TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução do Aparelho Móvel – o celular

Trabalho acadêmico: A evolução do Aparelho Móvel – o celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O conceito de evolução das espécies por meio da seleção natural é uma das mais brilhantes e esclarecedoras ideias científicas de todos os tempos. O trabalho de Darwin não só lançou as bases teóricas da biologia moderna, permitindo integrar conhecimentos de praticamente todas as áreas da biologia, como também influenciou outras áreas do conhecimento, como a antropologia, psicologia, política e economia.

E através desse conceito de Darwin, vou contar um pouco sobre a evolução do homem, que através desse conceito teve uma brilhante evolução, na tecnologia.

Alguns engenheiros resolveram mudar a o rumo da historia. Pensando em uma maneira de tornar a comunicação mais eficiente e fácil, eles tiveram a brilhante ideia de cria um sistema que fosse capaz de efetuar a comunicação entre telefones sem fio.

A ideia não era nada ruim, porem a tecnologia da época não ajudava muito. Tudo começou no ano de 1947, contudo as odeias não foram muito alem da teoria e de pouca pratica.

A evolução do Aparelho Móvel – o celular

A Real historia do telefone móvel, também conhecido como celular, começou em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um telefone fixo. Que todos as teorias comprovadas que o celular funcionava perfeita mente, e que rede de telefonia celular sugeriada em 1947oi projetada da maneira correta.

Os primeiros aparelhos

No dia três de Abril 1973, Martin Cooper – um pesquisador na Motorola – entrou para a história. Ele realizou um dos primeiros testes com um sistema celular real. Isto aconteceu na Rua 56, esquina com a Avenida Lexington, em Nova Iorque. Com um aparelho que pesava aproximadamente 1 quilo, Cooper fez uma ligação. Tal façanha encantou as pessoas que ali estavam presentes. Revelou-se então o protótipo DynaTAC (Dynamic Adaptive Total Area Coverage) da Motorola. Além de pesado, tal equipamento media 25 x 3 cm com 7 cm de espessura e sua bateria acabava com apenas 20 minutos de conversação.

Claro que era apenas o começo sendo que a tendência de era de redução no tamanho físico e o aumento de funções. Os preços dos celulares evidentemente era astronômicos.

A segunda geração de aparelhos

Logo no inicio da década de 90, os fabricantes já estavam prontos para lançar novos aparelhos, com um tamanho aceitável e um peso que não prejudicasse a coluna de ninguém.

A segunda geração de aparelho não traria apenas aparelhos, todavia também iria aderir a novos padrões de comunicação. Três tecnologia principais iriam imparar nesta época, eram elas:TDMA, CDMA, GSM. A segunda geração de telefonia móvel durou a virada do milênio e trouxe novidades, incluindo algumas que citamos logo abaixo.

SMS- Mensagem de texto

Um recurso indispensável para muitas pessoas é o serviço de mensagem de texto. Poucos sabem, mas a primeira mensagem de texto foi enviada no ano de 199, através de uma operadora da Finlândia. Aqui no Brasil demorou muito para chegar “toda” essa tecnologia, afinal, as operadoras brasileiras ainda estavam pensando em instalar telefones fixos para clientes

As mensagens não eram grandes, porque na época eram limitadas a pouco caracteres e não permitia a utilização de acentos ou caracteres especiais. Alem disso, era difícil poder utilizar o serviço de SMS, porque era necessário que, alem do celular, e do destinatário fosse compatível com a tecnologia. Os celulares capazes de enviar mensagem de texto geralmente venham equipados com um teclado alfanumérico, afinal, o aparelho deveria compreender letras alem de numéricos.

Novos serviços e cores

Os aparelhos traziam campainhas um tanto irritantes, entretanto com o avanço da tecnologia nas operadoras e no aparelhos, os reigtones monofônicos, e polifônicos, personalizados começaram a aparecer, foto que fez as pessoas gastarem mais.

Sem duvida tudo estava o Maximo para os consumidores, mais ainda faltava algo para o celular ficasse completo: eram as cores. Os aparelhos com dispositivo monocromáticos simplesmente não transmitia tudo o que nossos olhos podiam perceber. Logo as fabricantes introduziram visores com escalas de cinza, recurso que permitia distinguir imagens. Apesar disso ninguém estava satisfeito, tudo parecia irreal.

Quando apareceu o primeiro celular com quatro mil cores, as pessoas pensavam que estava acabando o mundo, porque era um tecnologia incrível para um aparelho tão pequeno. Não demorou muito para os aparelhos ganhassem displays de incríveis 64 mil cores e logo apareceu visores de com até 256 mil cores, a imagens já pareciam reias e não havia como perceber a falta de cores. Obviamente, a tecnologia não parou e hoje os aparelhos possuem 16 milhões de cores, um recurso que é fundamental em aparelhos de alta resolução.

Mensagens multimídia e Internet

Coma possibilidade de visualizar imagens colorida, não demorou nada para que os celulares ganhassem o recurso das mensagens multimídia conhecidas com MMS. As mensagens multimídia, a principio, seria úteis para enviar imagens para outro contato, contudo, a evolução do serviço, a MMS tornou –se um serviço que suporta até o envio de vídeos, e quase como enviar um email.

O que todos queriam, finalmente estava disponível nos celulares: a internet. Evidentemente, a internet que era acessada através de um celular não era parecida com aquela que utilizamos nos computadores, no entanto, isso deveria evoluir muito em breve. Era necessário que os portais criassem paginas próprias para celular (paginas WAP), com conteúdos reduzidos e poucos detalhes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com