TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Reatividade Dos Metais

Artigos Científicos: Relatorio De Reatividade Dos Metais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  1.423 Visualizações

Página 1 de 7

1 – INTRODUÇÃO À REATIVIDADE DE METAIS

A reatividade química dos metais varia com a eletropositividade, logo quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência de perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade.

Os metais obedecem a uma fila de reatividade química, onde os metais menos nobres são mais reativos que os metais mais nobres. Entre os metais menos nobres incluem-se os metais alcalinos, metais alcalinos terrosos, e outros metais, já os mais nobres são os metais a direita do hidrogênio (H) na fila de reatividade, os metais nobres.

A fila de reatividade dos metais, mostrada a seguir, revela quais metais reagem mais facilmente, ou seja, quais possuem maior tendência de doar elétrons ou maior eletropositividade.

O hidrogênio não é um metal, mas ele foi incluído na fila de reatividade porque aparece em determinadas substâncias (como os ácidos) e é capaz de formar o cátion hidrogênio (H+), que, por sua vez, pode receber elétrons, formando gás hidrogênio e água.

Com o hidrogênio incluído na fila de reatividade é possível determinar a reatividade dos metais em soluções em que há íons hidrogênio.

2 – OBJETIVO

Este trabalho tem a finalidade observar a reatividade dos metais, analisando as reações, e também com base na fila de reatividade dos metais prever qual metal apresentará reação mais acelerada.

3 – INTRODUÇÕES À PRÁTICA DE REATIVIDADE DE METAIS

Os metais obedecem à fila de reatividade química, onde os metais menos nobres são mais reativos que os metais mais nobres. Entre os metais menos nobres incluem-se os metais alcalinos, metais alcalinos terrosos, e outros metais, já os mais nobres são os metais a direita do hidrogênio (H).

Reatividade é a capacidade de um metal doar elétrons, ou de um metal recebê-los, no caso poder-se associar. Um metal mais reativo tem tendência a se reduzir (ser agente de oxidação), se vice-versa, for um metal nobre terá tendência em se oxidar (ser agente redutor), com os metais ocorre o inverso.

Para que ocorra uma reação é necessário que um elemento – mais reativo – esteja em condições de doar um elétron (neste caso quanto o elemento está na condição metálica), e esteja presente um metal nobre com déficit de elétrons (no caso cátions de metais).

Neste experimento, veremos a reatividade dos metais com alguns reagentes, por fim de saber quais metais possuem maior capacidade de doar elétrons e assim,reagir com as substâncias indicadas.

3 - PARTE EXPERIMENTAL

3.1 - 3.1.1 - Materiais utilizados: 10 tubos de ensaio, 02 fitas de Magnésio, 02 fitas de Cobre, 02 fitas de Alumínio, 02 pregos (ferro), 01 esponja de aço, 01 bastão de vidro.

3.1.2 - Reagentes: HCL 0,5M cerca de 4mL para cada um dos 05 tubos de ensaio, HCL 2M cerca de 4mL para cada um dos 05 tubos de ensaio.

3.1.3 - Procedimentos Experimentais: Primeiramente poliu-se os pregos e o cobre com auxílio de um pedaço da esponja de aço. Em seguida, em cinco tubos de ensaio distintos, foram adicionados 4ml de ácido clorídrico 0,5M (HCl) a seguir adicionou-se mais 4 ml de ácido clorídrico 2M (HCl) em outros cinco tubos de ensaio a partir daí, acrescentou-se uma fita de alumínio (Al), um cilindro de cobre (Cu), um prego de ferro (Fe), uma fita de magnésio (Mg) e um pedaço de esponja de aço (01 por tubo de ensaio) com auxilio de um bastão de vidro. Foi constatado que todas as substâncias reagiram com o ácido clorídrico, com exceção do cobre, que não reagiu. Porém, houve uma diferença no tempo de cada reação ocorreu, algumas substâncias reagiram com mais rapidez e outras num processo mais vagaroso.

Abaixo a tabela exemplifica o material que foi usado e seu receptível reagente, enfatizando como se deu o processo e comparando os resultados obtidos.

Reagente: Acido Clorídrico (HCl) 0,5M - (4mL) Reagente: Acido Clorídrico (HCl) 2M - (4mL)

Tubo de ensaio nº 01:

O Magnésio reagiu de forma rápida, liberando hidrogênio em formas de bolhas, ficando com uma cor esbranquiçada, porém a fita de Mg não desaparece totalmente. É notável um leve aquecimento do tubo de ensaio.

Tubo de ensaio nº 02:

O Magnésio reagiu de forma ainda mais rápida no HCl 2M do que no HCl 0.5M, liberando hidrogênio em formas de bolhas, quase que uma fervura que consome toda a fita de Mg. Ao final da liberação de hidrogênio a solução fic com uma cor branca. Ocorre um aquecimento bem perceptível no tubo de ensaio.

Tubo de ensaio nº 03:

Em seguida deveria ser o Alumínio, a reagir segundo a fila de reatividade, porém sua reação é bem tardia, pois a fita de Al utilizada pode conter uma mistura o que prejudica a reação. A fita de Alumínio começa lentamente apresentar liberação de hidrogênio através de bolhas, tal fervura não consome a fita de Al totalmente. A cor da solução torna-se cinza claro. Não é perceptível alteração de temperatura.

Tubo de ensaio nº 04:

A fita de Alumínio apresenta reação mais tardia que o Mg naturalmente, contendo uma possível mistura na fita de Al utilizada essa diferença torna-se maior ainda. A reação começa apresentando liberação de hidrogênio através de bolhas, e lentamente consome a fita de Al por completa. A cor da solução torna-se cinza claro. Não é notória variação de temperatura.

Tubo de ensaio nº 05:

Esponja de aço apresenta pequena formação de bolhas (liberação de hidrogênio), cor e temperatura permanecem inalteradas.

*A esponja tem uma resposta de reação mais rápida que o prego (Fe),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com