TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROBO MOVEL

Pesquisas Acadêmicas: ROBO MOVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

A Robótica é definida como a ligação inteligente entre a percepção e a ação. Trabalhar em robótica significa estudar, projetar e implementar sistemas ou dispositivos que, com a utilização de percepção e de certo grau de ´´inteligência``, sejam úteis na realização de uma determinada tarefa, pré-definida ou não, que envolva interação física entre o sistema( ou dispositivo) e o meio onde a tarefa está sendo realizada.

Um robô móvel é um agente autônomo capaz de extrair informações do ambiente e utilizar esse conhecimento do mundo para deslocar-se com segurança de modo significativo e intencional, atuando e executando tarefas. Os robôs móveis são muito versáteis, pois não precisam estar fixados a uma célula de trabalho como os Robôs industriais convencionai, sendo utilizados em tarefas onde não existam limites geográficos, movimentando-se por meio de pernas, rodas, esteiras, por empuxo ou flutação.

Fonte: www.sbc.org.br/bibliotecadigital/download.php?paper=735

O Robô móvel:

- Facilmente perde a orientação (por problemas de derrapagens, patinação, etc)

-horizonte de trabalho: + ou – 30 metros

-Problemas de incertezas.

Características:

-Mobilidade;

-Autonomia;

-Certa ´´inteligência``

-Telecontrolados

Robôs móveis possuem a capacidade de se moverem ao redor seus ambientes e não estão fixados a uma localização física. Em contraste, os robôs industriais geralmente consistem de um braço articulado e um dispositivo de atuação, presos a uma superfície fixa.

Robôs móveis podem ser classificado sobre o ambiente entre eles movem

Robôs de terra. Eles normalmente tem rodas, mas alguns possuem duas pernas como os humanos, ou mais, se assemelhando a animais ou insetos.

Robôs aéreos estão usualmente referidos como veículos aéreos não-tripulados (UAVs).

Robôs que são adequados para o ambiente subaquático estão chamados de veículos subaquáticos autônomos (AUVs)

Os robôs moveis são o foco de muitas pesquisas atuais, sendo que a maior parte das grandes universidades possui um ou mais laboratórios voltados à pesquisa de robôs móveis. Os robôs móveis também são encontrados na indústria, em instalação militares, em ambientes de segurança, e como produtos de consumo, seja para o entretenimento ou para realizar alguns trabalhos como limpeza ou corte de grama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com