TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RSMA_Aula-tema_3 Ciencias Sociais

Pesquisas Acadêmicas: RSMA_Aula-tema_3 Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura sugerida para o trabalho

Esta atividade é importante para desenvolver habilidades de análise e raciocínio crítico, especialmente para refletir sobre a questão da socialização e dos papéis sociais.

Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.

Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.

Os papeis sociais podem ser atribuidos ou conquistados "como processo pelo qual o sujeito aprende os elementos socioculturais do seu meio, a socialização torna possível a manutenção da sociedade e a transmissão da sua cultura de geração em geração" (<URL: http://www.infopedia.pt/$socializacao>), ou seja, quando pequenos adquirimos os valores que são transmitidos pelos nossos pais e familiares, através dos costumes ou modo de agir. Com o tempo vamos para a escola, apartir desse momento começamos a agregar valores transmitidos pela socidade, conhecendo pessoas diferentes, culturas como a sociedade reage a maneira de pensar e como agir diante de tal situação, apartir desse momento buscamos ter opinões proprias com relação a sociedade e começamos a desenvolver o nosso caráter, me lembro que sempre fala que achava o meu nome feio, um dia eu perguntei ao meu pai o porque dele ter escolhido o meu segundo nome, ele me respondeu, simplesmente para você possa se identificar diante da sociedade, a princípio não entendi, mas hoje entendo,e ele tinha razão o que ele queria me passar era que o nome não importa, a sociedade não importa como me chamo, mas com a maneira que transmito meus valores diante dela."Quando um homem não encontra a si mesmo, não encontra a nada" (Goethe). Ou seja, nós os individuos estamos ligados a sociedade apartir de posições sociais estabelecidas por nós mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com