TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roberto Sampaio Ferreira

Bibliografia: Roberto Sampaio Ferreira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  Bibliografia  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  2.278 Visualizações

Página 1 de 3

Há 60 anos Roberto Sampaio Ferreira, em sua visão de mercado, percebeu o imenso potencial de um produto que começava a ser fabricado nos Estados Unidos: a lã de aço. Até então um produto importado, caro e pouco acessível. Em 14 de janeiro de 1948, Roberto iniciou a fabricação da lã de aço com a fundação da empresa Abrasivos Bombril, no bairro do Brooklin em São Paulo. O lançamento da lã de aço Bombril foi uma revolução para o dia-a-dia das atividades domésticas. Logo virou o "queridinho" das donas de casa, porque, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças, azulejos e ferragens, ficando conhecido como "1001 utilidades". Somente naquele ano, foram vendidas 48 mil unidades.

Em 1978 entrou no ar o primeiro comercial da campanha que se tornaria um ícone da publicidade mundial, uma campanha que fez história e bateu recordes. Criada por Washington Olivetto e Francesc Petit e estrelada pelo brilhante Carlos Moreno. Com o comercial introduziram uma figura que representava as mudanças comportamentais da época. Neste período, a sociedade viu uma mudança de valores sendo registrada pela publicidade. O fato é que as mulheres, em especial, começavam a valorizar mais homens com um quê de desprotegidos, tímidos ou carentes em detrimento do estereótipo machão e atlético, "símbolo" de força e segurança. O comercial seguia um perfil acolhedor, quase íntimo. Falava abertamente com o público, usando uma comunicação direta, espontânea e sincera. Logo após o lançamento da campanha as vendas da lã de aço Bombril chegaram à marca de 420 milhões de unidades.

Graças à enorme visibilidade proporcionada pelo sucesso dos novos comerciais, a empresa iniciou a expansão de sua linha de produtos sob a marca BOMBRIL. Novos produtos, em diferentes segmentos, foram introduzidos no mercado, como: detergente líquido (Limpol), desinfetante (Pinho e Kalipto), amaciante (Mon Bijou), além de esponjas de lã de aço com sabão, palhas de aço, sabão em barra, limpadores, panos de limpeza, inseticidas e desodorizadores de ambiente.

Para surpresa geral, em 2004 Carlos Moreno se despediu da Bombril em um comercial no qual dizia: "Toda vez que você usar um produto BOMBRIL você vai lembrar um pouquinho de mim". A separação foi curta. Em 2005, ele retornou ao seu posto de garoto Bombril. No ano seguinte, o personagem fez um retorno triunfal e prova mais uma vez que é o garoto-propaganda mais querido do Brasil. A principal "estrela" do mercado de lã de aço brasileiro voltou às telas de TV para brilhar ao lado de ícones nacionalmente conhecidos.

Depois da despedida do Garoto Bombril, Carlos Moreno trabalhou como garoto propaganda da Fininvest em 2005. Com o crescimento da Assolam no mercado, chegando a 40% da preferência das consumidoras em 2006, A Bombril teve de recorrer novamente a W/Brasil para voltar a mídia e retornar ao seu status de líder absoluta de mercado. Washington Olivetto e Gabriel Zellmeister não viram outra alternativa a não ser a volta de Carlos Moreno para trás do balcão preto. Em 2007 foi veiculado um campanha com 3 vídeos de 30”, 1 minuto e 2 minutos no qual o garoto Bombril interpretava a musica “Outra Vez” que fez sucesso na voz de Roberto Carlos.

A Bombril é uma empresa que, apesar de ter passado por momentos críticos em sua história, possui duas características exclusivas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com