TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo

Projeto de pesquisa: Racismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

1Introdução

A palavra racismo é existente há muito tempo e continua com muita força em meio a nossa sociedade e varias outras. Essa palavra nada mais é uma separação de cor de pele entre o branco e negro, onde o negro leva desvantagem por ter a pele escura e convive com esse problema generalizado que traz a desigualdade em ambos os aspectos, mas principalmente com o racismo institucional. O sistema é frio, calculista e nada faz para dar condições de igualdade para esse povo em sua maioria jovens que se dedicam aos estudos, mas não serão qualificados e bem remunerados em determinadas empresas porque possuem pensamentos desiguais, injustos e racistas.

2 Desenvolvimento

Racismo, discriminação. Ambas andam de mãos dadas são baseadas na distinção. Quem sofre o racismo está sendo discriminado, pois se existe exclusão com intenção de dificultar ou impedir a igualdade, nada mais é que racismo seguido de discriminação, o que fazer para mudar essa realidade, principalmente nas questões profissionais? Um dos grandes desafios é ser um gestor em Recursos Humanos pois enfrentam problemas difíceis como esses, onde na sua maioria ao fazer uma seleção admissional , precisa cumprir ordens superiores, passando por cima de seus ideais do que é certo ou errado, não podendo exercer do jeito que foi lhe estruído, tendo que selecionar um profissional por conta da cor da pele e não por suas experiências e qualificações. Mas isso pode ser mudado, revertido de alguma forma, começando com organização e emprenho. Uma organização moderna precisa muito de seus colaboradores em cinco de seus aspectos principais: Adesão, Direção, Empenho, eficiência e inovação.( XAVIER,R.; GESTÃO DE PESSOAS NA PRÁTICA: Os desafios e as soluções. São Paulo: Gente, 2006. 13p. ). Um gestor pode mostrar a sua empresa em vários aspectos que a cor da pele não significa e nem influenciará em nada, o que a empresa a empresa precisa na verdade é de pessoas com qualificações, experiências, vontade, garra de aprender e compartilhar, de se doar para naquela equipe venha somar e um bom gestor saberá identificar e acreditar e assumir as determinadas responsabilidades devido algumas escolhas.

3 Conclusão

Hoje em nosso país existem cotas raciais, que nada mas é que reserva de vahas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificado por “raça” ou etnia.( WIKIPÈDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wilipedia.org/wiki/cota_racial. Acesso em: 26 de Maio 2014.). Você concorda que essas cotas vieram para ajudar? Ou em outro ponto de vista, essas cotas não só fazem aumentar o racismo? Não precisamos de cota e sim de igualdade, precisamos de um país mais justo que faça prevalecer os Direitos Humanos para todos sem extinção de raça, classe, opção sexual. Segundo o Fundo Brasil de Direitos Humanos é possível contribuir para a mudança de comportamento da sociedade brasileira, promovendo o engajamento critico e maciço dos seus cidadãos... (CREATIVE COMMONS. Fundo Brasil de Direitos Humanos. Disponível em: http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/page/wiew/quem-somos/missão. Acesso em 26 de Maio 2014.) e é nisso que acreditamos e depositamos nossas esperanças de um mundo cada vez melhor com menos racismo.

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com