TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reclamação Trabalhista

Dissertações: Reclamação Trabalhista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA .....ª VARA DO TRABALHO DE GUARUJÁ/SP

JOSÉ LUIS, brasileiro, solteiro, bancário, portador da cédula de identidade RG nº .......................SSP/SP, inscrito no CPF/SP sob o nº ................., residente e domiciliado na Rua ..........................., Bairro:.................., Guarujá/SP, CEP....................., vem perante V. Exa. por seu advogado que este subscreve, propor:

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA

em face de BANCO FALIDOS S.A, inscrita no CNPJ Nº ......................, situado na Rua ........................., Bairro..................., Guarujá/SP, CEP ..............

PRELIMINARMENTE

Cumpre ressaltar inicialmente que o STF, por meio das ADIN’S 2.139-7 e 2.160-5, declarou inconstitucional a obrigatoriedade da passagem do reclamante pela comissão de conciliação prévia, motivo pelo qual acessa o autor diretamente a via judiciária, nos termos do artigo 625-D, §3º da CLT.

DOS FATOS

O reclamante foi admitido pela reclamada em 25/01/2010 para prestar serviço na função de escriturário.

Cumpria Jornada de Trabalho das 08h00 às 15h00, sem intervalo para refeição e descanso, comendo, quando muito, apenas um lanche na própria cozinha da Reclamada.

Foi dispensado em 25/10/13, sem justa causa.

DA JORNADA DE TRABALHO – HORAS EXTRAS

Conforme noticiado acima, o reclamante extrapolava sua carga horária das 8h00 às 15h00, sem direito a intervalo intrajornada para refeição e descanso.

Art. 224 CLT - A duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas continuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 (trinta) horas de trabalho por semana. (Redação dada pela Lei nº7.430, de 17.12.1985).

Desse modo, o reclamante extrapolava 01 (uma) hora por dia, segundo o mencionado artigo acima.

§ 1º - A duração normal do trabalho estabelecida neste artigo ficará compreendida entre 7 (sete) e 22 (vinte e duas) horas, assegurando-se ao empregado, no horário diário, um intervalo de 15 (quinze) minutos para alimentação. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967).

Segundo o § 1º do art. 224, o reclamante tem direito a 15 minutos para refeição, não sendo concedido tal período de descanso

Art. 72 CLT – Nos serviços permanentes de mecanografia (datilografia, escrituração ou cálculo), a cada período de 90 (noventa) minutos de trabalho consecutivo corresponderá um repouso de 10 (dez) minutos não deduzidos da duração normal de trabalho.

O Reclamante exercia função de escriturário na Reclamada, não tendo os 10 (dez) minutos de intervalo a cada 90 (noventa) minutos trabalhados, (súmula 346 TST).

Art. 477 CLT – É assegurado a todo empregado, não existindo prazo estipulado para a terminação do respectivo contrato, e quando não haja ele dado motivo para cessação das relações de trabalho, o direito de haver do empregador uma indenização, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na mesma empresa.

§ 6º – O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos:

a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou

b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

O Reclamante, conforme artigo acima, recebeu as Verbas Rescisórias em data posterior (10/12/2013) a sua notificação de demissão

§ 8º – A inobservância do disposto no § 6º deste artigo sujeitará o infrator à multa de 160 BTN, por trabalhador, bem assim ao pagamento da multa a favor do empregado, em valor equivalente ao seu salário, devidamente corrigido pelo índice de variação do BTN, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador der causa à mora.

À luz do parágrafo acima, a reclamada terá que pagar multa em favor do reclamante equivalente ao valor de seu salário.

Sobre as horas extras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com