudável são à princípio os principais objetivos da segurança no trabalho. Além disso, os benefícios para o empregador são sem dúvida a maior característica dessa atividade. Assim, a sociedade não perde com o adoecimento de pessoas que possivelmente aumentaria a procura médica/ hospitalar pública, causando maior lotação e suprimindo a capacidade de tratamentos. Além disso, as empresas não perdem sua capacidade de produção e seu capital com despesas inesperadas.

  1. DESENVOLVIMENTO

Para (BARSANO e BARBOSA, 2018), a segurança do trabalho é considerada como uma ciência que tem como finalidade prevenir acidentes, doenças ocupacionais ou agravos negativos na saúde do trabalhador. Ilustram ainda que isso traz mais segurança para o trabalhador que estará em um ambiente mais agradável refletindo sua alegria na esfera familiar.

É interessante que a segurança do trabalho pressupõe observação experiencias e leis que devem ser seguidas para melhor manutenção da segurança de todos em uma empresa. Mesmo assim, há uma necessidade de habilitação e descrição de normas a serem seguidas, sinal que há o assunto não é tão fácil e que requer a colaboração da empresa como um todo.

A segurança nas organizações é fator primordial. Para isso a segurança no trabalho tem papel de sensibilizar os trabalhadores quanto ao uso correto dos equipamentos, informar perigos e irregularidades no serviço e, para tanto, a verificação de falhas, o acompanhamento dos trabalhos executados fazem-se necessários. “Tornou-se comum a adaptação do trabalho ao homem, priorizando as questões de ergonomia, aplicadas na legislação de SST, sendo evidenciada na adaptação e ajuste de máquinas, equipamentos e mobiliário, mudança dos processos produtivos, jornadas de trabalho e intervalos” (VIANA, 2019, p. 2). Assim, estudos ergonómicos da necessidade do trabalhador, bem como os desenhos de postos de trabalho mais confortáveis e seguros são de suma importância (CARVALHO, 2005).

No que diz respeito a segurança no trabalho, (VIANA, 2019) afirma que a maior importância do assunto é a preservação da vida e que nos anos anteriores a 1980 já se falava sobre condições de trabalho. Os primeiros acontecimentos relacionados a esse assunto ocorreram no período da Revolução industrial, quando surgiram diversos movimentos de trabalhadores exigindo condições dignas de trabalho. Na época, crianças e mulheres eram os principais afetados pelo trabalho e sofriam muitos acidentes como mutilações, doenças e morte. Já no Brasil os o movimento foi um pouco mais tarde, em meados de 1930 a 1943 quando foi criada a CLT- Consolidação das Leis de Trabalho. A partir daí, houveram diversas discussões e leis específicas até que em 1978 criou-se as Normas Regulamentadoras, conhecidas como NR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com