TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reclamaçao Trabalhista

Resenha: Reclamaçao Trabalhista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Resenha  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Os avanços em Psicologia vêm permitindo ações efetivas relacionadas a trabalhos com organizações, redução de conflitos, ajuste do profissional às condições de trabalho, seleção, adequação e desenvolvimento de pessoas.

As empresas têm uma série de estratégias para motivar seus funcionários, desde o reconhecimento público verbal até ingressos para eventos esportivos, aumentos e carros da empresa. A chave é identificar qual estratégia vai criar uma motivação para que os funcionários trabalhem bem tendo em vista uma recompensa a qual vai criar uma cultura de funcionários que buscam produzir seu melhor todas as vezes. Algumas das melhores motivações são aquelas em que um bom trabalho leva a responsabilidades mais interessantes, visíveis ou recompensadoras no futuro.

A produtividade dos funcionários também depende do bem-estar. Quando as pessoas se sentem mais confortáveis, seu trabalho rende mais. Além disso, as faltas tendem a diminuir. O Sistema de Saúde Mãe de Deus adotou, em janeiro de 2012, um programa para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e viu cair em 20% os afastamentos relacionados à saúde mental. Chamado Bem-Estar Emocional, o programa visa mitigar os efeitos de um ambiente que expõe os trabalhadores a sentimentos como sofrimento, dor e perda.

Para isso, dá atenção a questões psicológicas, organizacionais, biológicas e sociais. “Vai muito além de um programa relacionado a cuidar do cuidador porque tem a função de acolher os funcionários que atuam na área hospitalar para que tenham um momento de escuta. Se necessário, é feito o encaminhamento para uma rede de apoio de saúde mental”, explica Guilherme Machado, coordenador corporativo de recursos humanos do Mãe de Deus.

O serviço conta com médico do trabalho, psicóloga institucional, assistente social e consultores internos de recursos humanos que atendem desde a gerência até treinees. De janeiro de 2012 até março deste ano, já foram atendidos 414 funcionários, 17,2% do quadro do hospital. A adesão comprova que “existe na área de saúde uma necessidade grande desse tipo de programa”, garante Machado.

Diversão no trabalho aumenta a produtividade e dribla a crise

Empresas que possuem programas de bem-estar, que incluem sessões de cinema e pingue-pongue durante o expediente, têm conseguido manter seus funcionários motivados mesmo durante a turbulência econômica

Luciele Velluto e Priscila Dadona - Jornal da Tarde

Cinema no horário de almoço, passeio de balão, mesa de pingue-pongue. Para algumas empresas, aliar diversão com a produtividade é essencial para manter a motivação dos funcionários em alta. E a crise econômica internacional não diminuiu os planos das companhias na área de recursos humanos e as que optaram em manter os programas conseguiram sentir menos os efeitos da turbulência mundial.

Uma pesquisa da Mercer Consultoria com 200 empresas mostra que o custo com benefícios (de plano de saúde a ações de divertimento) subiu de 18% do gasto com a folha de pagamento mensal entre os anos de 2007 e 2008 para 22% de 2008 para 2009, o que aponta um maior investimento nessa área mesmo com a crise. “Essas ações vão além da política de investimentos. São estratégias de negócios”, afirma Alexandre Espinosa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com