TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROBERTO LIMA

Exames: ROBERTO LIMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 11

PÓLO PRESENCIAL DE BARRA DO CORDA

GESTÃO PÚBLICA

CONTABILIDADE BÁSICA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PAULO ROBERTO LIMA BANDEIRA RA: 427388

LAUDINEY BANDEIRA DA COSTA RA: 424462

CICERO CASSIMIRO BARBOSA TAVARES RA: 438049

NILTON BEZERRA RAMOS RA: 438385

OSEAS SOARES PINHO JUNIOR RA: 427392

JOSE DE RIBAMAR REIS PRAZERES RA: 433131

MAURO SERGIO VIEIRA SILVA RA: 405787

BARRA DO CORDA/MA

04/2014

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO....................................................................................04

1. CONTABILIDADE........................................................................05

1.1 O que é Contabilidade .............................................................05

1.2 Quais os objetivos da Contabilidade.........................................05

1.3 Quem são os usuários da Contabilidade....................................05

1.4 Por que a Contabilidade é importante para toda empresa.........06

2. O PATRIMÔNIO NA CONTABILIDADE ...................................06

2.1 – Conceito de Patrimônio ........................................................06

2.2 – Bens ........................................................................................07

2.3 – Direitos ...................................................................................08

2.4 – Obrigações..............................................................................08

2.5 – Patrimônio Líquido...............................................................08

3. BALANÇO PATRIMONIAL.........................................................10

3.1 Elaboração do balanço patrimonial..........................................10

4. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO.............11

4.1 – Conceito de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)11

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................13

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a função de apresentar os conceitos básicos da contabilidade, sua importância e utilidade como também alguns importantes relatórios contábeis que servem para monitorar a situação financeira geral de uma organização.

A contabilidade tem como um de seus atributos dispor de informações úteis para os seus inúmeros usuários e, talvez por isso, e diante de outras restrições naturais que impedem a geração de relatórios que atendam a todas as necessidades especificas, tem sofrido alguns questionamentos sobre as terminologias utilizadas.

O seguinte trabalho apresenta fatos relacionados ao Balanço Patrimonial e ao Demonstrativo de Resultados do exercício proposto. Que com as etapas desenvolvidas da ATPS, ira nos levar ao entendimento da contabilidade como um modo especifico em suas atividades.

1. CONTABILIDADE BÁSICA:

1.1 – O que é Contabilidade?

Segundo Ribeiro (2009, p. 10) “a Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio das empresas.”

Para Marion (1998, p. 24):

Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.

Podemos concluir que a Contabilidade é uma ferramenta que torna possível organizar diversas informações financeiras da empresa.

1.2 – Quais os objetivos da Contabilidade?

Segundo Marion (2006, p. 26):

O objetivo principal da contabilidade, Portanto, conforme a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre tendências futuras.

E segundo Ribeiro (2009, p. 10):

A principal finalidade da Contabilidade é fornecer informações sobre o Patrimônio, informações essas de ordem econômica e financeira que facilitam as tomadas de decisões, tanto por parte de administradores ou proprietários como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

Podemos concluir que o objetivo da contabilidade é controlar a situação do patrimônio da organização e auxiliar no planejamento do que pode e deve ser executado.

A Contabilidade consiste em um registro de fatos e atos administrativos para uma melhor viabilidade dos negócios. Diariamente ocorrem nas empresas acontecimentos que podem ou não interferir no patrimônio, como a compra, venda, pagamentos e recebimentos.

E é a contabilidade a responsável por toda a engrenagem que é de registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no dia-a-dia de uma empresa seja ela pessoa física ou jurídica, lucrativa ou não lucrativa, pública ou privada. Com essas ações a contabilidade fornece informações para a tomada de decisões, e é através da contabilidade que pode-se ler o controle do capital de uma determinada empresa.

1.3 – Quem são os usuários da Contabilidade?

Para Ribeiro (2009, p. 12):

os usuários da Contabilidade são todos aqueles que direta ou indiretamente utilizam as informações fornecidas por ela, seja para acompanhar o desenvolvimento da empresa, seja para tomar decisões administrativas, ou econômicas ou financeiras, para conhecer as garantias que as empresas oferecem para cumprir seus compromissos junto aos seus clientes, fornecedores e, principalmente, ao fisco.

Segundo Marion (1998, p. 25):

Os usuários são pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na contabilidade as suas respostas.

Evidentemente, os gerentes (administradores) não são os únicos que se utilizam da contabilidade. Os investidores, ou seja, aqueles que aplicam dinheiro na empresa estão interessados basicamente em obter lucro, por isso se utilizam dos relatórios contábeis, analisando se a empresa é rentável, os fornecedores mercadoria a prazo querem saber se a em presa tem condições de pagar suas dívidas; os bancos, por sua vez, emprestam dinheiro desde que a empresa tenha condições de pagamento; o governo quer saber quanto de impostos foi gerado para os cofres públicos: outros interessados desejam conhecer melhor a situação da empresa: os empregados, sindicatos, concorrentes etc.

Os usuários são as pessoas físicas ou jurídicas que possuem algum interesse nas informações econômicas e financeiras da organização com diversos objetivos que visam desde uma simples consulta da situação da empresa até a obtenção de lucro com investimento nas empresas em crescimento.

1.4 – Por que a Contabilidade é importante para toda empresa?

Para Marion (2003, p. 23):

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a Administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando os monetariamente, registrando os e sumarizando os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para tomada de decisões.

Segundo Ribeiro (1999, p. 33):

A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

A contabilidade é a principal ferramenta para que o administrador possa ver toda a estrutura da organização para planejar e decidir de forma clara e objetiva com base nas informações e relatórios fornecidos pela contabilidade quais devem ser as próximas ações da organização a serem tomadas sempre visando à eficácia e eficiência.

2 – O PATRIMÔNIO NA CONTABILIDADE

2.1 – Conceito de Patrimônio

Segundo Ribeiro (2002, p. 25): “O patrimônio é um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda”.

PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA

Bens e Direitos (a Receber)

Obrigações (a serem pagas)

Figura 1 disponível em:

http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/12756/material/Apostila%20-%20Contabilidade%20Introdut%C3%B3ria%20II.pdf

Acesso em 04/03/13 às 21:30h.

Para Marion (1998, p. 30):

O termo patrimônio significa, a principio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos.

Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos não se podem identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dividas) referentes aos bens ou direitos.

Em contabilidade, portanto, a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.

Portanto podemos entender que o patrimônio é composto pela soma das propriedades móveis e imóveis conhecidos como bens, títulos de credito a receber conhecidos como direitos e as dívidas conhecidas como obrigações.

2.2 – Bens

De acordo com Marion (1998, p. 30) “entende-se por bens as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas”.

Esses bens são divididos em dois grupos: os bens tangíveis e os bens intangíveis.

2.2.1 – Bens Tangíveis

Para Iudícibus (2000, p. 182), “os Bens Tangíveis são os que têm forma física, tais como veículos, imóveis, mercadorias, dinheiro (Caixa), móveis e utensílios (mobiliário), máquinas etc”.

E para Marion (1998, p. 172) os bens tangíveis:

São aqueles que têm uma substância concreta e podem ser tocados, palpados. Exemplos:

a) Sujeitos a depreciação: Edifícios e Equipamentos.

b) Não sujeitos à depreciação: Terrenos e Obras de arte;

c) Sujeitos a exaustão: Reservas minerais e Florestais.

Podemos entender que os bens tangíveis possuem corpo físico e são divididos em móveis e imóveis os quais possuem valor econômico considerável no patrimônio.

2.2.2 – Bens Intangíveis

Para Iudícibus (2000, p. 182):

Os Bens Intangíveis são os não-constituídos de matéria, cujo valor não reside em qualquer propriedade física, mas no direito de propriedade que é legalmente conferido aos seus possuidores, tais como marcas, direitos e patentes industriais, direitos autorais etc.

E segundo Ribeiro, O. (2009, p. 237):

O intangível é composto exclusivamente por contas representativas de bens incorpóreos (imateriais), os quais, embora não possuindo existência corpórea, representam direitos de propriedade industrial ou comercial, legalmente conferidos a seus possuidores, como é o caso dos direitos autorais, das marcas e patentes, do fundo de comercio, etc.

Portanto pode se entender que os bens intangíveis não existem fisicamente para serem manuseados, porém possuem algum valor econômico o qual é reconhecido pelas pessoas físicas e jurídicas também como patrimônio.

2.3 – Direitos

Segundo Marion (1998, p. 32) “em contabilidade entende-se por direito ou direito a receber o poder de exigira alguma coisa. São valores a receber, títulos a receber, contas a receber etc.”.

Portanto por direitos podemos entender os valores que a empresa tem a receber, por exemplo, serviços prestados, mercadorias vendidas, aluguéis, negociações financeiras no mercado de ações, etc.

2.4 – Obrigações

Segundo Marion (1998, p. 32) obrigações:

São dívidas com outras pessoas. Em contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, isto é, compromissos que serão reclamados, exigidos: pagamento na data do vencimento.

As obrigações devem ser entendidas como as dívidas que a empresa tem, por exemplo, os salários dos funcionários, as duplicatas dos fornecedores, os impostos e tributos, etc.

2.5 – Patrimônio Líquido

Segundo Marion (2008, p. 67) o patrimônio líquido:

Demonstra o total de recursos aplicados pelos proprietários da empresa. As aplicações dos proprietários normalmente são compostas de capital e lucros retidos, ou seja, a parte do lucro não distribuída aos donos, mas reinvestida na empresa.

Para Martins, Iudícibus e Gelbcke (1990, p. 43) o patrimônio liquido “representa a diferença entre o ativo e o passivo, ou seja, o valor liquido da empresa”.

Podemos então concluir que o patrimônio líquido nada mais é do que a diferença do total de bens mais direitos subtraído pelas obrigações da empresa.

Como pode ser visto abaixo:

(PATRIMÔNIO LÍQUIDO) = (BENS + DIREITOS) – (OBRIGAÇÕES)

3 BALANÇO PATRIMONIAL:

É a representação gráfica do patrimônio. No balanço constam os valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido, em determinado momento (na data em que o balanço for elaborado, ou levantado, como se costuma dizer).

3.1 ELABORAÇÃO DO BALANÇO PATRIMONIAL:

ATIVO

ATIVO CIRCULANTE

DISPONIVEL

CAIXA____________________________________ 900,00

CLIENTES_________________________________6.800,00

BANCO CONTA MOVIMENTO______________ 5.000,00

ESTOQUE DE PEÇAS P/ REPAROS_________ 6.000,00

DIREITOS

DUPLICATAS A RECEBER___________________4.600,00

TOTAL DO ATIVO CIRCULANTE 23.300,00

ATIVO PERMANENTE

MAQUINAS E EQUIPAMENTOS______________ 5.000,00

IMOVEIS__________________________________ 13.000,00

TOTAL DO ATIVO PERMANENTE 18.000,00

TOTAL DO ATIVO 41.300,00

PASSIVO:

PASSIVO CIRCULANTE

DUPLICATAS A PAGAR_____________________ 4.500,00

FORNECEDORES ___________________________ 6.000,00

TOTAL DO PASSIVO CIRCULANTE 10.500,00

PATRIMONIO LIQUIDO

CAPITAL SOCIAL ___________________________ 10.000,00

LUCROS ACUMULATIVOS ___________________ 3.200,00

RESULTADO DO EXERCICIO _________________17.600,00

TOTAL DO PATRIMONIO LIQUIDO 30.800,00

TOTAL DO PASSIVO 41.300,00

4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCICIO – DRE

4.1 – Conceito de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Segundo Iudícibus (2008, p. 36):

A DRE é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período (12 meses), ela é apresentada de forma dedutiva, ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado.

Para Ribeiro (2010, p. 407) a Demonstração do Resultado do Exercício é:

Uma demonstração contábil que evidencia o resultado econômico, isto é, o lucro ou prejuízo, apurado pela empresa no desenvolvimento de suas atividades durante um determinado período, que geralmente é igual a um ano.

Para Assaf Neto (2008, p. 84), o conceito do DRE se dá por:

Fornecer, de maneira esquematizada, os resultados (lucros ou prejuízos) auferidos pela empresa em determinado exercício social, os quais são transferidos para contas do Patrimônio Líquido. O lucro (ou prejuízo) é resultante de receitas, custos e despesas incorridos pela empresa no período e apropriados segundo o regime de competência, ou seja, independente de que tenham sido esses valores pagos ou recebidos.

RECEITA BRUTA:

Prestação de Serviços_________________________ 31.000,00

Dedução sobre Vendas _______________________

Receita Liquida ______________________________31.000,00

CUSTOS:

Custo da Receita

(-) Serviços Prestados _________________ 4.500,00

Lucro Bruto: _________________________________26.500,00

(-) Energia _________________________ 300,00

(-) Desp. c/Aluguel___________________ 600,00

(-) Pró-labore_______________________ 400,00

(-) Propaganda______________________ 2.500,00

(-) Salários_________________________ 4.400,00 (-) Seguros_________________________ 400,00

(-) Telefone________________________ 300,00

RESULTADO LIQUIDO DO EXERCICIO:

Lucro Líquido do Exercício_________________ 17.600,00

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na realização deste trabalho, podemos reconhecer e definir a importânciada contabilidade em nossa vida, como o desenvolvimento do contábil, seu conceito, seus usuários, seu objeto e suas finalidades, bem como as suas formas de apresentação do conhecimento das contas, como elas são movimentadas e o funcionamento do debito e do credito. As formas do registro contábil em seus livros existentes e os meios de escrituração possíveis e ainda o conhecimento das demonstrações contábeis existentes. Dessa forma obtendo conhecimento em diferentes graus no processo de tomada de decisão. Assim podendo elaborar, implantar e consolidar os projetos.

Podemos constatar que todos os setores da economia tem necessidades dessa ciência e que acima de tudo ela é social. Percebemos, que os relatórios são essenciais para uma análise mais apurada da empresa e suas condições econômicas e financeira segundo a legislação vigente.

Também podemos entender o ativo, o passivo e o patrimônio líquido. Conhecer a importância do registro conforme o tempo de realização e a liquides. Elaborar a demonstração de resultados do exercício, o balanço patrimonial e a classificação das contas. Entender o que são receitas, custos e despesas e a maneira como elas são estruturadas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

1. PLT Contabilidade Financeira – FAHL, Alessandra Cristina. Contabilidade Financeira. Valinhos: Anhanguera Publicações Ltda, 2011.256p.

2. PLT Curso Básico de Contabilidade. Marcelo Cavalcanti Almeida. – 6.ed.- São Paulo: Atlas,2010.

3. ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análises de Balanços: Um Enfoque Econômico-Financeiro. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

4. FAHL, Alessandra Cristina. Contabilidade Financeira. São Paulo: Anhanguera Publicações, 2011. PLT

5. IUDÍCIBUS, Sérgio de. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

6. IUDICÍBUS, Sérgio de.; MARION, José Carlos. Introdução à Teoria da Contabilidade. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

7. IUDÍCIBUS, Sergio de. Análise de Balanços. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

8. IUDÍCIBUS, Sergio de. Análise de Balanços. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

9. MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.

10. MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.

11. MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

12. MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

13. MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

14. Contabilidade das Sociedades por Ações: Aplicável também às demais Sociedades. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1990.

15. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Geral Fácil: Para Cursos de Contabilidade e Concursos em Geral. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

16. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Geral Fácil Para Curso de Contabilidade e Curso Geral. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

17. RIBEIRO, Osni Moura. Estrutura e Análise de Balanços. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

18. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica Fácil. 26ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

19. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Geral Fácil. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

20. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica. 27ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

21. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Geral Fácil. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

22. SANTOS, Leandro Rodrigues dos. Monografia. “Contribuição das Informações Contábeis na Gestão das Micro e Pequenas Empresas: Estudo de Caso nas MPE’s de Juina-MT em 2009.”. Biblioteca Digital AJES – Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena. Disponível em Acesso em 27/02/13 às 18:30h.

23. Documento Jurídico

24. BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 – Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em Acesso em 06/03/13 às 19:00h.

25. BRASIL. Lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009 – Altera a legislação tributária federal relativa ao parcelamento ordinário de débitos tributários; concede remissão nos casos em que especifica; institui regime tributário de transição. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11941.htm#art37> Acesso em 06/03/13 às 19:15h.

...

Baixar como  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »