TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo

Resenha: Racismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Resenha  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  213 Visualizações

Racismo e Cotas Raciais

O racismo é visível na atual sociedade brasileira, mesmo o Brasil sendo um dos países mais miscigenados do mundo. O preconceito em relação aos negros é um dos maiores problemas, e com a implantação das cotas raciais desencadeou uma discussão. Afinal as cotas raciais produzem um preconceito ou não?

O racismo não surgiu na atual sociedade, ele já vem desde a época do Brasil colônia onde negros eram trazidos para cá para serem escravizados e eram sendo julgados como seres inferiores.

As cotas raciais nas universidades é uma forma de compensar todo o sofrimento, a humilhação passada por estes afrodescendentes no nosso país. É uma forma de amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre negros e brancos.

A última constituição brasileira coloca a discriminação racial como um crime inafiançável mesmo o Brasil sendo um país publicamente racista. Esta contradição, digamos assim, faz com que o nosso país tente assumir uma postura antirracista, porém não toma medidas a favor da resolução deste preconceito.

No brasil ainda aceitamos distinguir pela cor da pele pela raça, onde a diversidade étnica é maior porém nem aceita. O Brasil é um país preconceituoso com seu próprio povo e o preconceito que existe contra as cotas torna este problema mais evidente ainda.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com