TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RSMA Aula Tema 03

Trabalho Escolar: RSMA Aula Tema 03. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R-

A primeira dimensão citada é a ambiental, que supõe que o consumo deve ser compativo com a base econômica, portanto a produção e o consumo devem garantir a autorrecuperação dos ecossistemas.

A segunda dimensão citada é a econômica, que faz referência a crescente eficiência da produção e do consumo e a diminuição do uso de recursos naturais destacando o uso de recursos permissivos.

A terceira dimensão citada é a social, que defende que todo ser humano deve possuir o mínimo de recursos para que não absorva o de outro, erradicando a pobreza e estabelecendo um nível de desigualdade.

A quarta dimensão citada é o poder que diz que não se pode mudar padrões de produção e consumo como se fosse alheio a decisões políticas.

A quinta e última dimensão citada é a cultura, que defende que não ocorre mudança nos sistemas de produção e estilos de vida senão houver mudança em comportamentos culturais.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R-

Dimensão ambiental, dimensão social e dimensão cultural.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R-

A tecnologia devido ao crédito dado a capacidade de criação do homem para suprir a escassez de recursos naturais.

O movimento intelectual, social e político (decrescimento), rejeição a ideia de desenvolvimento.

A possibilidade de uma catástrofe o que pode não ser uma resposta pois os avanços tecnológicos podem não responder.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

R-

Mantendo encontros com líderes de todo o mundo afim de discutir tal tema, respeitando os programas sustentáveis que já foram implantados, buscar todas as formas possíveis de conscientização e além do governo todos os cidadãos devem respeitar normas sustentáveis e procurar cada um fazer a sua parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com