TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Receita - Creme De Alface

Casos: Receita - Creme De Alface. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2012  •  2.752 Palavras (12 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Administração – ADM Geral

8ª Série Gestão da Qualidade

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Thiago Zschornack Faculdade Anhanguera de Joinville

Administração – 8ª Série – Gestão da Qualidade Total

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.  Compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações.  Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação.  Desenvolver avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização, dominando e aplicando as normas e padrões referentes aos sistemas certificáveis.  Proceder à análise da situação da organização, seus métodos de trabalho e produtos.

DESAFIO

A equipe deverá analisar algumas situações-problema da ―empresa de saneamento Bora-Bora‖ e, por meio de pesquisas diversas e uso de ferramentas da qualidade, irá elaborar um Plano de Melhoria da Qualidade para a Companhia Bora-Bora. O uso de ferramentas da qualidade ajuda na análise e na proposição de soluções para, praticamente, todos os problemas empresariais. Desta forma, através do emprego sistemático e otimizado destas ferramentas, os alunos serão capazes de compreender a atuação do gestor na organização, a partir de uma visão sistêmica e proativa. Ao final das atividades, espera-se que, por intermédio da aplicação das ferramentas sugeridas neste desafio, reforçadas pelas habilidades gerenciais (conceituais – humanas – técnicas), a equipe consiga solucionar os problemas apresentados e, como consequência, ajude na melhoria dos processos da Companhia Bora-Bora, tornando-a mais adequada à realidade atual. Além disso, todo o conhecimento decorrente deste desafio servirá de base para o desenvolvimento de competências para a atuação em outras situações, independentemente do tipo de empresa ou atividade executada. A Companhia Bora-Bora Desde sua fundação, em 2005, a Companhia Bora-Bora tem concentrado esforços para tornar-se uma das melhores empresas de saneamento do Brasil. Para isso, vem adotando, desde 2007, o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), o qual preconiza um conjunto de fundamentos adotados por empresas de referência mundial. Porém, em 2005, na assunção dos serviços da antiga concessionária, a Companhia Bora-Bora herdou também uma série de problemas, os quais merecem grande atenção, para que a empresa alcance seus propósitos.

2

Thiago Zschornack

Administração – 8ª Série – Gestão da Qualidade Total

ETAPA № 1

 Aula-tema: Ciclo PDCA. Esta etapa é importante para que você reforce os conceitos sobre o Ciclo PDCA, e visualize as possibilidades de uso do mesmo na solução de problemas empresariais. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 - Escolha a sua equipe de trabalho, com no mínimo cinco e no máximo sete componentes. Esta equipe deverá ser mantida para a realização de todas as etapas deste desafio. Entregue ao seu professor os nomes, RAs e e-mails dos alunos. Passo 2 – Pesquise sobre conceitos relacionados ao ciclo PDCA, em um dos livros indicados a seguir (ou em ambos), ou em outras fontes bibliográficas:

CAMPOS, Vicente Falconi. Método de Controle de Processo. In: ____. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês).cap. 4. JURAN, Joseph. A Qualidade desde o projeto: os novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. 1ª ed. São Paulo: Cengage, 2009.

Procure, na Internet, exemplos de aplicação prática do ciclo PDCA, no controle de processos ou na manutenção e melhoria de atividades empresariais. Para complementar a pesquisa, consulte também os seguintes artigos:

Método PDCA e Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos Industriais: Um estudo de caso. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2010. Aplicação prática da técnica do PDCA e das ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos industriais para melhoria e manutenção de resultados. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2010.

Passo 3 - Elabore um relatório, com no mínimo seis e no máximo oito páginas, incluindo a capa; digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12; e apresentando a seguinte estrutura: a) Nome da instituição e do Curso. b) Nome e título do Professor. c) Título do trabalho, a ser definido pelo grupo (deve ser alinhado com a proposta da atividade). d) Listagem dos membros do grupo, com nomes completos e RAs. e) Introdução (descrição do propósito do trabalho). f) Desenvolvimento (com base na pesquisa proposta no Passo 2). g) Considerações Finais (descrição das conclusões do grupo sobre a aplicação do ciclo PDCA). h)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com